quarta-feira, 1 de julho de 2020

Fechamento Junho/2020: R$ 163.282,47 (+1,25%)


A manchete do mês será o ciclone-bomba, como morador do interior do sul do Brasil também tive que lidar com o episódio.Aqui na minha cidade ontem foi um dia bem atípico, me lembro de olhar pela janela do trabalho e que durante todo o dia estava extremamente ventoso, ás arvores se contorciam mesmo sem muitas nuvens no céu. Por aqui ele chegou como temporal no final da tarde, com chuva de granizo acompanhada e bastante vendaval. Os danos foram bem limitados e isolados.

A mídia tem tratado como se fosse um evento extraordinário, concordo que mereça destaque e que em alguns pontos e cidades isoladas os danos foram severos e não devemos menosprezar o fenômeno, mas já vi outros temporais bem piores. O importante dessa notícia é lembrarmos que quão imprevisível é a vida e a jornada da independência financeira representa justamente isso pra mim: uma forma de precaução contra a imprevisibilidade.

Vamos ao fechamento mensal:

Esse foi mais um mês positivo para os aportes, consegui aportar um pouco mais do que eu projetava.
A rentabilidade do mês de +1,25% foi muito boa, é quase a mesma coisa de abril e naquela ocasião a queda forte de março acabava facilitando o resultado de abril.

ETF's: O contínuo apenas com o IVVB11 e fiz um pequeno aporte no final do mês, ele é um ativo importante da minha carteira de renda variável e tem uma boa participação no total (aproximadamente 1/4) e pretendo continuar aportando aos poucos nele no futuro. O dólar no dia do aporte estava em 5,40 se e eu tivesse pego na faixa de 5,00-5,10 eu teria colocado muito mais no IVVB11.

Ações: No geral todas da minha carteira foram bem durante o mês, a única que me deixa com um pé atrás é a Suzano, acho que comprei mal, mas vou continuar com ela por mais um tempo na carteira e quero ficar de olho nos resultados trimestrais. Aportei um pouco em Itaúsa, Gerdau (a pior rentabilidade histórica da minha carteira), Sanepar e Weg.

FII's: Continuam devagar e retomando aos poucos, os dividendos vão pingando cada vez mais no final do mês e isso me deixa animado de investir, só não amplio os investimentos nos fundos imobiliários pois eu me considero inexperiente demais na análise deles e acho que a tributação de dividendos quando vier vai dar uma bela queda e pode ser uma oportunidade para entrar mais forte. Aportei em MFII11, XPLG11 (não anda indo bem, mas galpões logísticos me parecem muito promissores) e KNRI11.
RENDA FIXA: Sem aportes. Sem comentários relevantes.
-
VIDA PROFISSIONAL: A minha unidade está passando por um processo de readequação o que vai impactar no organograma, pelo que entendi o meu cargo será extinto. Na verdade não estou mais desempenhando minhas funções habituais que foram pulverizadas e passei a desempenhar novas funções, mas na teoria ainda tenho a mesma função de antes. Na prática o que é provável no meu futuro é:
  • Ser demitido. 
  • Ser transferido para outra unidade e desempenhar minhas atividades anteriores por lá, mantendo o mesmo cargo que ainda ocupo 'oficialmente'.
  • Ser readequado no organograma para o cargo que estou exercendo na prática.
Sei que pode parecer que o cenário tem se deteriorado, mas o clima melhorou muito e com essa readequação ninguém tem falado mais em cortes de funcionários (que é de longe o pior dos cenários), vamos aguardar os próximos capítulos. Vivemos um momento de calmaria. Espero que continue assim rsrs

VIDA PESSOAL: Nada de relevante, tudo na mesma.

Bom julho.

IMPORTANTE: Esse é um blog de cunho pessoal, nada do que escrevo aqui deve ser levado como recomendação de investimento, estou apenas compartilhando minhas experiências e não recomendo a ninguém que tome decisões baseadas em algo que eu escrevo. Caso você deseja orientação sobre investimentos procure especialistas no assunto.


20 comentários:

  1. Respostas
    1. Scant infelizmente não.

      A Divina Comédia está na minha lista, esses dias me perguntei como eu posso não ter lido um clássico desses.

      Abraços,

      Excluir
  2. Muito bom, PI. Você tem alfima coisa aplicada em Renda fixa?
    E a saúde,vai bem?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De saúde vou indo bem.

      Tenho 84% do meu patrimônio em Renda Fixa, a maior parte indexado ao CDI (Tesouro Selic e LCI) e uma parcela em Tesouro Pré-Fixado.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  3. Muito bom fechamento, Poupador, parabéns.

    Esse ano realmente vai ficar pra história da nossa geração. Vamos nos manter firmes na corrida que a recompensa pode tardar mas falhar, não.

    Abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A mídia não é nossa amiga, nos grupos de investimento a regra é clara, o jornal noticiou, desconfia. Se for papel, se livra.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Fala Poupador! Devagar e constante, parabéns! Que ventarola que deu, aqui no interior de SP ventava que nem doido, é pra assustar. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. É legal acompanhar uma carteira com menos exposição em RV e perceber como você escapou da "paulada" do início da pandemia.

    Continue firme!

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha o principal risco de uma carteira de renda fixa é o 'risco de oportunidade', no curto prazo eu posso ter me dado bem, mas sei que no longo prazo ás chances jogam contra mim. A minha intenção é ir subindo aos poucos a exposição em renda variável, acho que até 25% da carteira eu me sentiria bem confortável.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  7. Para quem tem 84% da carteira em RF, a tua rentabilidade foi excelente!

    Esse ciclone também passou por aqui e deixou bastante estrago!

    Abraços!
    https://axelrodcapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei muito satisfeito com essa rentabilidade.

      Só de pensar que quatro anos atrás era possível alcançar quase a mesma coisa todo mês com RF dá uma dor no coração.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  8. Poupador do Interior, tudo bem?

    Particularmente, me livrei deste pensamento de não me expor a ativos estrangeiros porque a cotação do Dólar está alta. Não sei qual é o tempo de aportes que programou para a sua liberdade financeira, mas, no meu caso, digo que me arrependo de não ter começado lá fora antes. A mera questão cambial já serve como uma espécie de hedge na carteira, pois você está diversificado em mais economias, sujeitas a outros ciclos econômicos.

    Se a tributação de dividendos no Brasil realmente acontecer, penso, seriamente, em passar a aportar apenas lá fora, pois é um mercado muito mais diversificado que o nosso.

    Sucesso!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Paulo Guedes tá bem favorável a tributação pelo que vi na CNN, inclusive é uma matéria fácil de aprovar pois tem fácil apoio popular.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  9. Fala Poupador, muito bom o fechamento.

    Caramba, seu relato sobre o temporal foi de grande valia pois oq eu estava vendo nas notícias era quase aqueles desenho animado de vaca voando hahah!

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um pouco de exagero.

      Já vi temporais terríveis aqui na minha região, meus pais então contam verdadeiras barbaridades.

      O que pouca gente fala é sobre o 'Corredor Sul-Americano de Tornados' que engloba todo o interior do sul do Brasil, é um tema interessante e ajuda a explicar por que o sul tem o clima tão propício a temporais. O que salva o Sul de ser palco de grandes tragédias é a forma como as cidades foram construídas, aquele processo de construção de cidades na montanha é pouco comum, a maioria das cidades em regiões montanhosas estão em vales o que ajuda a mitigar os riscos.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  10. Cara que coisa louca essa do temporal né, poxa é chato ter que aguentar o COVID-19 e agora essa, que Deus proteja estas famílias desamparadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.

      Mas dos males o menor, aqui correu tudo bem no final das contas.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir