domingo, 1 de novembro de 2020

Fechamento Outubro/2020: R$ 179.733,76 (+0,16%)



Antes de qualquer outra coisa esse blog é um registro histórico da minha vida, escrevo ele interessado em guardar uma recordação sobre minha evolução financeira/patrimonial e do meu pensamento social. O fechamento mensal é o clímax desse objetivo, gosto de congregar no mesmo post tanto a minha carteira como algum assunto que me chamou a atenção durante o mês, em Outubro é impossível não eleger às eleições americanas.

Acima a imagem que ilustra esse post é uma simulação feita por mim (você pode fazer a sua simulação do colégio eleitoral americano acessando o 270towin), usei como base dessa simulação às projeções de pesquisas eleitorais e tendências de voto nos estados americanos e o que eu acho que com base na minha falta de experiência sobre o eleitorado americano que pode ser o resultado em alguns estados. Ou seja, é na base do achismo puro e nas ideias da minha cabeça.

Acredito que dificilmente Donald Trump vá conseguir a reeleição, se levarmos em conta a tendência eleitoral hoje dos estados "indecisos", ele só conseguiria a vitória se vencesse em todos os estados indecisos e conseguisse vencer em pelo menos dois estados pró-Biden, como a Pensilvânia e Wisconsin, sem conseguir esse feito ele alcançaria no máximo 248 votos e a eleição terminaria em Biden. Entretanto, acredito que a eleição ainda pode terminar em virada, a participação eleitoral está sendo grande e a polarização faz com que tantos republicanos como democratas compareçam as urnas em maior peso e em um país onde o voto não é obrigatório é isso que decide o jogo. Se eu pudesse apostar acredito que existe 75% de chance de vitória para Joe Biden.

E se eu fosse um eleitor americano? Bom, acho que seria um dos indecisos de última hora. Eu gosto da política econômica de Trump, o conceito dele de "America First" é polêmico, mas ele pelo menos prioriza o que é mais benéfico para o seu país, além disso, a economia americana cresceu bem durante seu mandato e o desemprego estava abaixo de 4% até o começo do ano, ao mesmo tempo eu acho preocupante que ele não ligue muito para o déficit orçamentário e sua política ambiental e racial é deplorável. Já Biden, me atrai pela perspectiva de um presidente mais moderado, que se envolve menos em radicalização política e preocupado com a crise climática, ao mesmo tempo tenho dúvidas sobre a capacidade dele de enfrentar a crise de saúde e não confio na condução econômica dele. 

O Brasil eu acho que perde com qualquer cenário: se Trump vencer o amor cego desse governo pelos EUA vai continuar empurrando o nosso país para uma posição de cachorrinho dos EUA e nosso governo tem uma incrível capacidade de priorizar os interesses americanos em detrimento dos nossos, em especial em temas comerciais, por outro lado, a vitória de Biden vai representar uma pressão inédita sobre o Brasil na questão ambiental, e logo não vou ficar surpreso se o discurso por aqui passar a ser culpar o governo Biden por todos os problemas do Brasil. 

Vamos aguardar os resultados! E você leitor em quem votaria nas eleições americanas?

Ok, agora vamos ao fechamento mensal.

O mês caminhava para um excelente desempenho da carteira, encerrei a semana do dia 24 com uma rentabilidade de +1,29% no mês, eu já estava bem contente com o desempenho que finalmente me colocava a frente do CDI acumulado de 2020. O balde de água fria chegou nessa semana, tudo começou a derreter com a tensão eleitoral americana + "decepção" com as big techs + volta da doença na Europa. Eu confesso que fiquei impressionado com o fechamento de +0,16% que consegui, eu imaginava que terminaria no terreno negativo.

O aporte do mês é referente a integralização no patrimônio de MXRF11 (subscrição de Agosto) e o "dinheiro novo" é fruto de IVVB11 e SAPR4, porém o aporte em Sanepar foi apenas de algumas migalhas que sobraram do IVVB11 e que não eram o bastante para comprar uma cota. 

Eu escolhi o IVVB11 pois acredito que o teto dos gastos já esta condenado a morte e com isso estou apostando na valorização do dólar, e me expondo a bolsa americana acho que vou pegar a recuperação por lá em 2021. O aporte em SAPR4 é por ela ser de um setor sólido (todo mundo precisa de água), o preço estar atrativo e por ser tão "baratinha" que é uma das poucas opções descentes para as migalhas.

ETF's: IVVB11 decolou durante o mês, mas depois arrefeceu com o pânico tomando conta dos EUA. Não tenho vontade de investir em outros ETFs no momento, não acho Ibovespa atrativo, não tenho perfil para Small Caps e o mercado brasileiro de ETFs é muito pobre, estou na torcida que o futuro nos reserve um desenvolvimento melhor desse mercado.

Ações: Mais um mês sem grandes fatos para contar. A minha preocupação é buscar reduzir o peso de Itaúsa na carteira, hoje ela representa quase 21% da carteira acionária. Eu acho uma empresa incrível e não é a primeira vez que menciono isso aqui, mas reconheço que não posso me expor demais no ativo, além disso, no começo do ano escrevi minha Política de Investimentos Pessoais para 2020 e determinei que não ultrapassaria os 20% de concentração em nenhuma ação.
Dos balanços que foram divulgados até agora eu acompanhei pouco, acho que o que mais marcou foi WEG, foi mais um trimestre fantástico, tem horas que o dedo chega a coçar para comprar, mas já parece tão esticada.

FIIs: Não aportei durante o mês. A subscrição de MXRF11 foi finalmente integralizada. Se a pandemia causar um novo pânico estou pensando em encher a mão de algum fundo exposto em logística. 

Renda Fixa: Sem grandes fatos. É uma vergonha essa Selic em 2%, o que me alenta é que continuo achando que ela vai subir em 2021.

Vida profissional: Os cortes que já aconteciam faz alguns meses, deram um verdadeiro salto nesse mês. Na verdade eu já tinha adiantado aqui que em Setembro a rádio peão falava em vários cortes, no começo do mês parecia pacífico, porém na segunda semana aconteceram muitos cortes, todo dia tinha bastante gente sendo demitida. Depois da terceira semana não fiquei sabendo de demissões, porém a rádio peão já fala que vão demitir muito mais em novembro.
Por enquanto continuo tendo um emprego. É o que importa.

Vida Pessoal: Saí algumas vezes com amigos durante o mês. No geral, foi um mês comum e sem fatos relevantes para relatar. Me espanta o quanto as pessoas estão desleixadas com o vírus, ninguém mais respeita distanciamento social, álcool em gel e uso de máscaras. Aqui mesmo na minha cidade em meados de abril acho que 100% das pessoas usavam máscaras nas ruas, hoje em dia, acho que não passa de 40%.
Meu peso na última medição do mês foi de 75,9kg. Estou feliz pois retornei a faixa de peso que eu estava antes das férias, espero conseguir manter o peso sob controle. 
Como mencionei no mês passado eu destinei recursos para o Fundo de Gastos Pessoais, os valores destinados ao fundo não são contabilizados no aporte. 

IMPORTANTE: Esse é um blog de cunho pessoal, nada do que escrevo aqui deve ser levado como recomendação de investimento, estou apenas compartilhando minhas experiências e não recomendo a ninguém que tome decisões baseadas em algo que eu escrevo. Caso você deseja orientação sobre investimentos procure especialistas no assunto.

22 comentários:

  1. Belo fechamento, PI!

    Também estou acompanhando as eleições nos EUA, vamos ver quem leva, quero deixar um pouco de caixa caso apareça alguma promoção no ivvb pela volatilidade...

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O espírito é esse!

      No geral o resultado da eleição não influencia no médio prazo os rumos da bolsa americana, mas pode ajudar a encontrar boas opções de entrada a preço baixo dependendo do desenrolar da história.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  2. Olá PI!

    Bom fechamento como sempre! 😁

    Sobre as eleições americanas eu já acho que Trump vença essa, mas alguns discursos e politicas dele não o ajudam muito nessa corrida, por outro lado, o "America first" e corte nos impostos que ele fez e pretende fazer pode dar mais alguns votos a ele... Let's see.

    Na última eleição ele ganhou com 3 mi de votos a menos, sistema bem diferente o deles, com esse negócio de eleição indireta, delegados, etc... 😅

    Aqui fala um pouco sobre:
    https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2020/noticia/2020/10/25/como-donald-trump-venceu-as-eleicoes-de-2016-com-3-milhoes-de-votos-a-menos-que-a-adversaria-hillary-clinton.ghtml

    Também estou aportando em Sanepar e muito! Boa escolha! 🎯😎

    Sobre a taxa atual da Selic, eu não sei até quando o BC vai manter essa taxa artificialmente.

    Sobre o teu trabalho... Situação delicada. Essas demissões são reflexos da pandemia ou a empresa não está bem financeiramente? ou um pouco dos dois?

    Apesar de você ter um plano de contingência de despesas, acredito ser válido você já tentar se realocar no mercado de trabalho, mas não no interior, acho que ai deve ser um pouco mais lento, posso estar errado, pois não sei o seu ramo, mas sim numa cidade maior, entregar alguns currículos; se inscrever em processos seletivos; se tiver um network em outras cidades, contatá-los; etc...
    Isso é o que eu tentaria fazer pelo menos. 😁😄

    Abraços!
    https://axelrodcapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Trump vai ter muita dificuldade para vencer, as pesquisas de última hora mostram que ele tem tido mais dificuldade em estados como a Pensilvânia e até mesmo estados republicanos como Geórgia e Carolina do Norte. Na prática ele precisa de um desempenho quase perfeito em estados indecisos.

      O que me preocupa em um governo Biden é que acho que ele poderá querer implementar um lockdown nacional, o que eu acho que poderia ser catastrófico no primeiro semestre de 2021.

      Sobre a Sanepar é uma boa empresa, sempre tenho um certo receio com estatais, mas pelo que pesquisei o governo estadual do Paraná é pró-mercado e parece ter um nível de popularidade muito bom o que facilita a reeleição, logo imagino que existam poucos riscos no médio prazo da empresa.

      Sobre o meu trabalho, a empresa esta indo bem financeiramente, no mesmo padrão de antes da crise. A empresa prefere fazer uma "reorganização" de prioridades, na prática ela enxugando a estrutura: está eliminando hierarquias e simplificando processos.

      Na verdade ter um plano de contingência de despesas é um pouco otimismo de minha parte, na realidade já estou operando em contingência, hoje eu conseguiria reduzir em no máximo 5%-10% o orçamento sem entrar em um modo zumbi completo, já enxuguei gastos e custos. Os meus aportes podem dar a atender que eu ganho um bom salário, mas na prática é minha taxa de poupança que é alta.

      Sobre a recolocação no interior, normalmente as cidades pequenas do interior tem basicamente um grande empregador, se você não trabalha nele, te sobra a informalidade, agricultura familiar e se tornar "empresário". Em caso do pior acontecer eu precisaria tentar a vida na cidade grande, infelizmente tenho zero networking nas grandes cidades, por sorte a minha política de controle de gastos permitiria um downgrade no salário sem me endividar ou consumir o patrimônio acumulado.

      Vamos aguardar se uma nova onda de demissões acontecerá em Novembro, espero que não aconteça demissões nem pra mim e nem pra ninguém, mas é pouquíssimo provável que tenham chegado ao fim do processo.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  3. Fala Poupador!

    Não sei se a vitória de Biden seria boa na questão da economia. Uma de suas promessas de campanha era aumentar a alíquota corporativa (PJ) de impostos de 21% para 28%, sendo que trumpão havia reduzido de 35 pra 21! Um dos maiores cortes de impostos para empresas da história americana! Ademais, a economia dos EUA estava bombando antes da pandemia, crescendo em média 2,5% (excelente pra um país desenvolvido) e desemprego baixíssimo encostando em 3%. Será que os americanos têm memória curta quanto a isso?

    O que me preocupa dessa proposta de Biden é que estou muito exposto ao IVVB11 (+50% da carteira, pois acho a B3 péssima, mas isso é um outro assunto), e acredito que uma eventual vitória de Biden possivelmente terá reflexos negativos no índice S&P500 no curto-médio prazo, pois Trump é muito mais pró-mercado.

    Outro ponto que me preocupa bastante das eleições americanas é a China. A China com esse seu capitalismo pirata, práticas desleais de comércio e principalmente com esse governo comunista ditatorial e fechado, foi a principal responsável por essa praga se desencadear e alastrar ao redor mundo. Me parece que Biden é muito frouxo (quem sabe até conivente considerando os negócios do filho dele na China) com o país, enquanto Trump, que cada vez tem sido mais duro com a China, sem dúvida empreenderia uma ação incisiva de responsabilização da China em caso de sua reeleição. Acho que tudo passe batido e a China não seja responsabilizada em caso de uma vitória de Biden.

    Quanto a outros pontos, como política racial e de imigração, relações internacionais, confesso que também acho Trump um fiasco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li algo sobre a proposta dele aumentar impostos. Porém, lembro de ter lido algo na internet sobre o desempenho da bolsa americana em governos republicanos e democratas, pelo que parece a bolsa acaba não tendo grande tendência de alta ou queda só por causa do governo, é um fator que fora do curto prazo tem pouco impacto.

      Sobre a memória curta americana, eu também fico intrigado. Poxa, o Trump reduziu o desemprego para a faixa de 3% e existia crescimento real dos salários (um indicador extremamente importante), mas pelo visto foi esquecido pelo pessoal. O que me deixa com um pé atrás com o Trump é essa necessidade de sempre estar em confronto, excesso de choques, abandono dos acordos nucleares com a Rússia e do Acordo de Paris.

      O Biden eu acho meio "morno", não acho que ele será a vitória do socialismo como alguns trumpistas e bolsonaristas pregam, eu acho ele muito "sem sal", para o bem e para o mal.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  4. Tem que tributar esse patrimônio aí, já pode ser considerada uma fortuna...
    Brincadeiras à parte, uma vitória do Biden seria catastrófica, pois o cara já fez um discurso horrendo ameaçando o Brasil por causa de suposta negligência para com a Amazônia; lamentável. Na minha visão, isso é ser extremista com a adoção de discurso cego e irreal.
    Quanto à Sanepar, nunca entrei e nem pretendo entrar. Empresa pública que consegue a proeza de deixar sem água um estado como o Paraná, cheio de rios e sobre o aquifero Guarani. Esse papo de governo do Paraná ser pró mercado, não sei não, pois não dá pra confiar em estabilidade política no Brasil. Não espero eficiência e boa gestão dos recursos em uma empresa pública.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só complementando, dúvido que o Biden esteja à frente, pois essas notícias divulgadas pela mídia são todas enviesadas.

      Excluir
    2. HAHAHAHAH, não quero tributação de grandes fortunas no meu patrimônio.

      Acho que o Biden vai pressionar o Brasil contra a parede, infelizmente o governo brasileiro tá afrouxando a tanga na Amazônia, não acho que o governo esteja falando para o pessoal ir lá e derrubar, mas a omissão esta incentivando o pessoal a desmatar, e o pessoal que quero dizer são grileiros e especuladores imobiliários.
      Sobre economia verde eu apoio o conceito, porém nada de uma mudança radical, nem tudo é viável quando falamos de economia verde, é preciso ir mudando gradualmente e sem dar um nó na economia real.
      Sobre a Sanepar, dei uma pesquisada agora e confesso que não estava sabendo dos problemas na Região Metropolitana de Curitiba que é uma parcela importante do mercado consumidor, realmente sinal de má gestão e ruim para a imagem. O governo do estado me parece pró-mercado, mas realmente políticos mudam de ideia rapidinho.
      O que gosto é que ela não é contaminada por debates de privatização com a Sabesp o que distorce o preço e gera volatividade.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  5. Tudo bem, PI? Também acho que a Selic está muito baixa e sem motivo para isso, mas se ela subir, a dívida pública provavelmente irá estourar, então deve ser por isso que estão mantendo ela baixa "Na canetada". Só Deus sabe o que irá acontecer nos próximos capítulos...

    Em relação ao IVVB11, só tome cuidado que ele não é um investimento no exterior de verdade, porque está aqui no Brasil e só acompanha o índice estrangeiro. Se rolar algum desastre e o Dinheiro for confiscado, ou o mercado for fechado à força, você não terá acesso ao dinheiro como teria se estivesse de fato investindo no exterior.
    Tomara que essas coisas nunca aconteçam. Só podemos rezar e tentar nos proteger da forma que nos for possível.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentes ponderações.

      Sobre a taxa de juros sua teoria faz sentido, o problema é que se ela não estourar ela pode ter problemas sérios de rolagem. A maioria do governo e a maioria do congresso parecem bem afim de endividar o país ao extremo em 2021, ninguém vai querer comprar esse fumo pra ganhar 2% a.a em uma moeda desvalorizada.

      Imagino que caso ocorra um "confisco" existirá sinais bem claros por algum período de tempo (pelo menos alguns dias) antes do fato acontecer, logo imagino que pode acontecer uma janela para a venda dos ativos. Além disso, se a situação caminhar para isso é sinal que a estratégia de IVVB11 deu certo, pois imagino que o país estaria aos frangalhos. Ah, sem contar que o pânico generalizado que um confisco causaria provavelmente destruiria todos meus investimentos, e o IVVB11 seria apenas mais um problema.

      Não acredito realisticamente que exista qualquer chance de um confisco, mas não aposto 100% de certeza, até pq esse presidente é cheio de pedir "patriotismo".


      Abraços,
      PI.

      Excluir
  6. Rapaz, qual sua opinião sobre Hunter Biden? Crê que o pai seja diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom eu acho ele estranho, não sei a lisura dos negócios dele na Ucrânia, não sei se o Biden se envolveu em negócios para facilitar os negócios do filho, mas imagino que qualquer empresa ao negociar com outra empresa que tem o filho do vice-presidente dos EUA na diretoria não consideraria o fato tão irrelevante, além disso, estamos falando da Ucrânia.

      Não coloco minha mão no fogo pela honestidade de Biden e seu filho, mas também não coloco a mão no fogo pela honestidade de Donald Trump. Essa é uma das questões que me deixam ainda indeciso mesmo agora no Dia da Eleições.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
    2. Você chegou a ver a relação de Hunter Piden e Pedofilia, entre outras bizarrices?
      Recentemente houve um EXPOSED dele, mas a mídia fez questão de abafar.
      Procure o EXPOSED em questão e tire sua conclusão sobre pai e filho.

      Excluir
    3. Anon confesso que não sou um grande pesquisador do Biden e sua família, espero que se for verdade ele seja punido. Até pq ultimamente o que tem pipoca é casos de pedofilia na elite, como os envolvendo o Epstein (amigo de Trump) e o Príncipe Andrew.


      Excluir
  7. votaria em qq um menos o Trump
    vou adorar ver a cara do bozo quando Trump for esquecido
    ótimo fechamento
    um dia de cada vez
    será que a rádio peão divulga boas notícias?

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Bolsonaro não vai lidar bem com uma provável derrota do Trump.

      Tocou em um ponto interessante a rádio peão não divulga boas notícias.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  8. Fala Poupador! Estamos fodidos e mal pagos, virou bagunça essas ereções kkkk... o trãmpi ele só vai adiar o inevitável, enquanto o bidê fica chamando urubu de meu lôro, a carcaça do véio tá sendo usada por (((ELES))) para o fim de nossas liberdades e manter a riqueza para (((ELES))). Resumindo: não vai mudar p*rra nenhuma nas nossas vidas de escravidão. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Fala Poupador, WEG é isso mesmo, dedo coça sempre hahaha, de vez em quando deixo ele exercer o papel de comprar logo xD
    Sobre ITSA, é a que mais tenho em carteira também, mas coloquei o limite de 10% da carteira.

    Bom fechamento
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA'

      A WEG eu não curto tanto, pois gosto mais de ações de dividendos e o DY dela é muito baixo nesse atual patamar de preço.

      Eu gosto de ITSA, ela parece focada em tirar o peso do Itaú e diversificar, espero que a diversificação continue focando em empresas e setores com boa expectativa de dividendos.

      Abraços
      PI.

      Excluir