domingo, 1 de outubro de 2023

Fechamento Setembro/2023: R$ 360.218,63 (-0,53%)

Já havia abordado a temática do desemprego no fechamento de agosto, e novamente volto a tratar desse assunto em setembro. Na ocasião havia mencionado que existia gente na Faria Lima que defendia que o desemprego precisava subir para o bem da economia. Nesse mês mais exemplos surgiram de pessoas que abertamente defendem dificuldades econômicas para a população comum em nome de ‘salvar as planilhas’. Nesse mês tivemos o empresário australiano que basicamente quer ver mais desemprego para lembrar aos funcionários “quem é que manda” e que de acordo com ele os funcionários parecem não ter tanto engajamento depois do pleno emprego vivido na Austrália (e vários países) no pós-pandemia.

A verdade é que esse não é um fenômeno exclusivo dos países desenvolvidos, os dados do IBGE apontam que o desemprego está em 7,8% no trimestre fechado em agosto, é de longe o menor patamar do desemprego no país desde pelo menos 2014. O desemprego baixo possibilita que às pessoas busquem empregos melhores, salários menores, o que naturalmente funciona como um ótimo estimulante econômico. Infelizmente encontrei um empresário em um evento social esse mês, e o mesmo reclamou que tem várias posições em aberto na empresa dele para trabalhadores, mas que “às pessoas não tem vontade de trabalhar”, pois bem, a verdade é que por essas bandas do interior do Sul do Brasil o desemprego está realmente baixíssimo, se falarmos do pessoal que busca trabalho em funções digamos mais “braçais”, é impossível ficar desemprego, por aqui você pode literalmente escolher o emprego que quer.

O problema dos empresários que dizem não encontrar pessoas para preencher às vagas é que se esquecem da boa e velha lei da oferta e demanda, se a demanda por profissionais está alta, mas a quantidade de pessoas buscando emprego está baixa, naturalmente você precisa se diferenciar ao ofertar uma vaga de emprego. Quando em uma cidade como a minha alguém acha plausível oferecer R$ 1.700 de salário para contratar uma pessoa por 44 horas semanais, ela só pode estar tirando sarro do trabalhador ao achar que é uma baita oportunidade. Alguns empresários tem que entender que o mercado de trabalho é feito de ciclos, e que ao contrário do período 2015-2021, quando era deles a vantagem agora é dos trabalhadores a vez de ditar às cartas.

Quem reconhecer a nova dinâmica do mercado de trabalho vai atrair bons funcionários, quem não o fizer se contentará com funcionários pouco qualificados e que vão abandonar o barco na primeira oportunidade, isto é, se conseguir encontrar alguém para trabalhar.

A rentabilidade no mês foi de -0,53%, ou seja, o segundo mês consecutivo no território negativo, apesar disso é preciso comemorar os 6,52% de rentabilidade positiva no ano, o que a planilha indica como o melhor ano histórico.

Em setembro foram pagos R$ 515,27 de renda passiva, isso equivale à +42,5% em comparação ao mesmo mês do ano passado. De janeiro até setembro o total pago foi de R$ 5.123,58, ou seja, +36,3% quando comparado ao mesmo período de 2022.

O interesse de se observar é que deixei totalmente de lado a ideia de investir em ações de dividendos, a partir desse ano o foco foi manter os aportes apenas nos mesmos ativos que eu já possuía, e equalizar a participação entre eles, o que necessariamente significou muitos aportes em ações que não pagam muitos dividendos, mas como o valor pago está 36% maior? É como o Bastter explica, o que importa é aumentar o patrimônio e naturalmente um patrimônio maior significa mais dividendos.

Aportes: Nos EUA eu tinha US$ 25,89 referente a dividendos pagos e sobras na conta que foram destinados a compra de SCHD (ETF de dividendos americanos). No Brasil o aporte foi em RUMO S.A (RAIL3) com pouco mais de R$ 1900 aportados.

A RUMO passou muito tempo na ‘quarentena’ da carteira, mas após o Investor Day da Cosan entendi melhor o que a Rumo pretende para os próximos anos e acredito que faz sentido para a minha carteira, vejo que é uma empresa que demanda muito CAPEX até pelo menos 2030, mas que está em um setor que sempre está mais vantajoso do que o seu principal concorrente e a empresa têm entregado com consistência seus objetivos. Decidi que ela se encaixa bem na minha estratégia de valor de longo prazo e não vi motivos para manter ela na ‘quarentena’, de qualquer forma ela ainda está atrás das outras companhias e vou precisar fazer mais aportes para equacionar.

Ações: O mês foi sem grandes movimentações no mercado financeiro, de destaque posso citar a Rumo que retirei da quarentena pelos motivos acima apontados e a WEG que fez uma aquisição no exterior, mostrando que a empresa que já parecia grande ainda tem uma longa estrada de crescimento nos próximos anos.

