quinta-feira, 1 de junho de 2023

Fechamento Maio/2023: R$ 338.821,62 (+1,98%)

O Lula me impressiona na capacidade de se desgastar por pouca coisa, é incrível pois eu achava que só o Bolsonaro tinha a capacidade de se meter em coisas onde não tinha a menor possibilidade de ele sair com algum lucro político. Eu nem sou capaz de contar nos dedos o tanto de rolo que esse cara se mete.

Já são 5 meses de governo e até agora o governo avançou muito pouco, não tem nenhuma proposta expressiva aprovada e até o tal Arcabouço está ainda pendente do Senado analisar. E ficar de birra com o BC, com a Ucrânia e com ideias mirabolantes como essa moeda comum serve de que?

Gente vamos ser sinceros que não é uma ideia nova, o próprio Paulo Guedes já defendeu no governo passado, a questão é que o Mercosul mal consegue parar em pé do jeito que está e alguém ainda acha que pode ser viável juntar esses países em algum tipo de moeda comum? Acha mesmo?! O Lula tem uma visão de política externa onde ele vê como direito do Brasil de representar a América do Sul e considera a região como nossa área de influência, a questão é que ele não entende que para sermos influentes regionalmente precisamos de uma economia forte e é difícil esperar isso de um país que cresce +1% a.a quando muito.

Lula, o boom das commodities está acabando é hora de começar a entregar resultados, se a crise vier o Congresso vai entregar você de bandeja para se salvar.

Sem dúvidas um mês sensacional em rentabilidade, é o melhor desempenho da carteira desde outubro do ano passado. O que mais gosto é de que a rentabilidade está em +3,90% no ano, isso é melhor do que o eu alcancei em qualquer ano anterior nesse mesmo período.

Recebi em maio desse ano, o total de R$ 585,44, isso representa um crescimento de +1,90% frente ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2023 já recebi R$ 2.468,77, um crescimento de +42,55% a.a.

Eu sei que nos últimos dois meses praticamente houve uma estagnação frente ao ano passado, mas vamos nos atentar a dois fatores: em abril, tradicionalmente nenhuma ação da minha carteira paga dividendos expressivos, logo a dependência é quase total dos FIIs uma classe de ativos que não aporto faz muito tempo. Em maio, apesar da estagnação ela aconteceu em virtude da Taesa não ter pago dividendos expressivos ao contrário do ano passado, às outras empresas que pagaram esse mês apresentam um grande crescimento nos volumes o que foi suficiente para cobrir a queda da Taesa.

Acredito que esse é um dos benefícios de ter uma carteira balanceada, enquanto uma parte da carteira está em baixa o outro lado está em alta.

Aportes: Foram aportados R$ 6.259 em recursos novos durante maio, é apenas -2,10% menor que o ano anterior. Eu fico impressionado que mesmo agora morando sozinho estou conseguindo manter um volume de aportes tão alto em comparação ao que eu tinha quando morava com meus pais.

Neste mês liquidei um fundo multimercado e mandei o recurso para a Avenue onde reapliquei dividindo entre VNQ (REITS americanos) e SCHD (ações de dividendos).

No Brasil onde foi feito o aporte de dinheiro novo os alvos foram: IVVB11, WEGE3 e GGBR3. No caso das ações a opção foi por investir nas que possuíam a menor participação na carteira no final do mês (exceto Rumo pois ela está em “observação”).

Ações: A temporada de balanço foi encerrada e nenhum papel na carteira apresentou muito ruins, do lado positivo acredito que Gerdau (está teoricamente em baixa, mas entregou um ótimo balanço) e Weg continuam como estrelas. Já o Bradesco entregou outro resultado abaixo do esperado, impressionante a discrepância do banco para o Itaú.

FIIs: Seguem jogados de lado na carteira. Dizem que quando os juros começarem a cair eles vão valorizar, mas sinceramente nem assim me sinto empolgado em voltar a aportar.

Ativos do Exterior: Dólar em queda e bolsa americana em leve alta ajudaram a carteira internacional a performar bem. Tem vários analistas prevendo que o FED vai começar a cortar juros no segundo semestre, vamos ver o que acontece. O que impressiona é que a economia dos EUA continua voando alto, é uma festa sem fim? Acho difícil.

Aquele papo de “teto da dívida” nos EUA nunca chamou minha atenção, no final eles sempre prorrogam e se não prorrogarem seria o fim do mercado financeiro global. É aquele tipo de evento que eu nem me preocupo nos investimentos, igual a tal da guerra nuclear, pois se acontecer a última preocupação será o desempenho da carteira.

Renda Fixa: Venceu minha LCI no bancão e conseguiu reaplicar para 12 meses com rentabilidade de 97% do CDI. Sem novos aportes planejados no momento, apesar de que tenho de ficar de olho para a carteira não ficar muito exposta à RV.

Fundos: Eu tinha um fundo multimercado que representava uma pequena fração do patrimônio, optei por me desfazer dele por ser muito irrisório na carteira e como já faz quase quatro anos do último aporte considerei como medíocre o desempenho. Mandei o dinheiro para os EUA e comprei SCHD e VNQ conforme relatado acima.

Vida profissional: Continuo odiando a parte comercial do meu trabalho, e odeio que a empresa queira forçar isso cada vez mais no time técnico/operacional. Por sorte considero que a gerência da minha filial continua vendo meu trabalho com bons olhos, acredito que estou sendo considerado como um profissional de confiança, ao longo do mês foi solicitado que eu ajudasse alguns colegas que tinham dificuldades nos seus projetos.

Já pensei em fazer transição para a TI, mas sinceramente eu não sei nada de programação e parece que o mercado anda bem próximo da saturação.

O negocio é ir vivendo um dia de cada vez.

Vida pessoal: Nada de relevante.

AVISO: Esse blog é apenas um relato de experiências e opiniões pessoais, trata-se da visão do autor e aplicada apenas a singular realidade social, psicológica e econômica em que ele está inserido. Tendo isso em mente o leitor deve desconsiderar qualquer postagem ou comentário desse blog para a tomada de decisão sobre investimentos. Se você leitor deseja orientação de investimentos, procure profissionais qualificados.

16 comentários:

  1. Ótimo mês PI!

    Em relação ao mercado de TI, aqui na minha região está faltando profissionais, mas como é interior, o salário não é tão bom. 15 anos atrás as turmas do curso técnico em informática iniciavam com uns 50 alunos e destes uns 20 concluíam, essa semana vi uma foto da formatura do curso tinham apenas 6, e pelo que vi fecharam o curso de Sistemas de Informação e de Redes de Computadores na faculdade onde estudei, então a tendência é piorar essa falta de profissionais formados em TI, inclusive a última contratação que fizeram pro time de suporte de TI da empresa o cara é advogado... aqui está difícil encontrar profissionais da área.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilionário,

      Muito interessante o relato. Eu sinceramente se pegasse um salário R$ 7-8k por mês na TI já estaria feliz demais.

      O pior é que meu primo montou um negócio de TI e quando eu era jovem pediu para mim se eu gostaria de ajudar ele, poderia ter sido uma oportunidade para aprender, infelizmente na época fiz outras escolhas.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  2. Negócio é indicar o ex-advogado como ministro do STF. Pra poder defendê-lo, é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem complicado.

      Por mim só devia indicar para o STF alguém que no mínimo estivesse como juiz de segunda instância.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  3. Uma pena que você tenha desanimado dos FII, eles deram um belo salto esse mês na minha carteira, mas eu continuei aportando neles durante as quedas e comprei alguns na "bacia das almas".
    Ainda não sei dizer qual a melhor estratégia para gerar renda: rendimentos de FII ou dividendos de ações? Vou procurar algum estudo sobre isso, o problema é que material sobre o mercado financeiro brasileiro é escasso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mendigo,

      Desanimei dos FIIs, a gestão da maioria deles é voltada para remunerar a gestora e não os cotistas.

      Pelo menos nas ações a diretoria precisa remunerar os acionistas, claro, tem aquelas empresas com gestão ruins, mas é mais fácil encontrar boas gestões.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  4. Parabéns pelo resultado, PI.

    Quanto à esse governo, não é querer "torcer contra", mas você tem realmente alguma esperança de que esse cara vá fazer alguma coisa que preste? Eu não tenho absolutamente nenhuma. Inclusive acho improvável que esse governo chegue em pé até 2026.

    Sobre o mercado de TI, acredito que é um mercado ainda longe de ficar saturado, pois as tecnologias e habilidades necessárias estão o tempo todo se renovando junto com esse mercado. Me parece que não dá tempo do mercado se saturar por conta disso.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro Tardio,

      O Brasil é um país mediano, nunca vai dar nem muito certo e nem muito errado.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  5. Maio foi um bom mês nas ações e FIIs.

    Moeda comum na América do Sul significaria Brasil carregando os vizinhos nas costas (se bem que vão emprestar nosso dinheiro pros vizinhos de qualquer maneira), tal qual a Alemanha sustenta a UE quase sozinha.

    Também estou de saco cheio do meu trabalho. Já pensei nessa de TI, mas acho que só tenho saco para programar jogos, e não coisas "sérias".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mago,

      Eu sou contra a ideia de uma moeda única na América do Sul, o Euro que é a grande moeda multinacional do mundo acaba prejudicando a capacidade dos países em liderem com a crise econômica.

      Veja que enquanto a Espanha está com inflação de 3% e muito bem satisfeita com o atual nível de juros europeu, existem países no Báltico com inflação ainda em dois dígitos, um pedindo mais juros e outro já querendo parar. É complicado.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  6. Boa noite PI! Parabéns pelos resultados! Esse mês foi surpreendente! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI,

      Foi um ótimo mês, vamos manter o foco na trajetória. O tempo está a nossa favor.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  7. Sempre estaremos sendo governados pelos piores, tudo o que podemos fazer é focar para conseguirmos a nossa IF, tanto para viver bem, e também para cair fora caso necessário.

    ResponderExcluir