domingo, 2 de fevereiro de 2020

Fechamento Jan/2020: R$ 141.129,12 (+0,13%)



Oficialmente começou 2020! O primeiro mês do ano já começou agitado nos investimentos e na vida pessoal. A rentabilidade de 0,13% não foi boa, mas pelo menos ficou positiva. Vamos para os detalhes desse mês?


FINANÇAS: Quando o mês começou eu estava moderadamente otimista, a bolsa parecia continuar com tendência altista o que me deixava animado, mas eu já tinha a consciência de que alguns ativos estavam apresentando sinais de sobrevalorização. Acabei fazendo minhas compras em meio a tensão envolvendo a Crise Iraniana, imaginei que essa crise duraria alguns dias e que a queda nos ativos fornecia uma boa oportunidade de compra, acabei comprando algumas ações: Bradesco, Gerdau e Suzano e um FII's o XPLG11, no dia me pareceu escolhas muito plausíveis, porém hoje não tenho tanta certeza.
Depois dessas compras me faltou tempo para analisar outras ações ou FII's e então decidi acompanhar passivamente minha carteira ao longo do mês, percebi que a escolha dos meus aportes acabou me expondo acima do que gostaria no setor bancário, por isso decidi que não vou mais aportar nesse setor no curto-médio prazo até que eu consiga reequilibrar a carteira de ações.
Nos ativos de renda fixa eu não fiz compras ou vendas durante o mês, optei por deixar tudo como estava. Os ativos de renda fixa foram os responsáveis por segurar no campo positivo o desempenho do mês.
A emergência global por conta do vírus acabou empurrando o resultado da carteira para essa alta de +0,13%, porém acho que é apenas o velho pânico e não acredito em um desastre econômico global, na verdade acho que esse é um ótimo momento para comprar ações.

VIDA PESSOAL: Alguns eventos durante o mês me deixaram reflexivo sobre como às coisas podem mudar de uma hora para a outra. Foi um mês extremamente corrido no trabalho, fiquei exausto na maioria dos dias, além disso acabei precisando fazer uma viagem a trabalho o que acarretou em gastos maiores no cartão de crédito, vou ter que apertar um pouco o cinto em fevereiro para não comprometer a meta anual.

Que fevereiro seja bom!
Importante: Esse blog e o conteúdo aqui publicado não é recomendação de investimentos, trata-se apenas do relato e da opinião pessoal, por isso nada do que está escrito nele deve ser levado em conta na tomada de decisão de investimentos por qualquer pessoa.

Um comentário: