domingo, 12 de julho de 2020

Paulo Guedes está perdido


Quem assistiu a entrevista de Paulo Guedes na CNN Brasil a pouco mais de uma semana atrás deveria ter ficado preocupado, mas parece que o mercado não viu ou está fingindo que a entrevista não aconteceu.

A entrevista mostrou que estamos dançando encima de um barril de pólvora, o ministro deixou claro que o governo não tem plano nenhum para a economia daqui até o final do mandato atual. A fala de Paulo Guedes se resumiu em desenhar um país que não existe, no mundo de Paulo Guedes ele vai conseguir privatizar "quatro grandes estatais" até o final de setembro, o país vai se surpreender com uma queda muito menor do PIB em 2020 e a coroação é o envio de uma proposta de reforma tributária (que é uma promessa desde o fim da reforma da previdência e que não saiu do lugar justamente pela incapacidade do governo de apresentar um projeto ao legislativo) que vai taxar dividendos e criar mecanismo de "substituição tributária" escorados em uma nova CMPF que segundo o ministro não é uma CPFM, ainda que cheire como uma CPFM, pareça uma CPMF, funcione como uma CPFM, mas não é uma CPFM pois ele está dizendo que não é e isso deveria bastar.

Na prática quem tem o mínimo de senso da realidade nesse país deve ter em mente que:
  1. A cada semana que passa o Congresso vai se esvaziar cada vez mais diante da proximidade das eleições, o que aumenta a dificuldade de fazer quórum e diminuiu o apetite de deputados em aprovar privatizações polêmicas de grandes estatais.
  2. O governo está entupindo o Congresso de Medidas Provisórias que trancam a pauta o tempo todo, o que prejudica o próprio governo que tem que gastar cartuchos negociando nos acréscimos do segundo tempo para salvar algumas MPs.
  3. É ZERO a chance de sair uma Reforma Tributária nos próximos meses tendo em vista que a proposta se quer foi enviada para o Congresso e é um tema polêmico e que por natureza já se arrastaria por vários meses e com o agravante do período eleitoral que vai ocupar todo o segundo semestre do Congresso. 
  4. Se a Reforma Tributária for aprovada no começo da próximo ano, devemos lembrar do princípio da anterioridade que veda a cobrança de impostos no mesmo ano fiscal em que foram aprovados.
  5. Sem receitas extras em 2021 o governo vai bater no Teto de Gastos e corremos o risco de lidar com ou o colapso financeiro do governo ou a derrubada do Teto de Gastos e por consequência o endividamento de um país emergente ultrapassando os 100% do PIB, o que certamente vai impactar no dólar, na inflação e na economia em geral.

Menos de uma semana depois da fala do Ministro e sem nenhuma ação do governo no sentido de cumprir as promessas de Guedes a bolsa fechou em 100k novamente. Diante desse cenário eu decidi que vou dedicar mais atenção nos próximos meses aos aportes em IVVB11 enquanto estudo mais a fundo a possibilidade de abrir conta em uma corretora nos EUA.

Não estou dizendo que vou deixar de investir em ações e FII's brasileiros, pois meu horizonte de investimento é para daqui a décadas, mas é preciso reconhecer que nos próximos três anos o cenário é muito complicado para o Brasil e requer cuidado na hora de aportar aqui nos trópicos.

Gostaria de ser convencido de que estou errado e que tudo vai dar certo na economia, mas não vejo nada no horizonte que favoreça essa visão.

-
IMPORTANTE: Esse é um blog de cunho pessoal, nada do que escrevo aqui deve ser levado como recomendação de investimento, estou apenas compartilhando minhas experiências e não recomendo a ninguém que tome decisões baseadas em algo que eu escrevo. Caso você deseje orientação sobre investimentos procure especialistas no assunto.

22 comentários:

  1. Concordo com a avaliação.

    Em resumo, a economia brasileira está a deriva e o ministro, muito menos o presidente, não tem nenhum plano para corrigir o rumo. Nem mesmo uma proposta econômica ruim foi apresentada, sinal que eles não estão preocupados ou quanto pior melhor, pra eles.

    ResponderExcluir
  2. Poupador, o jeito é fazer trade mesmo, usar a volatilidade a nosso favor. Deixar tudo stopado pra fazer lucro e que se dane os outros. Brasil é uma selva, temos que ser selvagens.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou adepto de trade, mas é preciso reconhecer que o nosso país é um prato cheio para quem quer altos ganhos, o que é ruim é que essa prática leva a presença de alto grau de capital especulativo o que não contribui para o desenvolvimento do mercado e do país.

      Concordo com você quando diz que o Brasil é uma selva, realmente.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  3. Poupador, inicie seus investimentos no exterior pra ONTEM. O caos político brasileiro me parece ser eterno, não sei se veremos em nosso horizonte de vida isso mudar. Já decidi que, por hora, não aporto mais no Brasil, apesar de achar que a bolsa americana também está um pouco descolada da realidade que o mundo vive, nada se compara à Terra Brasilis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo que tenho estudado com mais afinco.

      A questão é que hoje o IVVB11 me atende bem, eu acabo por não querer comprar ações pois o mercado americano é complexo e conheço pouco das empresas, além disso, sou um pouco cético se vou conseguir bater o S&P500, por outro lado o maior risco com a estratégia do IVVB11 são possíveis mudanças regulatórias e de tributação pois querendo ou não é um ativo sujeito a regulamentação do mercado brasileiro enquanto investindo nos EUA o capital estaria "protegido" pela legislação americana que é muito mais favorável e mesmo um governo democrata dificilmente faria grandes mudanças.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  4. Olá poupador, excelente post!

    Como diz Fernando Ilrich "dolarize-se"

    Abçs, One

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dólar também apanhou da inflação de 1994 pra cá...

      OURIZE-SE!

      Excluir
  5. Disse tudo poupador! O governo está perdido, porém a pior parte é a reforma tributária que eles pretendem. O que eu fico mais puto é que bastaria copiar o sistema IVA de alguns países desenvolvidos, já seria o suficiente! Mas não, o bom mesmo é inventar uma JABUTICABA bem brasileira para tentar corrigir o problema da tributação. Outra questão é a fiscal, esse governo já abandonou qualquer intenção de apertar o cinto no gasto governamental (e tentar reduzir impostos). Não gosto de arrotar pessimismo, mas o governo Bolsonaro, em termos de recuperação econômica e aprovação de reformas, acabou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você olhar cronologicamente o governo prometeu uma proposta de reforma tributária no começo do ano passado, depois deu a desculpa de que primeiro era preciso fazer a previdência, depois prometeu enviar em poucos dias a proposta da Tributária, depois adiou para o final de 2019, depois resolveram deixar para a volta do recesso, depois para o pós-carnaval, depois veio o coronavírus e agora vem com essa que precisa de 90 dias.

      Francamente.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  6. Guedes tá fazendo previsão furada de PIB e tudo mais desde o início do governo.

    Mente a cada entrevista, seja sobre COVID e os milhões de testes que estavam chegando, seja sobre os rumos da economia.

    Saímos do intervencionismo incompetente de Dilma para o liberalismo incompetente de Guedes. Brasil tinha tudo para estar voando após o desastre econômico Dilma e conseguiram estragar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato.

      O mercado compra as promessas do Guedes o tempo todo, será que não percebe que resultado ele não tem entregado? Alguns dizem que a bolsa cairia 20% e o dólar subiria para mais de 6,00 se o Guedes saísse do governo, a pergunta que fica é se vale a pena deixar lá um cara que não tem entregado nada?

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  7. Dolar neles, esse papo de privatização e coisa só tipo pode até sair, mas não em 3 meses, se sair memso, só daqui 1 ou 2 anos. Eu sigo comprando dolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O governo mostra pouca capacidade de fazer alguma coisa, a política econômica do Bolsonaro é o Guedes e a política do Guedes é não ter uma política e esperar que tudo se resolva sozinho.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  8. sempre ruim o brasil
    como sempre

    abs!

    ResponderExcluir
  9. Fala Poupador! Estamos fulldidos e mal-pagos! Estou muito temeroso com o futuro da economia, estou tão assustado que não sei onde aportar. As bolsas estão inflacionadas pela impressão de dinheiro, trade eu não tenho emocional para tal, renda fixa está uma bósnia. E o foda é que isso está acontecendo no mundo todo, não é exclusividade do bostil. Até tentei comprar gorudo para reserva de valor, mas não consigo na minha corretora bosta (PRÓBI - nome oposto ao da corretora kkkkk)... Enfim, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk' adorei a piada da corretora.

      Eu estou passando pelo mesmo problema, tudo parece tão esticado! Engraçado que de um lado minha cabeça fica dizendo 'não aporte, tá tudo esticado e vai desmoronar!" do outro lado aquela velha frase "a melhor hora pra entrar na bolsa é sempre agora e não amanhã".

      Enfim, vida difícil.

      Será que vou ter que sair do Mercado Financeiro e de Capitais para comprar imóveis e gado? Já pensei nisso kkkkk' foda que não tenho capital.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  10. Minha única posição aberta em bolsa é short em BOVA11. To no prejuízo, mas não largo. Não é possível que o mercado esteja vendo algo consistente pro médio prazo.

    Não sou tão velho assim, mas já mexia em aplicações bancárias e investimentos quando ainda existia a CPMF e era motivo de RAIVA cada vez que eu fazia uma transação. Odeio dar dinheiro pra banco, governo e guardador de carro, mas infelizmente dou pra não me aborrecer.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente essa ideia de CPMF do governo é um lixo absoluto, primeiro o governo deveria se preocupar em tributar as grandes fortunas desse país, depois ir atrás de CPMF.

      Antes que algum puxa-saco do presidente venha defender, eu considero grandes fortunas o patrimônio acima de R$ 20 milhões por ano e considero uma alíquota justa algo na faixa de 0,25% a 0,40% a.a de imposto sobre o Patrimônio Total.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  11. Olá Poupador,

    Também invisto no IVVB11 e como vc tenho pensado em aportar diretamente no ETF do S&P500 em corretora americana, dolarizar mesmo, investimento americano, pois o IVVB11, apesar de suas vantagens, é de fato um investimento no Bostil.
    Porém a dúvida que fica: meu patrimônio é muito próximo ao seu, pouca coisa maior, ainda estamos na fase de acumulação, será que vale a pena se submeter aos custos de investir nos EUA (30% de IR sobre dividendos. Lá os ETfs distribuem), mais remessa, IOF, etc.? Outra opção, contornar o leão americano via ETF de acumulação com domicílio na Irlanda, porém apenas a corretora Interactive Brockers possibilita isso, e a mesma cobra 10 dólares/mês de custódia pra quem <100k dólares investidos.

    As vezes a instabilidade brasileira é tanta que dá vontade de fazer uma conta na Avenue e investir pelo menos 25% do patrimônio de renda variável no USA e pronto. Mesmo com a taxação dos 30%. 25% serviriam pelo menos como um Hedge, já que o câmbio brasileiro está inexoravelmente sendo destruído.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelas reflexões.

      Eu penso em investir nos EUA diretamente por corretora americana, mas confesso que fico um pouco reticente por conta desses problemas que você mencionou, mas também quero simplificar meus investimentos, ao contrários de alguns colegas da blogosfera que distribuem sua vida financeira por vários bancos e corretoras, eu quero concentrar no menor número possível de lugares o meu dinheiro, o que me ajuda a controlar melhor o patrimônio e a declarar o IRPF. Eu reconheço que muitos vão dizer que não é difícil controlar tudo, bom eu acho difícil.

      No momento decidi que não quero abrir uma conta nos EUA, a ideia é investir por IVVB11, parei um pouco para pensar em: quais as vantagens além de ter o dinheiro no exterior? Na verdade o S&P500 é pra mim um excelente indicador e engloba as principais ações americanas, se eu conheço pouco as empresas brasileiras para ficar escolhendo os meus ativos por essas bandas quem dirá as norte-americanas? Convenhamos, uma coisa é entender de análise fundamentalista e outra diferente é entender do mercado consumidor dos EUA que é bem diferente do Brasil, eu nunca estive nos EUA e não sei como funcionam os hábitos de consumo por lá, por mais que tenham N blogueiros e Youtubers brasileiros mostrando a vida na América do Norte é necessário levar em conta que isso é visto pela perspectiva de um estrangeiro e ele escolhe o que mostrar, logo não posso confiar no pré-conceito que construí sobre os EUA.

      Não conheço muito a fundo sobre investimentos pela Irlanda, mas estava ciente dos pontos que você mencionou e o volume que posso mandar para o exterior no momento viria de novos aportes e acho que dentro de 12 meses eu conseguiria colocar uns R$ 10 mil reais lá fora, levando em conta um custo de R$ 54 por mês, significaria um custo de 6,4% a.a com a custódia, acho caríssimo.

      Agradeço suas relevantes reflexões.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir