quarta-feira, 1 de abril de 2020

Fechamento Março/2020: R$ 151.863,78 (-1,61%)


Nem a pau que eu esperava isso de Março, já dizia Tom Jobim que "são as águas de março fechando o verão, é a promessa da vida no teu coração", e foi isso mesmo em Março de 2020, o bull market terminou e o verão ensolarado da bolsa brasileira foi embora, agora começa a chuva e descobrimos quem construiu seu abrigo e comprou guarda-chuva e quem achou que o verão era eterno.
Eu senti a minha carteira cair nesse mês, foi muito mais do que eu esperava, exatos -1,61% de queda no fechamento do mês, na verdade até é de se comemorar pois no pior momento eu estava me aproximando dos 4% de queda, foi naqueles dias onde até os pré-fixados do tesouro começaram a sofrer uma forte desvalorização.
A única boa notícia do mês é que consegui fazer um aporte bem mais gordo, foram R$ 3.837,00 aportados, com isso eu cheguei mais ou menos na metade do que eu pretendia aportar em 2020. Esse aporte alto não deve se repetir em Abril, se meus planos derem certos será um mês de muito mais gastos, todos na área de saúde, já projeto um mês sem aportes.
Veja um painel da minha carteira e sua evolução:
A rentabilidade do ano de -1,61% não estava nem no meu pior cenário para o trimestre, nas minhas projeções no pior dos mundos eu teria rentabilidade nula, porém o pior dos mundos sempre pode ser pior.
Resolvi nesse mês divulgar minha carteira de ações e FII's para vocês, além delas tenho também o IVVB11 na renda variável. Vou deixar apenas para ilustrar a participação de cada ativo na renda variável. 
Como podemos ver com exceção de TIET11 todas às minhas ações tem rentabilidade histórica negativa, e essa crise tem me ensinado algumas lições: eu não tenho um perfil agressivo em ações e por isso tenho que apostar em empresas mais sólidas, que talvez não tenham um potencial tão grande de valorização, mas que são mais resilientes quando começa alguma crise, ao mesmo tempo tenho que ficar de olho para não comprar topo de nenhuma ação. Eu digo isso pois assisti duas ações da carteira me ensinarem essa lição, a primeira VVAR3 que comprei uma pequena posição e que é o pior resultado histórico com -61%, é uma empresa que apostei na alta e melhora dos resultados, mas não me atentei que sua fragilidade é grande demais e que minha estratégia só daria certo em um cenário otimista para 2020. O outro arrependimento é BBDC4, é uma ação excelente, porém comprei em um topo histórico e acumulo -45% de queda, não pretendo comprar novamente no curto prazo, mas vou segurar a posição.
A escolha de TIET11 e depois de TAEE11 foi acertada, ambas do setor elétrico e são resilientes (em especial a última), não é por acaso que são minhas melhores performances históricas.

Nos FIIs eu não tenho muito o que comentar, compro sempre pensando nos dividendos, porém tenho um pouco de pé atrás, acredito que vão cair quando aprovar a tributação de dividendos e tenho dúvidas sobre se voltarão a reagir no médio prazo.

APORTE DO MÊS: Aportei em ITSA4 (adoro essa ação, só não compro mais pois fico um pé atrás de me expor ao setor financeiro enquanto não fica muito claro até onde fintechs podem impactar os resultados), TAEE11 (precisava de uma transmissora), MXRF11 (o famosinho entre os FII's, comprei pelo bom DY) e RBFF11 (talvez não aportaria se fosse hoje).

 -
VIDA PESSOAL: Tentei ser o mais frugal possível no mês, e com isso praticamente não sai de casa, o que contribuiu para o aporte. O meu maior temor é o trabalho, essa crise de COVID19 com certeza vai gerar demissões, estou preocupado com essa possibilidade e não quero ser demitido, é um momento horrível pra isso acontecer. Peço a Deus, que proteja todos os brasileiros do desemprego.

IMPORTANTE: Esse é um blog de cunho pessoal, nada do que escrevo aqui deve ser levado como recomendação de investimento, estou apenas compartilhando minhas experiências e não recomendo a ninguém que tome decisões baseadas em algo que eu escrevo. Caso você deseja orientação sobre investimentos procure especialistas no assunto.

4 comentários:

  1. Queda de menos de 2% no banho de sangue que foi esse mês está ótimo. Minha carteira derreteu 10,5%, o importante é cada um investir de acordo com o próprio limite de tolerância para volatilidade. Vamos fazer uma corrente de fé para que a quarentena seja o mais breve possível e que os estragos na saúde e economia sejam mínimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      É a triste realidade, precisamos torcer para tudo se resolver o quanto antes.

      Que Deus proteja nossa saúde e nossa renda.

      Excluir
  2. Primeira vez aqui. Parabéns pelo blog. Li desde o primeiro post. Vi que quer entrar no Ranking da Blogsfera. Comecei a pouco mais de um ano. Estou no ranking.

    Acho que você foi bem. Perdi mais porque minha exposição à renda variável é maior que a sua. Mas acho importantíssimo ter Tesouro Direto, especialmente pós, mas sabendo que não é para resgatar antes da data de vencimento. Por volta de 60% de meu patrimônio está em TD e foi exatamente esta parcela que me deu certa tranquilidade mesmo vendo o volume de minha carteira previdenciária cair.

    Com relação aos ativos escolhidos, não vi nenhum problema. Acho que ser conversador agora é mais indicado até porque não sabemos por quanto tempo a crise e a quarentena irão persisitir.

    Sucesso!!!!


    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    MInha primeira vez aqui também (além de eu ser novatíssimo na finansfera). TIET11 é um ativo que pretendo me posicionar, mas o que acabou evitando que eu o fizesse foi o fato de que, quando eu estava pensando em adquiri-lo (lá pro início de março desse ano), ele estava em uma alta histórica...aí acabeu não comprando e fui pra outros ativos. Mas ainda pretendo entrar nele!

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir