segunda-feira, 1 de junho de 2020

Fechamento Maio/2020: R$ 158.054,65 (+0,61%)



Durante a última semana de maio o governo divulgou os dados do emprego, o resultado é terrível, mas não condiz com a realidade. O Itaú publicou um relatório onde aponta que o desemprego poderia estar em 16% se não fosse a baixa procura por emprego, essa é motivada não pela situação financeira dos sem-trabalhos e sim pelo desalento e pela impossibilidade de procurar emprego causada pela quarentena.

A situação da economia é ruim, e conversando com as pessoas a maioria está desanimada, vejo alguns colegas desistirem de planos que estavam fazendo para os próximos meses e até para o próximo ano. Eu sou de uma geração azarada, tudo bem que ainda sou jovem, mas desde que alcancei a vida adulta nunca desfrutei de um dos períodos de "oásis" econômicos que o Brasil costumava ter historicamente, a maioria de vocês leitores já viveram pelo menos um, dois ou três desses períodos, eu ainda não vivi nenhum deles e é muito triste e frustrante ser jovem em uma época tão difícil, a verdade é que provavelmente a minha geração vai passar toda a juventude em uma época de dificuldades, estamos assistindo uma "geração perdida".

Vamos aos números.


O mês foi muito positivo, acabei conseguindo algumas receitas que não esperava o que ajudou em recuperar as perdas de Abril e garantir um aporte alto. A rentabilidade de 0,61% no mês foi muito interessante e surpreendente, no final acabei conseguindo retomar a carteira para o terreno positivo no ano.

AÇÕES: Não vendi nada. Comprei BBDC4, HYPE3 (novidade na carteira e primeira ação de saúde) e SAPR4. Eu continuo na filosofia de escolher empresas de setores estáveis e com boas perspectivas de longo prazo. No mês passado eu tinha mencionado que não investira em ações, mas acabei percebendo que cedo ou tarde boas empresas vão voltar a subir sua cotação e seus resultados e com isso é bom aproveitar os preços baixos, ainda mais eu que penso no longo prazo.

FII's: Melhoraram muito durante o mês, não investi em nenhum FIIs.

ETF's: O IVVB11 avançou nesse mês e continua sendo o líder da minha carteira de renda variável no quesito retorno obtido. Acabei não aportando nele pois achava o preço do dólar muito descolado da realidade quando fiz os aportes na bolsa, se tivesse pegado o dólar em R$ 5,30-5,40 eu teria mandado alguma grana pro IVVB11.

VIDA PROFISSIONAL: A situação no trabalho que era de incógnita em Abril começou a se deteriorar ao longo de Maio, vários colegas começaram a ser demitidos nos últimos dias e parece que ainda teremos mais demissões pela frente. Confesso que a situação não é nada confortável, estou com medo de perder o emprego.

VIDA PESSOAL: Não fiz nada de relevante, continuo em quarentena o máximo possível (ótimo para a saúde e o bolso). 
O que tenho evitado são redes sociais, em especial o Facebook aquele lugar virou uma arena de debate político e fake news de todos os lados. Tenho preferido me manter alheio a tudo isso.
A Pandemia tem mostrado episódios de egoísmo e intolerância, aqui no interior do Brasil o vírus chegou pra valer depois da segunda quinzena do mês e as pessoas estão sendo intolerantes com os contaminados, tenho assistido verdadeiros linchamentos virtuais da imagem e dignidade dos contaminados, é ódio puro. Confesso, às vezes tenho mais medo de ser contaminado e sofrer com o "linchamento moral" do que dos sintomas do vírus.

Bom junho.

IMPORTANTE: Esse é um blog de cunho pessoal, nada do que escrevo aqui deve ser levado como recomendação de investimento, estou apenas compartilhando minhas experiências e não recomendo a ninguém que tome decisões baseadas em algo que eu escrevo. Caso você deseja orientação sobre investimentos procure especialistas no assunto.


16 comentários:


  1. os números parecem ser ainda piores (https://www.youtube.com/watch?v=4eKc1VGTxOw)

    "estou com medo de perder o emprego." - parece ser um bom momento para focar na reserva de emergência

    "ódio puro" - uma perda de tempo, pois não resolve nada. uma reação puramente emocional e alheia aos ditames da lógica

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Sobre a reserva de emergência eu já tenho aproximadamente 12 de meses de despesas em Tesouro Selic, além disso imagino que em uma eventual demissão eu teria as verbas e o FGTS.

