sexta-feira, 1 de março de 2024

Fechamento Fevereiro/2024: R$ 388.126,67 (+1,41%)

Sempre falei que Lula é um político muito mais hábil do que Bolsonaro, enquanto o último é uma máquina de falar coisas sem sentido e que só o prejudicam, Lula é um político safo. É só ver que ele não pensa duas vezes em criticar Israel para agradar sua claque e os árabes, ao mesmo tempo em que silencia sobre à agressão da Rússia a Ucrânia.

Não quero entrar no mérito de quem está certo ou errado nos dois conflitos, mas peço ao leitor que lembre-se de que a politica real envolve interesses em primeiro lugar e não idealismos.  O Lula tem um sonho de ganhar um Nobel da Paz, isso é uma certeza que já tenho faz anos, ele sempre tentou se meter em conflitos internacionais como intermediador, mas sem grande sucesso. O playground preferido dele é a política externa, ele ama ser visto como um estadista global e de fato tem uma boa imagem com os europeus principalmente. O Lula tem anseio de grandeza externa para o Brasil, você caro leitor assim como eu certamente acha um absurdo os bilhões que o Brasil gastou (mal) em países sul-americanos, Cuba e na África financiando projeto de infraestrutura seno que tem tanta obra que precisa ser feita no Brasil, mas existia um pensamento estratégico nisso, na verdade imperialista, o presidente sempre viu a América do Sul como o nosso “Destino Manifesto”, claro, sem a parte polêmica da versão original americana. E convenhamos que o Brasil do primeiro e o segundo mandato dele era o “Brasil Potência”, mas não tínhamos fôlego para entregar resultados sustentáveis.

O resultado foi que com a crise econômica a partir de 2014, o Brasil perdeu protagonismo na América do Sul, hoje somos atores coadjuvantes da China, EUA e até antes da guerra da Ucrânia, os russos pareciam melhor posicionados por aqui. O Lula já deixou claro quer resgatar esse papel e só não está financiando obras lá fora, pois tem juízo e sabe que não existe clima (no momento).

Então quando verem Lula falando sobre Israel, lembrem-se é só o complexo de estadista (pragmático) puxando sardinha para o lado que ele acha que mais lhe beneficia.

Um mês com rentabilidade melhor, a carteira fechou com +1,41%, acima do CDI mensal e recuperando o desempenho negativo registrado em janeiro.

O ambiente doméstico ficou mais calmo, e o Ibovespa subiu quase 1%, várias ações na carteira apresentaram bom resultado, mas o ambiente internacional com a bolsa americana em festa, junto com um Real que não se apreciou possibilitou um bom resultado.

Renda Passiva: Foram creditados R$ 460,19 em fevereiro, esse valor representa um crescimento de +134,8% frente ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano já foram creditados R$ 1.058,84, alta de +58,40%. 
O crescimento pode parecer expressivo, mas recomendo ao leitor que espere o consolidado do trimestre, pois houve distorções de pagamento no início desse ano, no sentido de que empresas fugiram da sua época habitual, caso da BB Seguridade que tem grande relevância como pagadora de dividendos na carteira.

Aportes: Aportei apenas R$ 8.203,84, fevereiro é quando recebemos o bônus da empresa que veio levemente abaixo do ano passado, mas acabei aportando menos pois estou gastando mais e principalmente por que deixei sem querer uma ordem não enviada na corretora. Já pretendo regularizar amanhã ou nos próximos dias.

Os aportes foram em Bradesco e Gerdau, seguindo a estratégia de aportar em quem está mais para trás na carteira em share, aportei em IVVB11 e também reinvesti os dividendos na Avenue em SCHD.

Renda Variável: Itaúsa com resultado fantástico, fruto do desempenho fantástico do Itaú, Sanepar indo bem e Suzano cada vez mais mostrando que é um colosso em construção. De destaque negativo o Bradesco que decepcionou muito no resultado e parece meio perdido na vida, claro, sem chance de falir e tudo mais, mas imagino que se não corrigir o rumo urgentemente pode ser tarde demais para ser competitivo igual antes. Já a AES Brasil enfrenta boatos de que sua matriz quer vender a operação no Brasil, por ora não parece nada quente.

Fundos Imobiliários: Sigo não olhando essa classe, está largada na carteira.

Ativos do exterior: Mercado muito animado lá fora, apesar do FED não dar sinais de que vai começar um corte prematuro e afobado de juros. Tudo muito calmo na economia mundial.

Renda Fixa: Tudo na mesma.

Vida Profissional: Trabalho novo está sendo desgastante, em comparação aos meus pares de função acredito que talvez possa ser o mais preparado para desempenhar às funções, pelo conhecimento que já tenho das minhas atividades. O problema é que tenho tido dificuldade para tocar os projetos, estava até com animação para fazer um bom mês, mas essa semana problemas em cadeia começaram a aparecer e de resolução impossível ou muito complexa. Também descobri que meu salário está bem abaixo dos meus colegas, para ser equiparado aos meus colegas com igual conhecimento teórico, experiência e tamanho das responsabilidades eu precisaria que ele fosse reajusto em +25%. Isso me deixou frustrado. Também descobri que a empresa contratou dois profissionais do mercado para uma posição não muito longe de onde eu morava antes, fiquei chateado pois preferia morar lá do que aqui.

Vida Pessoal: Ando triste com a mudança para a capital, a cidade não é ruim. A questão é que longe de casa e caro para ir visitar a família, tenho saudades dos amigos de lá. Sou uma pessoa mais fechada, não faço amizades tão fácil. Imagino que seja questão de tempo para se acostumar por aqui, mas não tem sido fácil. Por ora vou levanto, mas a ideia hoje é buscar voltar para o meu estado.

AVISO: Esse blog é apenas um relato de experiências e opiniões pessoais, trata-se da visão do autor e aplicada apenas a singular realidade social, psicológica e econômica em que ele está inserido. Tendo isso em mente o leitor deve desconsiderar qualquer postagem ou comentário desse blog para a tomada de decisão sobre investimentos. Se você leitor deseja orientação de investimentos, procure profissionais qualificados.

15 comentários:

  1. Concordo totalmente. Aporte bom e desempenho estável. Passamos por uns anos difíceis (2021, 2022). As coisas estão ficando mais tranquilas parece. Abs

    ResponderExcluir
  2. Com relação a mudança para a capital, pelo visto o que está pegando nem é o fato de ser uma capital, cidade grande etc. O problema está sendo a distância do núcleo familiar e amigos.
    Acredito que a maioria das pessoas tem essa dificuldade, e se você fizesse o caminho contrário, saísse da capital e fosse pra sua cidade, também estranharia.
    Em gerações anteriores a nossa, os filhos saiam de casa aos 18, 19, 20 anos e na maioria das vezes não voltavam. Hoje... moro em cidade pequena e dos que saem a metade em pouco tempo está de volta.
    A cidade aqui é uma maravilha? Não, inclusive em alguns momento acho uma merda.
    Mas a vida aqui encaixota demais as pessoas, cidade muito pequena é um gaiolão, quem tem família num local assim tem toda a suas referências no mesmo local e hoje boa parte das pessoas não demonstram disposição pra encarar os desconfortos que pessoas anteriores a nós encararam.
    Não sou idoso, nem cheguei aos 40, não sou saudosista, nada disso. Mas acho que isso é um fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Acho que faz sentido o que você falou.

      A questão é que não sinto vontade de voltar a morar na mesma cidade da família, mas acho que seria melhor estar mais próximo (até 5 horas de distância de carro ).

      Hoje só consigo visitar minha família em um combo de dois voos + 2h30 de carro. Acaba sendo caro, cansativo e complexo.

      Mas tudo é fase, nada é definitivo.
      Abraços,
      Pi

      Excluir
  3. Renda passiva bem boa, e a Gerdau é uma empresa que eu também tenho vontade de ter na carteira. Veremos...O Bradesco realmente parece meio paradão em termos de atividades, e o Itaú "mudou" até a logomarca recentemente, e ao menos tem querido aparecer bastante, numa estratégia de marketing agressivo pelo que me parece. O Bradesco tinha o costume de dar bonificação de 10% "todo" ano (não sei desde quando), mas ano passado não teve. Será que esse ano vão fazer? Tinha gente que comprava esperando ansiosamente essas bonificações anuais... Como eu só comprei ações do Bradesco em 2021, cheguei a pegar a bonificação de 2022, pelo menos isso! Por outro lado, ele ainda lucra bilhões. Pode ser que os executivos o coloquem de novo nos trilhos, vamos ver... bem ou mal é um "Bancão".

    Sobre a questão da mudança de cidade, a grama do vizinho é sempre mais verde. Eu moro numa cidade de média para grande, e sonho em morar numa cidade pequena, e pelo que o anon escreveu acima, muita gente que mora na cidade pequena quer ir morar numa grande por achar a vida muito pacata e parada (o mesmo motivo pelo qual eu gostaria de morar na cidade pequena - eu quero a vida calma e pacata!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou o anon do comentário acima.
      Eu já morei numa cidade da região metropolitana de São Paulo onde nasci e morei até os 21 anos e a partir daí moro em cidade pequena.
      Moro aqui a vários anos, sou funcionário público aqui, me formei em curso superior na região, enfim digo isso pra ilustrar que já tenho um bom conhecimento daqui.
      Eu acho que a mudança da cidade menor pra maior não é só pelas menores serem mais pacatas. O que é bem relativo, pois quando morava na cidade grande conheci bairros tranquilos.
      Há bairros em cidades médias e grandes mais pacatos que o centro de algumas cidades de 30 mil habitantes. Experimente morar numa cidade pequena próximo ou vizinho a um bar ou clube...
      Essas coisas as vezes são bem relativas...
      Eu não reclamo do fato de onde moro ser calmo ou pacato, o que como disse em alguns pontos pode ser uma visão parcial. O que cansa muitas vezes é a mesmice, as fofocas, as mesmas conversas que ouvimos durante anos, as picuinhas e papos furados, a limitação do mercado de trabalho entre outras coisas.
      As vezes você se sente numa gaiola num local assim. Cidades abaixo de 20, 15 mil habitantes podem ser legais pra visitar, mas a longo prazo pode ser massante.
      Quando eu tiro férias eu nem tenho quase pra onde ir aqui na cidade, porque já ando aqui quase todo dia, até pra jogar conversa fora, são as mesmas pessoas.
      Nem vou me alongar muito. Quem é nascido e criado em cidade pequena eu entendo que as referências estão aqui e é mais difícil se soltar, embora no passado mais gente se soltava. Mas pra quem não é dessas cidades, sinceramente não vejo tantas vantagens, porque há limitações importantes.
      Quem não gosta de cidade grande pode procurar uma média.

      Excluir
    2. Mago,

      Gerdau tenho na carteira faz um tempo, acabei comprando por conta de que acabou sendo o papel que estava para trás na carteira, confesso que o momento não parece muito bom, muito por conta do excesso de aço chinês. Entretanto a empresa é disciplinada e mesmo que fique parada no patamar atual, estou satisfeito.

      Sobre Bradesco, os problemas são grandes lá dentro. O banco parece muito atrasado e acho que do ponto de vista do cliente ele também tá machucado. Só ver as agências, enquanto a concorrência tem espaços novos e modernos, o Bradesco tem a maioria delas caindo aos pedaços. Você tem que ver nas cidades do interior como essa diferença para os concorrentes é nítida, e não estou falando de cidadezinha não, pode pegar cidade de 100k habitantes para cima, a maioria das agências poderiam ser usadas como locação para novela ambientada nos anos 90.

      Anon,

      Suas percepções sobre a vida no interior são ótimos. Morei por mais de duas décadas em uma cidade com nem 10 mil habitantes e é exatamente como você descreve.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  4. Por mim o Lula poderia passar os 4 anos do mandato dele viajando, se divertindo e nos deixando em paz. Cada vez eu concordo mais com o Guia do Mochileiro das Galáxias, político bom é político inútil. Muito ajuda quem não atrapalha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mendigo,

      Ele entrou nessa vibe no começo do ano passado, mas o pessoal pegou no pé dele para ficar em casa.

      Quando ele tá entretido com a política externa às coisas vão melhor.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    2. Lula já é velho, tem mais é que viajar mesmo, excursão com a Janja kkkk

      Excluir
  5. Olá PI, bom dia

    "Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo" de autor desconhecido.

    Parabéns pela renda passiva, o dinheiro pingando de maneira consistente ajuda e muito no nosso psicológico para manter na caminhada até a tão sonhada Independência Financeira.

    Compreendo sua tristeza, morei durante dois anos no interior do estado antes de vim para a capital. A diferença de rede de relacionamento é muito grande, sugiro procurar algum grupo que você se identifique (dança, capoeira, academia, escotismo, etc.). A vantagem que as opções na cidade grande são bem variadas.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAR,

      Pode fazer sentido essa ideia, mas a questão é: eu quero criar laços que me prendam aqui?

      A verdade é que na minha cidade anterior (de menos de 200k), mas já não era minha cidade de origem eu realmente gostava de viver.

      Vamos ver o que acontece.

      Tem uma questão de adaptação psicológica, vou mantendo vocês informados.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  6. Fala PI! É bem paia ser forasteiro, eu mesmo quero sair daqui, ficar mais perto da família, ter uma vida mais pacata, mas aí é de cada um, já sei o teor da cidade grande faz tempo, ainda mais aqui que cada dia mais piora, com trânsito até no calcanhar do Judas. Um abraço, meu nobre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paul,

      Pior que nisso nem posso reclamar da cidade, moro perto do trabalho e vou caminhando até lá.

      A questão é que a logística e o financeiro não tem tornado tão fácil manter visitar a família.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  7. PI, na minha opinião o Lula está falando MAIS bosta que o Bolsonaro. Nossa imagem de anão diplomático está sendo absolutamente sacramentada com a quantidade de esgoto que tem saído da boca desse ex presidiário.

    Sobre essa questão do seu salário, eu entendo muito bem o se sentimento. No meu trabalho anterior eu estava na mesma situação, ou seja, eu ganhava MUITO MENOS que a maioria dos meus pares. Nessas horas eu me pergunto pra que diabos serve o RH das empresas, além de querer ficar metendo pautas woke e progressistas goela abaixo dos empregados.

    Eu cheguei à conclusão que uma das únicas maneiras certas de ver sua renda aumentar de maneira significativa nesse mundo corporativo é ficar pulando de galho, ou seja, trocando de emprego por melhores ofertas de salário.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir