segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Reflexões sobre 2020

Olá, pessoal!

Estamos a poucos dias do final de 2020, foi um ano desafiador para todos nós, mas acredito que é nas dificuldades que podemos aprender grandes lições e por isso resolvi compartilhar com vocês algumas reflexões sobre esse ano.


- As pessoas no geral tem uma dificuldade extrema em se manterem "distantes socialmente": Pois é, acho isso uma das coisas mais interessantes do nosso ano, caramba, quando a pandemia começou o negócio era suspender bares, restaurantes e reuniões sociais, mas a galera parece não se aguentar, primeiro o drama por estar longe a pasmem 8 ou 10 dias de uma aglomeração, depois com a justificativa de "estamos cansados" voltando todo mundo a se aglomerar.

- A histeria coletiva da pandemia: o vírus de dezembro de 2020 é o mesmo de março de 2020, a forma como as pessoas interagem com o vírus é totalmente diferente, em março todo mundo tinha medo do coronavírus, até mesmo um pânico excessivo, conheço gente que precisou de amparo psicológico, mas de junho pra cá o pessoal deu uma virada e ninguém mais tem medo do vírus, galera tem agido como se fosse uma "gripezinha".

- As "LIVES" sempre foram uma ideia ruim: no começo da pandemia era bonitinho postar um stories no Instagram fazendo um churrasquinho e bebendo cerveja em casa com a TV ligada no fundo na live de algum artista qualquer, mas vamos ser sinceros aqui? Ninguém suporta LIVES, aquilo é tosco, é chato, é insuportável de se assistir por mais que alguns minutos. A modinha não durou nem 30 dias, hoje em dia ninguém mais liga para essa tosquice.

- Bolsonaro gosta de ser contra qualquer coisa, só pelo prazer de ser contra: O presidente mostrou nesse ano que o que ele gosta é de ser do contra, independente do quão absurdo seja algo e do quão grande seja o consenso a respeito de alguma coisa, ele é simplesmente contra, e  tem orgulho de ser contra. Aqui não vamos falar nem da pandemia, ele joga contra conceitos óbvios sobre preservação ambiental, raça e mais um monte de coisas.

- O governo não tem plano nenhum para o Brasil: Em 2020 o governo não fez nada de relevante para o país, o próprio auxílio emergencial foi construído em um improviso dramático no Congresso, depois de criar o gasto o governo se viu enrolado pois como é típico do Brasil é quase impossível eliminar um gasto. A agenda de reformas simplesmente já não existe nem em palavras, é tudo empurrado com a barriga, o próprio presidente não está interessado nisso. O Paulo Guedes só solta palavras aleatórias ao vento, prometendo um monte de coisa que não é capaz de fazer (tal como as privatizações que prometeu entregar em 90 dias) e sempre prometendo uma grande medida para a semana que vem. Não existe agenda nesse governo. 

- O SUS é um orgulho nacional: No geral os brasileiros adoram odiar o SUS, todo mundo reclama da qualidade do atendimento, e os liberais querem um estado mínimo (o que envolve obrigatoriamente o fim do SUS), na realidade nesse ano eu percebi a importância vital dele para o país. O nosso país é muito pobre e a maioria das pessoas não tem condições de pagar um plano de saúde privado e com o emprego nas empresas sendo destruído é cada vez mais limitado o acesso pelos planos empresariais. A saúde privada no Brasil é proibitiva para o brasileiro pobre, por isso eu defendo a manutenção do SUS.

- Desempenho mínimo no trabalho? O máximo é o mínimo. Na iniciativa privada brasileira para você se manter no "jogo" é preciso rodar o tempo inteiro a 100% da capacidade física e mental esperada (não necessariamente é a sua capacidade), qualquer coisa que não seja a plenitude absoluta vai te jogar pra fora rapidamente, acho que caminhamos para resultados desastrosos em longo prazo. Alguém se importa com isso? Infelizmente eu acho que não.

- A queda da bolsa que parecia ser educativa, foi justamente o contrário: Quando a bolsa mergulhou de 115 mil pontos para 105 mil pontos, a turma da "modinha dos investimentos" falava em oportunidade para compra, depois quando ela vou parar na faixa dos 60k-70k, começou um clima de fim de mundo e a galera parecia estar de volta a um pouco de racionalidade, porém a recuperação rápida da bolsa enquanto a economia real está aos frangalhos, fez com que a turminha da modinha se sinta ainda mais confiante, pois eles sobreviveram a três semanas de perdas, e depois a recuperação da bolsa faz eles imaginarem que aguentam perdas, pois é, ainda quero ver se a galerinha conseguiria aguentar um período de como foi 2010-2015, onde quando a bolsa ficou andando de lado por anos.

- Uma bolha de ativos tecnológicos é o legado da crise: Tudo bem, é inegável que empresas ancoradas em serviços digitais se deram muito bem em 2020, é óbvio que Amazon, Netflix, Magazine Luiza e sua turma mereciam uma alta das ações. A reflexão que deixo é: essas empresas justificam tamanha valorização? Seus múltiplos estratosféricos são sustentáveis? 

- O excesso de liquidez está mantendo infladas as expectativas sobre "castelos de areia": Tem muita empresa ruim no mercado, tem empresa sendo avaliada por bilhões de dólares e que não tem se mostrado capaz de entregar resultados práticos, empresas que prometem ser disruptivas mas só entregam prejuízos trimestre após trimestre. O sucesso da Amazon em sair de anos de prejuízo para uma potência global, fez com que alguns acreditem que qualquer amontoado de merda é capaz de fazer a mesma coisa, independente do quão frágil é sua estrutura ou tão inflados seus múltiplos. O mais interessante é ver analistas criando novos critérios que levam você de nada pra lugar nenhum, mas tem um conceito bonitinho e assim desviam os focos para os fundamentos que realmente importam.

- Em investimentos é preciso estar preparado para o improvável: Quem aqui na blogosfera imaginou em 1 de janeiro que a SELIC despencaria para 2% em 2020? Acho que ninguém. Você imaginava ver o barril de petróleo sendo negociado com preços negativos? Eu não. A verdade é que o cenário improvável se tornou real e será que não é hora de parar um pouco e olhar os riscos envolvidos na nossa carteira de investimentos? Aquele CDB do banco pequeno, está valendo o risco? Aquela reserva de emergência em Tesouro Direto tem liquidez suficiente para ser uma reserva de emergência igual os "influencers" tanto recomendam? Será que aquela ação para aposentadoria que você comprou vai continuar relevante daqui 30 anos? 

- Os influencers de investimento do Youtube e Instagram se multiplicaram: tem muita gente que não sabe de bosta nenhuma que vomita conteúdo e fatura muita grana na internet só falando merda e fazendo caras e bocas, um contingente ainda maior vai atrás desses caras pois acha que são isentos. Depois quem fica com o prejuízo é quem seguiu a "dica valiosa", pois infelizmente são poucos os que realmente tem compromisso com o público e conhecimento.

- A "caridade por Instagram" explodiu em 2020: O Instagram é uma terra de egos elevados, todo mundo é perfeito por ali. O que eu achei interessante é que explodiu a quantidade de anônimos e famosos que usaram as  redes sociais para mostrar para todo mundo o quanto são caridosos e preocupados com o próximo. Seja por publicações de artistas e atletas que fizeram doações para o combate a pandemia, ou aquele conhecido seu que foi doar uma cesta básica para uma família necessitada mas que obviamente precisou escandarar a situação humilhante dos receptores da doação para que ele pudesse posar de bom samaritano. 