      O que me deixa preocupado é a perspectiva de perder o emprego e a dificuldade em conseguir um emprego novo, moro em cidade pequena do interior e basicamente não tenho outra opção viável, eu poderia tentar a sorte nas cidades grandes do estado mas não tenho networking para isso em nenhuma delas, fora o custo pesado de uma mudança para lá, o meu medo é mais de ter dificuldade em me recolocar. Eu posso odiar meu trabalho as vezes, mas gosto de trabalhar. Enfim, espero não perder o emprego.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
    2. talvez seja interessante deixar uma parte em poupança
      as vezes o tesouro fecha as negociações , o que leva a uma demora para obter o dinheiro

      abs!

      Excluir
    3. Já pensei nessa possibilidade.

      Nesse mês tomei a decisão de fazer uma aplicação de renda fixa que praticamente eliminou a liquidez imediata da carteira de renda fixa, mas reservei um pequeno valor que somado ao que mantenho em conta corrente na maior parte do mês (só aporto o salário no final do mês) deve ser suficiente para a maioria das despesas de urgência.

      Mesmo assim admito que é um pouco arriscado e que preciso rever minha política de Reserva de Emergência, para um cenário de desemprego está tudo bem pensado, mas podem surgir outros imprevistos e realmente preciso amadurecer melhor a minha RE.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  2. Poupador. Esqueça essa história de Oásis para poder crescer. Acompanhando histórias de grandes empresários, principalmente no Brasil que sempre viveu em crise. Foram nas crises que eles cresceram! Então para mim, não existe essa história de momento bom ou ruim. Temos que ver o lado bom das coisas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peão eu concordo com você.

      Mas quando eu falo desses oásis o que quero dizer é aquela época de otimismo quando todos estão animados com a economia, o desemprego é baixo, as pessoas parecem realmente estar progredindo de vida.

      Eu entrei no mercado de trabalho praticamente ao mesmo tempo em que começou essa crise, nesses anos todos eu vi minha qualidade e padrão de vida melhorar muito, mas foi mais fruto de um fenômeno individual na minha vida do que do conjunto do país ter melhorado, eu sei que nada adianta o país melhorar e eu ficar pra trás, mas seria bacana um ambiente econômico mais pujante, nunca vivi uma época de "prosperidade brasileira" como adulto.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  3. E aí, Poupador!

    Eu reitero o comentário aí em cima do Peão. Acho que são exatamente essas grandes crises que fornecem enormes oportunidades, desde a oportunidade de se adquirir bons ativos descontados na bolsa, até uma oportunidade de florescer um negócio que, sem a crise, não floresceria. Eu particularmente não sinto que tenho dom pra empreender, mas sei que muita gente têm e esses se darão muito bem.

    No mais, entendo seu medo de perder emprego, também sou assalariado, o que tenho buscado é formas de investir no meu conhecimento pra poder angariar posições melhores, que então me permitirão aportes maiores.

    Abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Engenheiro!

      Eu concordo com a linha de pensamento de vocês dois, o que eu quis dizer no post era mais daquele sentimento de "pujança econômica" do país, sabe aquele otimismo realista das pessoas? Isso faz tempo que o brasileiro não tem.

      Sobre a manutenção no emprego a possibilidade de demissão foge um pouco do meu controle, o fator determinante não depende de minhas ações individuais. Por sorte eu sempre fui pé no chão e juntei alguma grana que não vai me colocar em sérios problemas como a maioria dos brasileiros desempregados nessa crise.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  4. Manda bala nessa RE se o medo aumentar, é triste viver assim, "trancado", sem saber o que vai ter amanhã e com o emprego na corda bamba. De qualquer forma o aporte do mês foi excelente, parabéns!

    Se der me adiciona no seu blogroll: https://escolaparainvestidores.blogspot.com

    Desativei o meu blog antigo e comecei do 0 com esse e to remontando a minha comunidade :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, adicionado.

      O aporte do mês foi vitaminado por algumas receitas extraordinárias que não vão acontecer novamente. Acredito que tudo voltará ao normal na faixa dos 2k-2,5k que é o meu 'normal'.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  5. Fala, poupador

    Passei aqui pra dar uma olhada no blog, parabéns pela lucidez e qualidade das postagens, sempre bom cruzar com gente lúcida nesses tempos de insanidade>

    Boa sorte na caminhada e um grande abraço!

    FIRE Jovem

    https://firejovem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fala PI! Realmente está paia a situação em que vivemos, não se deixe abater e siga em frente, faça mais com o que você tem. Tomara que você não seja ceifado no seu trampo. Um abraço, e fique bem!

    ResponderExcluir
  7. A evolução de sua carteira está muito boa! Espero que não haja nenhum problema que te atinja no emprego.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Fala Poupador.
    Acho que a evolução patrimonial está num ritmo bem interessante.
    Parabéns pelos constantes aportes!!
    Grande abraço.
    stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir