quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Fechamento Novembro/2021: R$ 230.452,87 (-0,36%)

Acredito que nunca possa negar que esse mês foi dos mais agitados no noticiário, tanto pelas idas e vindas da PEC dos Precatórias, passando pela economia cada vez mais deprimida, e a nova variante da doença. Entretanto vou optar por destacar a notícia sobre a exploração ilegal no Rio Madeira.

É engraçado (e trágico) que organizações não-governamentais precisem elas mesmas irem a imprensa e berrar aos quatro cantos do mundo que uma espécie de planta industrial flutuante tinha sido montada no coração da Amazônia, e estivesse explorando sem autorização os recursos minerais. O que é mais interessante nessa história toda é a incapacidade de resposta do governo federal. É incrível como o governo levou semanas para tomar conhecimento e alguma medida a respeito.

Por sorte a “boiada” que está passando logo vai chegar ao fim, só é preciso tolerar isso por mais um ano.


Eu estava até animado com novembro, consegui manter uma rentabilidade positiva até meados do dia 20 quando fiz um apanhado geral da carteira, o problema foi depois disso quando tudo começou a derreter por aqui e sem uma reação do dólar para fazer o contrapeso. Ok, não posso reclamar que diante do novo pânico com a doença uma queda de -0,36% não é tão ruim.

Infelizmente faltando apenas um mês do final do ano é praticamente certo que foi um ano muito aquém do desejado e que se tivesse colocado grana na poupança teria me saído melhor, mas é claro, não invisto pensando em apenas 12 meses e sim no longo prazo e é por isso que sigo firme na minha estratégia de investimentos.

O recebimento de dividendos ficou mais ou menos dentro daquilo que eu esperava, levando em conta que a TAESA não distribuiu nada.

É gratificante ver a evolução da carteira de dividendos. Vamos ver como ela se comporta em dezembro, tomara que venham boas surpresas.

Aportes: Foi aportado apenas R$ 1.346,94. Desse montante um total de R$ 1.000,00 foi destinado ao exterior, onde comprei SCHD (Ações de dividendos), SCHP (Inflação) e VNQ (Imobiliário).

No Brasil aportei apenas os dividendos e escolhi jogar tudo em ITSA4, fiz esse aporte no finalzinho do mês e comprei ela abaixo de R$ 10.

Ações: No geral acompanhei a distância o resultado das empresas. Acredito que os destaques ficaram por conta da Rumo S.A (RAIL3) que decepcionou no lucro, apesar de que eu acredito na capacidade de longo prazo da empresa. O Bradesco (BBDC4), entregou um bom resultado na minha opinião. A Gerdau (GGBR4) e Suzano (SUZB3), seguem se dando bem com o dólar.

O que eu ainda estou de olho é na Taesa (TAEE11) que não distribuiu os tradicionais dividendos pois vai participar de alguns leilões em dezembro, espero que a empresa consiga uma boa proposta e que faça sentido no longo prazo, e se o preço for não distribuir dividendos? Ok. Melhor ganhar menos agora do que ver às receitas serem comprometidas no longo prazo.

Fundos Imobiliários: Todos derretendo. Eu decidi não fazer novos aportes por enquanto, vou voltar a estudar o setor no primeiro trimestre do próximo ano. Acredito que é o momento de parar e refletir sobre o comportamento dos juros em 2022 e além.

ETFs: Nada de relevante acontecendo por aqui.

Renda Fixa: Tenho Tesouro Pré-Fixado vencendo em Janeiro/2022 e já estou começando a olhar onde vou aportar esse montante. O que estou decidido a fazer é colocar em RF, o favorito hoje é o Tesouro IPCA+ e correndo por fora está os Pré-Fixados.

Infelizmente em CDB’s, LCI e LCA eu não estou encontrando nada de interessante para o longo prazo. É certo que em alguns bancos digitais existem aplicações a 160% e até 200% do CDI, mas sempre com vencimento curto o que não faz sentido para mim.

Vida Profissional: Surgiu uma vaga interna em uma unidade localizada em outro estado, é para uma função totalmente diferente da que atuo atualmente e pagando um salário um pouco maior (apesar de que a mudança anularia todo o aumento salarial), mas de acordo com o anúncio da vaga eu cumpro todos os pré-requisitos. Diante disso resolvi me candidatar e participar desse processo de seleção, isso aconteceu no começo do mês, me informaram que iriam analisar e me retornar. Até o momento ainda está em análise.

No geral estou um pouco exausto, é uma cobrança intensa e é triste você depender que outras pessoas façam as tarefas delas para que você faça o seu, espero ter um pouco de tranquilidade nesse final de ano (apesar de que não acredito).

Vida Pessoal:  Uma pequena atualização é que meu peso está em exatos 76,0 kg. Estou muito satisfeito com meu peso. Um amigo me mandou uma foto de 3 anos atrás esses dias, é incrível o que o emagrecimento fez com meu corpo sou literalmente outra pessoa. Na época da foto eu não controlava o peso com frequência, mas estimo que estivesse pelo menos 20kg mais gordo do que hoje.

Quando eu estava lá cheio de gordura e com IMC acima dos 30,0, eu via na blogosfera e na internet a galera mostrando antes e depois e relatando a perda de peso, na época parecia algo totalmente impossível e eu até pensava “ah isso não funciona comigo!”, pois é, funcionou.

 AVISO: Esse blog é apenas um relato de experiências e opiniões pessoais, trata-se da visão do autor e aplicada apenas a singular realidade social, psicológica e econômica em que ele está inserido. Tendo isso em mente o leitor deve desconsiderar qualquer postagem ou comentário desse blog para a tomada de decisão sobre investimentos. Se você leitor deseja orientação de investimentos, procure profissionais qualificados.


28 comentários:

  1. exploração ilegal no Rio Madeira? Novidade isso kkkkk ainda bem que nao assisto mais a Globo.
    -.36 nao é nada se nisso não tiver aportes como a galerinha gosta de fazer, oque é errado e enganador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. assista só record e sbt, assim o seu país será o país que o MINTO divulga. Só maravilhas. kkkkkk

      Excluir
    2. Faz alguns anos que não assisto mais as notícias na TV, eu realmente não sei o que é pior, se é ser alienado por ver notícias ou por não ver haha

      Só leio alguns relatórios dos analistas de investimentos e mesmo isso tem se tornado cada vez menos frequente devido a repetição de informações.

      Em relação a política, sem comentários, estou cogitando começar a votar nulo visto que no final isso não muda em nada, um político se que diz de direita mas toma medidas populistas, copiando a esquerda pra tentar se reeleger sem se preocupar com a bagunça na economia.

      Abs

      Excluir
    3. Para mim é bem simples. Tudo menos o incompetente que só quer saber de lenhar um país inteiro para defender a "família". Os outros roubam e atrapalham também, mas menos que Bolsonaro. Vale até Daciolo e PSTU para ele sair.

      Excluir
    4. Anônimo das 09:39.

      A rentabilidade já é líquida de aportes.

      Não é impossível o resultado que eu tive e nem é falso, a questão é que eu tenho uma das carteiras mais conservadoras da blogosfera com mais de 50% concentrada em pós-fixada e fora uma parcela de 17% exposta em ativos em dólar, como o dólar e as bolsas internacionais tiveram um mês "razoável" é natural que eu não sofra tanto.

      A exploração que pauta o meu post foi ilegal, fora os danos ambientais de despejar mercúrio no rio.

      O engraçados dos Bolsonaristas é que são tão cegos de amor por esse cara que o presidente dele está virando apenas um populista de esquerda (o que tantos eles diziam odiar) e eles seguem apoiando com unhas e dentes.

      Esse governo acabou.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  2. PI, teu resultado foi ótimo pelo que estou vendo no resto da galera dos blogs, o meu foi bem desastroso nesse mês.

    Feliz Natal e próspero ano novo! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conservadorismo da carteira me protege em grande quedas, mas serve como limitado em altas.

      Um próspero final de ano e um ótimo 2022 para todos nós!

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  3. Não sou gado mas eu acho é que tem mais que explorar o norte e amazonia e tudo. Indio nao produz nada, tem que tirar até o ultimo grama de minerio e ouro sim!!! Se possivel mantendo a floresta em pé mas minério nenhum pode ficar lá pq nao traz beneficio pra ninguem.
    -Que bom que tem renda fixa na maioria se nao o talo seria mto maior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      A exploração da floresta pode ser feita, desde que seja de forma sustentável e sem causar danos ao meio ambiente.

      O que estava sendo feito no Rio Madeira causava poluição ambiental e esse minério que pertence ao Brasil era extraído de forma ilegal. Devemos proteger nossos recursos naturais.

      Se a Amazônia virar um imenso cerrado vamos estar ferrados.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  4. Boa noite PI! Assim como você tenho uma carteira bem defensiva (40% em RF) e isso tem ajudado a segurar as quedas. Infelizmente esse ano vai ficar difícil bater inflação...Se a inflação entrasse pelo menos em uma faixa aceitável já estaria satisfeito. No mais parabéns pelo resultado! Logo compensamos a baixa lucratividade.
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também compartilho dos meus pensamentos sobre a inflação, é tão frustrante ter rentabilidade nominal de quase 0%, quando a inflação está em 10% no ano.

      O que me motiva é saber que de qualquer modo o fato de aportar me faz estar melhor do que muitos brasileiros e que no longo prazo são boas as chances de ser recompensado.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  5. Fala PI! Tá ruim nossos aporte hein! Quanto à notícia de destaque, como é proibido o HUEBR explorar, sempre tem uns malandro que vai e se diverte. E se não fosse eles, seriam os gringo, será que eles querem a Amazônia só pra protegê-la? Bom, eu não acredito em papai noel. E isso aí da conivência do governo não é exclusividade do bozo. Um abraço e fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Aportei pouco nesse mês pois já tinha chegado na meta do ano e decidi gastar um pouco comigo mesmo e mandar um pouco para a minha "Reserva de Gastos" que pretendo usar para viagens ou alguma coisa em 2022.

      O que lamento no episódio do Rio Madeira é o orçamento de R$ 100 bilhões para às forças armadas e a incrível lentidão na capacidade de mobilização em pleno território nacional.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  6. Olá, PI.

    Se em outros estados que tem fiscalizações para todos os lados a gente vê tanta irregularidades imagine na Amazônia. Nenhum governo dá conta de fiscalizar totalmente a Amazônia. O ruim é que destrói o meio ambiente essas ilegalidades, mas sou a favor de explorar a Amazônia de forma consciente.
    Sobre governo: vi que é besteira esperar algo de político, vou continuar votando, mas não espero nada deles. Pelo jeito você acredita ainda em políticos.

    Sua carteira está bem diversificada e mesmo com essas quedas enormes ela está se performando bem. Parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy,

      Também apoio o uso sustentável da Amazônia.

      O que não sou a favor é esse tipo de atividade criminosa e o desmatamento, o nosso país tem uma imensa capacidade de ampliar os níveis de produtividade das terras já usadas para a agricultura e pecuária e tem muitas propriedades subutilizadas no Sul e Sudeste do país.

      Eu tenho um pé atrás com políticos, mas o governo Bolsonaro é de longe a coisa mais lamentável que esse país já viu.

      Acho que "performando bem" é uma gentileza enorme de sua parte kkkkkk', mas reconheço que no cenário atual da bolsa e dos FIIs tudo poderia estar pior.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  7. Alguns políticos ao menos são inteligentes. Veem o longo prazo, não sendo visão curta como o burro do Bolsonaro, o homem sem qualidades, que agrada agora para deixar passivo depois. Vide a reação dos mercados e estrangeiros torcendo o nariz pra esse Dilmo. Desmatamento deveria ser zero e estava em rota de queda (já foi maior até do que o que é hoje), mas o jumento resolveu reativar a fiscalização frouxa. Fica apreendendo coisa aqui e ali só para fazer cena. E há quem caia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Bolsonaro não tem capacidade ser presidente da república.

      Em 2018 havia nomes bem interessantes para ocupar o cargo, mas o brasileiro se deixou levar pelo discurso antipolítico de alguém que falava aos quatro cantos que não tinha ideia do que fazer e que ia terceirizar o governo.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  8. Salve, P.I.

    Acabou o mistério, a Taesa acabou de divulgar dividendos hahaha e está previsto um leilão dia 17/12, então pode vir notícia boa disso aí.

    Dezembrão ainda espero bons dividendos do Bradesco e uma raspinha de TRPL4 para finalizar com chave de ouro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colheita,

      Fiquei animado com essa notícia da Taesa, aparentemente as palavras da diretoria são animadoras para o longo prazo.

      Vamos ver se o Bradesco terá bons dividendos, bem que podia fazer um DY igual em 2019 hahahaa'

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  9. "No geral estou um pouco exausto, é uma cobrança intensa e é triste você depender que outras pessoas façam as tarefas delas para que você faça o seu" - esse é o problema de todo lugar, pelo visto. Fora a exigência de "controlar o incontrolável", engolir sapos, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar nas reuniões intermináveis que poderiam ser um simples e-mail (ou nem isso).

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  10. O que vc fez pra perder peso ? Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jejum intermitente.

      O segredo do emagrecimento é o déficit calórico, é só comer menos calorias do que o que gasta.

      O resto é balela.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  11. PI
    Os CDBs de 160% geralemente estão limitados a um valor de investimento!

    Uma boa para manter o peso é encontrar uma atividade física que se torne hobby. Não tem nada melhor do que fazer algo com prazer.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho optado por pedalar no final do dia, normalmente uns 30 minutos e sempre uma pedalada tranquila.

      Os resultados são melhores para a mente.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  12. Fala PI
    Impressionante sua história de perda de peso parabéns!
    Carteira de investimento está ótima

    um abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá, PI

    Notícias como essa que postou só entristecem mesmo e infelizmente estamos lotados delas...

    Mas falando da carteira, pela sua forma de alocação, vc tem sobrevivido ao derretimento das calotas do IBOV e do IFIX ahahaha

    um excelente fim de ano para vc e família

    ResponderExcluir