sexta-feira, 1 de maio de 2020

Fechamento Abril/2020: R$ 150.020,32 (+1,38%)


Eu não quero ser pessimista, mas acho que a situação da economia só está piorando e a maioria dos brasileiros ainda não se deu conta do tamanho do problema que vamos enfrentar, e isso não é só o brasileiro médio que não está enxergando ou alguém acha coerente a alta da bolsa de +10,5% em Abril?

Na minha opinião é evidente que o COVID-19 vai continuar por muito mais tempo do que o esperado, então a volta a rotina normal é praticamente impossível e vamos ter que conviver com o tão falado "novo normal", o problema é que o "novo normal" vai destruir a nossa economia, estava conversando com amigos a alguns dias sobre o impacto no setor de lazer e turismo, existem cidades inteiras no Brasil que vão enfrentar um nível de stress econômico sem precedentes, e mesmo em cidades sem esse perfil é inegável que bares, restaurantes, pizzarias e etc não conseguem sobreviver nessa nova ordem social, ou você leitor acha que limitar em 1/3 a ocupação máxima de um restaurante consegue dar viabilidade para o negócio? Francamente, estamos diante de um problema sério e engana-se quem pensa que será apenas esses setores, com a demissão dessa galera vamos assistir um efeito cascata na sociedade, começando pelo setor de comércio e serviços e depois alcançando todo o resto.

Alguns analistas falam que os primeiros balanços ainda não retratam bem essa desorganização da economia e vamos assistir momentos sombrios na divulgação de balanços do segundo trimestre. Diante disso resolvi que por hora e até que seja possível enxergar uma luz no final do turno vou me abster de investir em ações da bolsa brasileira, vou dar preferência para ir acumulando recursos em renda fixa e talvez investir em alguma coisa exposta ao dólar, em especial o IVVB11.

Só para frisar eu não apoio a abertura geral da economia e a volta irrestrita para a vida normal, ainda tenho juízo na cabeça.

Vamos aos números:
Esse mês fui beneficiado pela recuperação da bolsa que jogou minha rentabilidade para cima, porém ainda acumulo prejuízos com a renda variável. 

Na minha carteira de ações apenas duas estão com rentabilidade positiva (TIET11 e TAEE11) e as duas piores rentabilidades são de BBDC4 e GGBR4, ambas acumulando respectivamente -43% e -42% de prejuízo, mesmo com uma rentabilidade tão horrenda (fruto de ter errado no timing de compra) eu não pretendo vender nenhuma das duas, acredito que ambas são empresas que vão se recuperar no médio-longo prazo, porém não pretendo aportar nelas no momento, pois acho que uma janela vai surgir nos próximos meses.

Nos FIIs eu não tenho nenhum destaque, reconheço que acompanho muito pouco os FIIs que possuo, vejo que todos pagaram dividendos. Os destaques na rentabilidade sendo: RBFF11 e MXRF11 com rentabilidade positiva e XPLG11 com rentabilidade de -19%.
O único ETF que eu tenho é IVVB11 e tem se mostrado um ótimo investimento, está com rentabilidade histórica de +11,56%.

APORTE: Esse mês precisei resgatar dos meus investimentos pelo surgimento de gastos imprevistos, foi algo pontual e espero não ter que repetir esses resgates por um bom tempo. O resgate foi feito de um CDB com liquidez diária.

VIDA PROFISSIONAL: A situação no trabalho é uma verdadeira incógnita, impossível comentar qualquer coisa no momento.

VIDA PESSOAL: Nada relevante. Aliás acho grotesco como algumas pessoas não conseguem simplesmente ficar em casa nessa quarentena, não me refiro a pessoa que precisa sair pra trabalhar, mas tem muita gente reclamando que quer sair de casa, ir pra farra, viajar e tudo mais, sinceramente pra mim esse povo tem uma vida de lixo e precisa dessas injeções de sensações para se enganar. 

Esse mês foi marcado pelas LIVES de artistas, sinceramente eu não vi nenhuma e não entendo esse frison, acho que é fruto da abstinência social de boa parte da sociedade por isso acham a coisa mais incrível do mundo, eu acho tosco. 

Todos tem nessa época uma oportunidade de passar um tempo com a família, você tem que valorizar!

IMPORTANTE: Esse é um blog de cunho pessoal, nada do que escrevo aqui deve ser levado como recomendação de investimento, estou apenas compartilhando minhas experiências e não recomendo a ninguém que tome decisões baseadas em algo que eu escrevo. Caso você deseja orientação sobre investimentos procure especialistas no assunto.

13 comentários:

  1. Fala Poupador! Parabéns por aguentar firme e bem essa crise. Mas tudo estão tão nebuloso que assusta. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assunta mesmo.

      Espero que a decisão de me afastar da renda variável por enquanto seja a correta, mas reconheço que corro o risco de perder uma oportunidade de compra de boas ações em preços baixo, mas acho que esse risco vou correr.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  2. O mundo sempre volta ao normal, não exite esse novo normal, estamos em constante mudança...
    Vc sabe que tem acidentes de carro mesmo assim vc anda de carro, sabe que tem latrocínios e mesmos assim vc sai de casa tomando os devidos cuidados,malaria e uma doença que ainda hoje mata , e tem gente que pegou 2 ou 3 vezes e nem por isso saiu correndo das matas, teve a febre amarela , a dengue aprendemos a conviver...infartos AVC olha tem tanta coisa pra nos matar que é só as noticias ficarem mais amenas o povo volta a vida a normal.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado.

      O que me deixa preocupado não é si a gravidade da doença, mas as medidas que estão sendo tomadas tendem a levar a sociedade para esse "novo normal", eu particularmente acho que existe um pouco de exagero e pânico que leva gestores a tomarem medidas drásticas pressionados pela histeria da população.

      Eu acho que São Paulo, Manaus e o Rio de Janeiro são exemplos de cidades com situações complicadas de COVID-19, mas vejo aqui no meu interiorzão, na minha região existem pouquíssimos casos, e acho que só 2 casos ainda não foram considerados curados, mesmo assim a maioria das cidades ficou com o comércio fechado por semanas e isso em cidades que não tinham casos de COVID19 e continuam sem ter até hoje. É preciso de bom senso dos governantes.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
    2. Não sabemos e provavelmente não saberemos ao certo o número de casos de COVID, na cidade onde moro não há casos confirmados por enquanto, mas como podemos ter certeza que eles não existem já que muitos são assintomáticos?
      Enquanto não houver testagem em grande número não teremos como dimensionar o problema de forma mais real.
      A tendência e que exista um número de casos muito maior que o número oficial.

      Excluir
    3. Anônimo 10:43

      Eu duvido que não tenha pelo menos 600-700 mil casos assintomáticos ou não-diagnosticados no país, o governo não liga pra esses casos e são eles que espalham a doença e sem saber.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  3. Olá, PI.

    Muito bom. A bolsa agora é só especulação. O negócio é aproveitar e comprar empresas boas e baratas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com absoluta certeza, o problema é entrar em uma falsa correção do mercado.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  4. Apesar de morar em cidade grande eu visito muito cidade pequena do interior a trabalho. acho legal. te adicionei no blog para te acompanhar.Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidade pequena são boas, mas pra quem mora em cidade grande em alguns meses já fica enjoado. Questão de hábito.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  5. Esse negócio de " Não entender o porque as pessoas não gostam de ficar em casa" é também uma coisa que eu me perguntava a um tempo atrás.

    Eu descobri, que primeiramente que essas pessoas não tem nenhum tipo de objetivo no campo no de desenvolvimento pessoal. Então ficar em casa não significa nada mais nada menos que assistir TV e rolar tela das redes sociais, oque com o tempo acaba virando algo tedioso.

    Mas eu descobri também, outra coisa interessante.

    Muitas pessoas gostam de ficar em casa, porque na dentro de casa, há algum vicio que o prende lá, como video games ou pornografia por exemplo. Quando a pessoa consome esses vicios, não sente prazer em sair e socializar, a casa é oque basta para a pessoa. Isso tem que ser observado.

    Mas no geral, é oque falei, a pessoa é louca para sair, porque não tem nenhum objetivo de evolução pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das pessoas são superficiais, inclusive vivemos em uma época onde 60% da população jovem (18-25 anos) não consegue se quer manter uma conversação ping-pong seja virtual ou em público, existe uma tendência ao monólogo.

      Sobre os vícios eu sei que são nocivos, mas muitas vezes a pessoa não consegue ser incluída em um grupo social e acaba preferindo ficar em casa nos games onde é mais fácil se sentir incluído, as pessoas precisam fazer parte de algo.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  6. É realmente lamentável o brasileiro que só reclama do trabalho e quando pedem pra ficar em casa diz que "não consegue". Dá vontade de ....

    ResponderExcluir