domingo, 1 de março de 2020

Fechamento Fev/2020: R$ 150.515,60 (-0,18%)

E aí pessoal! Tudo bem por aí?

O segundo mês de 2020 parecia não guardar nada de tão especial quando começou, aposto que nem os mais pessimistas de vocês esperavam que acontecesse tanta coisa ''ruim'', mas agora é hora de medir o tamanho do estrago e olhar pra frente.

A XP projetou no ano passado que a bolsa chegaria em 140 mil pontos em 2020, bom vamos imaginar que ela feche no último pregão nesse patamar? Fácil, é só subir de hoje até lá +34,4%. Eu não acredito que depois desses últimos dias possa ser possível, mas vamos aguardar hahaha.

A realidade é que muitos CPF's chegaram na bolsa por conta de influenciadores digitais, alguns desses influenciadores fazem mais um show na internet do que orientação responsável de investimentos. No meu cotidiano eu vejo muita publicação no Instagram sobre investimentos pois é um assunto que me interessa, mas se você for agora lá no seu Instagram vai perceber que tem páginas sobre investimentos que não passam de clickbait e que vivem de postagens sensacionalistas para aumentar o engajamento e assim vender-se melhor para possíveis parceiros e/ou anunciantes. É por isso que é preciso ter bom senso na hora de levar em conta a opinião de alguém, tem muito influenciador com conteúdo bacana nas redes sociais, basta ter discernimento. 

Fica aqui a reflexão sobre o tema.

FECHAMENTO DO MÊS

FINANÇAS: No post passado eu terminei a aba de finanças dizendo:
A emergência global por conta do vírus acabou empurrando o resultado da carteira para essa alta de +0,13%, porém acho que é apenas o velho pânico e não acredito em um desastre econômico global, na verdade acho que esse é um ótimo momento para comprar ações.
Até a sexta-feira (21) eu ainda concordava com minha opinião do mês passado, naquele dia eu tinha uma rentabilidade de +0,40% no mês, e foi com apenas dois dias e meio de bolsa aberta que o meu desempenho recuou para -0,18% no consolidado mensal. 
Durante o mês eu fiz um aporte forte e mandei ele inteiro para a renda variável, foi um mês com receitas fortes e cortes de gastos e tudo isso impulsionado por um mês mais curto e um feriado de carnaval onde eu não saí nenhum dia de casa. Por sorte resolvi aumentar minha exposição principalmente em FII's e IVVB11, mesmo que o último tenha caído forte eu acabei aportando nele somente no final da quarta-feira e com isso não peguei toda a queda. Durante o mês também comprei algumas novidades para a carteira: KNRI11 e RBFF11 entre os fundos imobiliários e comprei EGIE3 e WEGE3 entre as ações, soma-se a isso alguns aportes extras de pequeno valor em SAPR4 e VVAR3 porém acabei não comprando TAEE11 que era uma ação que estava de olho no começo do mês e que for falha minha não coloquei na minha listinha de compras antes de subir as ordens pra bolsa.

Estou começando a refletir minha carteira de renda fixa, a maioria da carteira vence em meados de Outubro, porém hoje todos os ativos já podem ser resgatados, estou deixando em compasso de espera pois eu quero manter esse valor ainda em renda fixa, mas quero buscar rentabilidades maiores e por isso estou acompanhando melhor oportunidades em LCI/LCA e CDBs. 

VIDA PESSOAL: Sem novidades. No trabalho eu criei um planejamento de evolução no meu cotidiano, porém estou abaixo do que eu planejei, vou buscar melhorar em março. Quanto a saúde foi um mês positivo, o peso chegou em 77,3kg na última medição e assim parece que alcancei o platô, porém estou com IMC adequado.

-
Para março espero aportes em nível mais baixo, não espero nenhuma receita extraordinária no período e o mês é longo.
-

Importante: Esse blog e o conteúdo aqui publicado não é recomendação de investimentos, trata-se apenas do relato e da opinião pessoal, por isso nada do que está escrito nele deve ser levado em conta na tomada de decisão de investimentos por qualquer pessoa.

2 comentários:

  1. Olá, PI.

    Sua carteira praticamente ficou intacta.
    Pode ser que a bolsa suba para 140k. Ano passado subiu 31%. Só o futuro dirá.
    Também resgatei uns TD antes do vencimento pois não tinha mais para onde subir.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vantagem de ter 90% do patrimônio em Renda Fixa é uma faca de dois gumes, ela impede tanto a rentabilidade de decolar como protege de grandes perdas.

      Excluir