FIIs: Ocorreu o desdobramento de CTPS11 (1 cota foi dividida em 10 cotas). Continuo desanimado com esse segmento e por ora sigo deixando a carteira de FIIs perder espaço na carteira total.

Ativos do exterior: Nos EUA às taxas de longo prazo estão em alta, todo mundo está procurando no mar agitado se algum corpo vai aparecer boiando, essa tensão no ar parece ter impedido a continuidade dessa alta (injustificada?) de 2023.

Renda Fixa: A curva de juros deu uma estressada esse mês, a marcação a mercado prejudicou a carteira e a queda da SELIC mostra que dias difíceis se aproximam para essa parcela de investimentos.

Vida profissional: Estive de férias em setembro. Em relação a minha promoção no trabalho, não tenho nenhuma novidade até por estar ausente em férias. Acredito que no próximo fechamento terei novidades para relatar.

Vida pessoal: Engordei 5kg nas férias, já estou focado em voltar para o peso anterior. De qualquer forma apesar de todo esse peso extra continuo com IMC normal.

AVISO: Esse blog é apenas um relato de experiências e opiniões pessoais, trata-se da visão do autor e aplicada apenas a singular realidade social, psicológica e econômica em que ele está inserido. Tendo isso em mente o leitor deve desconsiderar qualquer postagem ou comentário desse blog para a tomada de decisão sobre investimentos. Se você leitor deseja orientação de investimentos, procure profissionais qualificados.

22 comentários:

  1. Essa briga de trabalhador x empresário é a coisa mais perversa da inflação, enquanto os políticos dão risada atrás da cortina. É o verdadeiro dividir para conquistar.
    Veja que a inflação é causada pelos políticos e seus gastos infinitos que exigem aumento da base monetária (criação de dinheiro do nada). Esse arranjo só beneficia os próprios políticos e seus amigos, que são os que recebem esse dinheiro novo primeiro (ainda não desvalorizado) enquanto o restante da sociedade briga para não perder poder de compra.
    Enquanto não houver uma educação que permita as pessoas enxergarem a realidade vai continuar esse teatro de patrão malvado x empregado vagabundo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bancará essa educação?

      O governo tem interesse na burrice das pessoas.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    2. Não é nem os políticos, mas sim quem os banca. Quanto à educação, já era, bostil continuará com QI de temperatura ambiente.

      Excluir
  2. Fala Poupador! Parabéns por mais esse mês vencido! Sobre o desemprego, o que vale é a realidade que vemos, esses índices não servem de nada, só como propaganda. Agora concorrência nos concursos públicos está altíssima, estou pensando em ter uma segunda renda mas não sei o que fazer. Enfim, empregado vs empregador é mais uma briguinha que querem nos forçar goela abaixo para dividir ainda mais as pessoas. Um abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paul,

      Essa semana mesmo comentava com colegas de trabalho a quantidade de vagas abertas no comércio das cidade em que vivo, indo a pé ao trabalho pelo centro da cidade percebi pelo menos quatro lojas com cartazes na porta procurando trabalhadores.

      Sobre a concorrência alta nos concursos públicos, a maioria da população vê na carreira pública uma alternativa para ter uma vida mais estável, sem pressão de demissão e todo o assédio na iniciativa privada, fora que muitas vezes acompanhada de bons salários.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  3. Rapaz eu tenho uma teoria que para muitos beira uma 'teoria da conspiração', mas os políticos estão em uma camada intermediária do poder, não são o topo da cadeia alimentar.
    A grande boa notícia é que as ações nos proporcionam uma oportunidade de estar do lado de quem realmente pilota a carroça, Ambev, Itaú, Bradesco, Vale... Tem muito poder para influenciar os políticos, ou até mesmo poder para criar políticos.
    Não conhecia seu blog, parabéns pelo conteúdo! Aliás os blogs de finanças continuam vivos e eu preciso me atualizar.
    Já tive um blog que eu compartilhava com mais ênfase meu aprendizado, mas agora estou mais focado somente no compromisso dos fechamentos mensais.
    http://elenaosurfanada.blogspot.com/
    Se quiser passar lá para dar uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surfista,

      Não tenho dúvidas de que isso exista. A influências da grandes corporações é muito grande no governo, no final das contas os políticos funcionam apenas como fachadas.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  4. Bom dia PI! Infelizmente as pessoas preferem ouvir a verdade suavizada do que a verdade nua e crua. Aumento de taxa SELIC serve pra fretar a economia matando a inflação na raiz e isso é traduzido em gerar desemprego. É uma medida necessária para que no futuro possa ser gerado novos empregos em uma economia ajustada. O problema é que não se pode falar isso ou se é taxado de capitalista selvagem ou agressivo. Problemas dessa nova época...Enfim, parabéns pelos resultados e foco mesmo em meses de queda! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI,

      Esse empresário queria só mostrar quem é que manda e não estava preocupado com a inflação.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  5. Olá PI, tinha feito um baita comentário aqui ontem mas parece que não foi... sistema do blogger anda meio bugado pra mim, eu tenho que atualizar a página umas 5x até que aparece a conta google pra comentar... mas enfim, resumindo queria dizer que no mundo tem muitos interesses e cada um puxa pro seu lado. Trabalho sempre tem muito, gente capacitada ou disposta pra fazer nem tanto, 99% dos desempregados estão assim por um destes motivos.

    No mais parabéns pelos resultados da carteira, sigo acompanhando. Sobre FIIs eu dei uma reduzida em agosto, resolvi tirar uns que não estavam me agradando e junto já foi outros pra compensar. Cheguei numa conclusão de que FIIs e tesouro IPCA são muito parecidos, e pra mim faz mais sentido o tesouro atualmente, só não migrei tudo pra manter a diversificação.

    Ontem comprei mais 1 título IPCA+5,9%, tirando IR ainda deve sobrar IPCA+4% talvez, dependendo da inflação...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilionário,

      Que estranho por aqui parece tudo normal para comentar nos blogs.

      O IPCA+ está muito atrativo e como o Brasil é uma máquina de inflação é inegável que ele precisa ser parte de uma carteira de longo prazo.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    2. Já descobri o problema, navegador estava bloqueando cookies de terceiros. Abs

      Excluir
  6. Bom resultado.
    Acho que no Brasil temos um problema cultural de não valorizar o trabalho, o que resulta nisso que você descreveu: os empresários querendo pagar uma miséria e exigindo dedicação e empenho máximos. Eu acho que isso piorou com a disseminação da "cultura linkedin" e com a publicação daquele livro "sonho grande", que ajudaram a disseminar a cultura, a meu ver tóxica, da "postura de dono", "brilho no olho", entre outras bobajadas pseudoprofundas que inventaram para exigir mais e pagar menos. Um parente meu estagiou num escritório de advocacia em que, digamos, o estagiário ganhava mil reais, e o efetivado ganhava mil e duzentos, com trocentas responsabilidades a mais, e sem participação nas causas. Tudo ia pros donos. Ja vi acontecer também: diretora de escola exigindo dedicação exclusiva dos professores, mas pagando só mil e quinhentos reais por mês. O empresário BR, na média, é mesquinho. Não que os trabalhadores, na média, sejam maravilhosos. Mas essa cultura de desvalorizar o trabalho nos ferra demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mago,

      Esse papo de "postura de dono" é o caralho mesmo.

      Eu sou apenas um empregado na empresa, eles me pagam em troca de um serviço prestado. Se eles acharem que eu não tenho valor vão me demitir sem pensar duas vezes, se eu achar que tenho mais valor no mercado do que com eles vou cair fora sem pensar duas vezes.

      É triste ver como alguns colegas de trabalho se comportam como se a empresa fosse deles, ainda mais quando estão em funções não-gerenciais e querem ficar criticando a performance de outros colegas.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    2. Está certíssimo. A diferença de valorização do trabalho aqui é clara.

      Excluir
    3. Sim, como podem cobrar "postura de dono" pagando mil e quinhentão para 40 horas semanais?

      Excluir
  7. Queria eu estar com esses 6,52% de rentabilidade positiva no ano rs. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. PI, nosso resultado foi quase idêntico em termos percentuais. Agora deixa eu te perguntar: você acredita nesse índice de desemprego de 7 e pouco por cento? Eu não acredito NEM A PAU. Pra mim isso aí é +- como a inflação medida pelo IPCA, que diz que está em menos de 5% quando você vê nitidamente que está pagando pelo menos 20% a mais em praticamente tudo em relação à 12 meses atrás.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro,

      Eu acredito que sim no desemprego próximo de 8%.

      Aqui no interior do sul onde moro atualmente eu diria que está até mais baixo.

      Tem muitas vagas de emprego abertas na minha cidade, claro, existe uma oferta maior de vagas que a demanda por aqui, mas não existe uma sobreoferta de vagas ao ponto dos salários começarem a ficar inflacionados. A questão é que o desemprego baixo é a realidade em SC, PR, MS, RO, MT e em partes do RS e interior de SP.

      Existem ainda grandes areas do país com alto desemprego, principalmente no Nordeste.

      Sobre a inflação, eu confio no IPCA como índice de preços, mas dizer que ele representa realmente a cesta de inflação do brasileiro médio e minha cesta pessoal acho pouco provável.

      Eu faço um acompanhamento mensal de gastos e tem coisas que estou pagando mais caro e coisas que estou pagando mais barato que no começo do ano. Agora falar que 5% é minha inflação em 2023 acho difícil, provavelmente a minha está um pouco acima e mais próximo de 10%.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  9. Primeira metade do ano foi bacana, agora estamos levando ferro de novo. Bolsa nao deve decolar esse ano e a renda fixa segue o paraíso do rentismo. IPCA longo não quero mais, Deus sabe lá o que vai acontecer nos próximos 20 anos. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso parecido, não sinto confiança nesses títulos longos... no Brasil tudo pode mudar de uma hora pra outra.

      Excluir