        - Liberalismo? Opa, sim! Mas só para os outros.: É maravilhoso ver um monte de apoiadores do liberalismo, que prega o desmonte do estado, dos direitos, impostos mínimos e etc pedir e apoiar programas de incentivo a indústria, comércio e tudo mais para as empresas, pedir socorro governamental na pandemia, ora bolas, pensei que o "mercado" iria se regular na pandemia e resolveria todos os problemas como mágica. Francamente, é muito fácil falar do alto de seus apartamentos e mansões em bairros nobres de São Paulo e Brasília e ignorar a vida real do brasileiro que lida com um país sucateado. 

.

Se tudo der certo vamos se encontrar novamente em 2021, desejo desde já um ótimo e socialmente distante final de ano para todos. 

-
Esse blog não tem a intenção de recomendar investimentos para ninguém. Trata-se apenas um blog pessoal, o objetivo é relatar minha opinião pessoal sobre o tema de investimentos e outros assuntos.
Nenhuma postagem ou comentário neste blog deve ser levada em consideração na tomada de investimentos por ninguém.
Caso deseje orientação sobre investimentos recomendo que procure assessoria especializada no assunto.

22 comentários:

  1. Essa parte da iniciativa privada é bem verdade, concordo 100%. Acho que tá todo mundo trabalhando mais durante a pandemia do que antes dela, e pelo que pude observar o home office aumentou insanamente as exigências e dificultou muitas tarefas que antes eram simples. Onde eu trabalho, por exemplo, estão exigindo coisas e prazos piores que antes. É surreal.
    Cada vez mais vejo a importância dos aportes, de construir patrimônio, etc. Porque ninguém aguenta rodar 101% até a idade arbitrária que definiram para a aposentadoria. Por isso que eu vou construindo a minha, para que eu possa ir quando quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém vai aguentar esse ritmo por 10, 15 anos sem fuder completamente a cabeça e o organismo, a nossa sorte aqui já acordamos para essa realidade.

      Foda é que a maioria do povo não se tocou que isso não é sustentável, o resultado será péssimo.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  2. Discordo sobre o Bolsonaro ser do contra. Acredito que seja somente a opinião verdadeira dele, que aliás, é a opinião de muita gente em relação aos assuntos que você citou. Então o minímo que você faz é respeitar a opinião do cara que é diferente da sua.

    Sobre a Bolsa subir e não estar acompanhando a economia Real, sério que você vive na economia real? Cara, o PIB brasileiro cresceu 7,7% no 3°TRI. Não tem produtos, não esta encontrando gente para trabalhar, e você vem me falar que a economia está em frangalhos?

    Tudo bem, você poderia dizer que nosso FISCAL piorou muito, e que o Governo gerou inflaçao com o Auxilio, mas eram maus necessários, concorda?

    Mas economia em Frangalhos? não vivo no mesmo Brasil que você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande problema é que nesse negócio de "respeitar qualquer opinião" estamos dando espaço para discursos completamente idiotas e questionando coisas com análises tiradas da bunda, exemplos? O movimento antivacinas e o terraplanismo. Não dá mais pra discutir esse tipo de assunto.

      Eu não sei em que mundo você vive, o desemprego está batendo recordes e só não é maior por conta do auxílio emergencial, quero ver onde essa economia tá bombando tanto assim.

      KKKKKKKKKKKKKKKKK' Sem dúvidas não é o mesmo Brasil, no país que eu vivo o governo está sentado assistindo a bomba fiscal descontrolada, governo não tem estratégia nenhuma, Paulo Guedes solta palavras ao vento o tempo inteiro, promete muito e não entrega nada, o Bolsonaro continua por aí com discursos desconexos.

      Excluir
    2. Olha para você ver como tu és ignorante. Sua opinião também pode ser uma "opinião idiota e burra" para outras pessoas. Terraplanismo eu nem digo nada, até porque são pouquissimas as pessoas que acreditam nisso. Mas não foi esse o assunto aqui, o assunto foi sobre a Vacina. E sim, tem milhões de pessoas que concordam com o Bolsonaro e não querem se vacinar AINDA!

      Sobre a Economia, realmente não vivemos no mesmo Brasil, e como o mundo não é o meu umbigo, respeito a sua opinião por achar que a economia está em Frangalhos. Talvez todos os comércios, varejos, industrias estarem batendo recordes de vendas, seja só coincidência.

      Excluir
    3. As pessoas não tem conhecimento sobre como funciona vacinas, é parte de uma falha grande do processo educacional brasileiro, é só ver as fake news na internet, a maioria da galera acredita naquelas coisas pois não levaram a sério (ou não tiveram a chance de cursar) a disciplina de metodologia da pesquisa, talvez se fosse obrigatória e valorizada não teríamos que perder tempo com algumas questões.

      E Talvez o desemprego recorde e a explosão de desalentados também seja coincidência. Além disso, todos nós sabemos que esse boom do comércio é totalmente artificial e insustentável e curiosamente (ou não) esse boom é fabricado com uma receita muito parecida do que o governo Dilma e o governo Lula fizeram no Brasil, a diferença é que pelo menos naquela época ainda havia dinheiro para isso.

      Excluir
  3. Olá, PI.

    Boas reflexões.
    Essas lives estavam enchendo o meu saco. Que bom que não vingou.

    As pessoas deveriam ajudar de forma anônima, mas é legal mostrar para os outros. Da uma de bondosas.

    Esse negócio de ficar trancado em casa não funciona. Quem tiver condições, tudo bem, mas agora restringir eu sou totalmente contra. Cada um cuida de si. O vírus para uns é uma gripizinha já a outros não. Há doenças piores que matam mais e não tem nada de trancamento, por exemplo, tuberculose.

    Discordo que o Bolsonaro é contra tudo. Ele tem seus problemas ou discorda de muitos, mas é a opinião dele e de muitos que não segue a cartilha dos esquerdistas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As LIVES são totalmente toscas.

      Sobre a tuberculose é difícil usar ela como exemplo de comparação, o COVID é de contaminação muito mais fácil.
      A minha crítica sobre ficar em casa não é para não sair pra trabalhar, o problema é que tem gente que tem formiga em casa e que precisa sair de casa o tempo inteiro para fazer alguma coisa, precisa frequentar lugares que não tem a menor necessidade de se desesperar por ficar um pouco sem ir, exemplo prático disso são as igrejas, ninguém morre se não vai na igreja, quando proibiram as igrejas o pessoal parecia que ia surtar, gente de Deus, é só algumas semanas e o povo parecia que enfrentava o anticristo.

      Sobre o Bolsonaro ter as opiniões dele tudo bem, mas ele é chefe de estado, as opiniões dele prejudicam o nosso país internacionalmente. E tem coisa que sinceramente não faz sentido nenhum a insistência dele: a Cloroquina e o negacionismo dele da pandemia são dois bons exemplos. Ele devia gastar saliva resolvendo o buraco fiscal.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  4. Fala PI! São tantas reflexões boas que nem sei como comentar. Concordo com praticamente todas.
    A do trabalho árduo na iniciativa privada é a única que vou discordar. Sim, há muitos países em que se trabalha muito menos que no Brasil (seja em número de horas ou em grau de exigência), porém há outros que a carga horária e demanda da empresa são brutais (ex: EUA e Japão), mas muuuuito acima do que o brasileiro médio trabalho. Tenho uma amiga que trabalha em um banco dos EUA e Deus me livre estar na pele dela. Há também vários relatos de Fires americanos sobre as chibatadas que levavam bno trabalho (e lá não tem hora extra remunerada).
    Acho (minha opinião) que quem é assalariado e não deseja empreender tem de estar sempre atento ao mercado para dar saltos na carreira. Não vejo mais sentido em fazer carreira numa só empresa, são raras as que dão valor de verdade ao empregado.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo sobre fazer carreiras em outras empresas.

      Sobre o mercado de trabalho, eu concordo com você que o mercado norte-americano é muito exigente, porém, os EUA tem uma economia muito dinâmica e uma taxa de desemprego historicamente baixa (na maioria dos anos entre 4%-6%), aqui no Brasil acho que toda esse pressão pelo máximo do máximo é fruto da situação complicada do mercado de trabalho, cada vez mais os brasileiros tem que produzir mais e os salários não apenas não acompanham nem de longe, como muitos trabalhadores lidam com perdas salarias.

      Excluir
  5. Reflexões pertinentes, caro P.I.

    Lives toscas dos sertanojos e proliferação de youtubers de investimento é pior do que a morte kkkkk.

    ResponderExcluir
  6. Olá PI. Também discordo sobre o Bolsonaro. Ele tem as opiniões divergentes, muitas das quais podem ser pertinentes. Ir contra a manada, a mídia mainstream, "intelectuais", pode ser um ponto forte em certas situações. Penso que, em vez de criticar o chefe do executivo federal, muito provavelmente por ir contra muitas das crenças inculcadas por longo período, é mais válido dirigir as críticas à atuação do Estado (de todos os níveis e poderes). O negócio é criticar ideias e não a pessoa.
    As críticas ao liberalismo não foram pertinentes. Percebo que você tem um viés esquerdista, mas mesmo assim você é gente boa, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, AC.

      Sobre o presidente, eu acho que ele é muito "limitado" em vários sentidos.

      Sobre as críticas ao Estado, eu acredito que é necessário repensar todo o funcionamento, de forma a modernizar e trazer mais eficiência, o problema é que a agenda que está sendo feita é de sucateamento e não é isso que eu concordo. Eu penso que dá pra reduzir a atuação do estado, porém não concordo com o tal "estado mínimo".

      Sobre eu ser esquerdista, bom assunto complicado: eu fui um fervoroso apoiador do impeachment da Dilma, votei no Amoedo em 2018 e acho que o governo Temer era bem promissor.

      O que eu cansei e isso talvez faça eu parecer um "esquerdista" é do papo de que "precisamos tomar X ou Y medida, pois aí sim o país vai sair da crise", e o que tenho visto desde 2015 é que é com esse argumento que são aprovadas medidas que prejudicam as pessoas pobres e a classe média, e sempre se exige a próxima reforma para sair do atoleiro e fica-se nesse ciclo vicioso.

      Eu fico chocado com os privilégios que uma parte da população tem nesse país, a própria Reforma da Previdência, quem mais sofreu foi o trabalhador urbano de CLT, enquanto isso, o funcionalismo público de alto escalão continua lá tranquilo, o mesmo vale para os Militares. É justo isso? Não.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  7. Fala PI, não sei como não tinha você na minha lista de blogs anteriormente... já te add aqui irmão, li já vários posts seus aqui ! muito bom o seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, é uma honra um elogio vindo de você pois admiro muito seu blog.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  8. Rapaz, seu comentário sobre as "lives" ilustra algo que descreve muito bem o grande comportamento de manada do brasileiro médio: esse é um povo que adere a "modinhas" de forma absurda. Se tem um lugar em que o efeito manada é violento, esse lugar é aqui.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso, qualquer coisa tem potencial de virar modinha e tem uma galera que entra na moda simplesmente por ser moda, uma grande parte da galera na bolsa se encaixa nessa definição.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  9. Fala PI! Esse 2020 foi altamente esquizofrênico, em todas as áreas. A histeria do coroca só serviu para nos deixar mais pobres e colocar focinheiras pra não morder. Cada dia mais este mundo ficará difícil para gente de bem. Prego desde semre que temos que viver com dignidade e paz, mesmo com as tribulações. Um abraço e feliz natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É perfeita a sua colocação, o mundo cada vez mais difícil.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  10. Que post foda! Grandes reflexões que eu mesmo nunca tinha pensado ahaha. LIVE? Finalmente alguém que concorda comigo hahaha

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que ninguém suporte as LIVES as pessoas só não querem falar que odeiam, pq é legal falar que é legal.

      Excluir
  11. Que beleza achar um blog anti-bozo. Um lapso de sanidade em meio a tanta loucura.

    ResponderExcluir