quinta-feira, 11 de junho de 2020

MINHA VIDA: Nunca foi sorte!

Que coisa mais triste é ver gente dizendo que alguém teve “sorte” quando esse alguém veio da classe baixa e sem nenhum tipo de privilégio ou prêmio da loteria, mas conseguiu melhorar de vida.

Eu nasci e cresci em família pobre, e vez ou outra alguém me diz que “Pi, mas você teve sorte”, pois eu digo que sorte foi uma das poucas coisas que tive na minha vida. O que eu sempre tive foi esforço, consciência e uma proteção de Deus essa última que não faço por merecer.

Enquanto eu crescia nunca tive condições de cursar escola particular ou de cursinhos de idioma ou pré-vestibular, sempre tive que me contentar com a velha escola pública brasileira e a internet para tentar aprender o máximo que eu conseguia. Vários colegas da minha idade vinham de famílias que conseguiam bancar estudos de primeira linha, mas confesso que não vi nenhum deles saber tirar proveito disso.

Quando passei no vestibular e fui cursar a faculdade a minha vida não era nada fácil, eu tinha exatos 30 minutos entre bater o ponto de saída no meu trabalho e o ônibus fazer a única saída do dia pra faculdade (não esqueçam que moro em cidadezinha de interior) em outra cidade. Quantas vezes não tive que me virar nos trinta debaixo de temporal pra não perder o ônibus, tinha que ir a pé até o ponto de ônibus e acabava me molhando. Vários alunos que iam também pra faculdade, conseguiam ir de carro pra faculdade ou pelo menos até o ponto de ônibus, nessas horas eu perguntava a Deus: o senhor é justo comigo? Ele me respondia, mas a resposta de Deus nem sempre conseguimos entender na hora.

Na faculdade eu sempre tentei tirar o máximo possível das aulas, tinha bons, ótimos e péssimos professores, mas independente do quão difícil fosse a matéria ou estressante fosse o meu dia, a faculdade sempre foi meu lugar preferido, lá conheci também meus melhores amigos.

Infelizmente quando arranjei um emprego eu aprendi logo cedo a ter que gastar pouco, na época ganhava um salário mínimo. Acabou que nunca consegui participar de festas universitárias e “saideiras” pra bares, eu nunca tinha dinheiro, na verdade às vezes sobrava um pouquinho, mas eu tinha tanto medo de perder o emprego e não ter como continuar estudando que comecei a guardar desde cedo esse dinheiro.

No trabalho acabei conseguindo uma promoção quase um ano depois de ser contratado, a promoção dava um up no meu salário, eu passava a ganhar cerca de 2 salários mínimos. Eu sempre me considerei um funcionário mediano, não achava que fazia nada de especial, mas meu chefe me disse tempos depois que eu nunca dei trabalho pra ele, sempre cheguei no horário, sempre me esforcei mesmo quando não sabia fazer as coisas e sempre que ele me passou uma tarefa eu corria atrás de fazer, os outros colegas do meu setor e de mesmo cargo eram mais largados, e esses mesmos colegas disseram que eu tinha sorte de ser promovido e que não merecia, pois era só um recém-chegado e eles estavam a mais tempo.

É a partir dessa promoção que começou a sobrar dinheiro, mas resolvi que o aumento precisava ser poupado, claro que consegui separar um pouquinho pra sair uma vez ou outra no mês pra tomar um refrigerante na faculdade e comer um salgado, mas a prioridade era guardar dinheiro.

E foi apenas seis meses depois dessa promoção que surgiu uma nova promoção, a partir daí eu fui promovido ao cargo dos sonhos no departamento, o salário dobrou mais uma vez, e havia alguns bônus e tudo mais. Continuei poupando dinheiro o máximo possível, com o passar dos meses eu ia guardando cada vez mais e construindo uma reserva. Os colegas de trabalho continuavam gastando todo o salário e na faculdade o que não faltava era gente gastando tudo em bebidas e festas universitárias. Como sempre tiver perfil anti-social e meu círculo de amizade também, nunca fui nessas festas.

Nessa época da faculdade conheci aquela que eu imaginei ser “o amor da minha vida”, infelizmente não era nada disso, confesso que me apaixonei e eu tinha poucas experiências amorosas na vida, levou alguns meses pra mim cair na real que ela só queria me sugar, ela não era quem parecia ser (ou quem eu queria que fosse?), e que não ia rolar nada além da friendzone, meus amigos me avisaram e resisti em acreditar, até que percebi a realidade de uma forma não agradável, decidi cortar completamente qualquer contato, confesso que demorei muito mais tempo pra esquecer, mas sabia que cedo ou tarde ela seria só passado e um tempo depois foi isso que aconteceu.

Mais ou menos na mesma época que eu me metia nessa “ilusão amorosa”  começou a martelar na minha cabeça que por mais que eu tivesse um cargo bacana na empresa, eu estava muito distante da minha área de graduação e eu queria voltar pra esse caminho, pois não queria ter um diploma debaixo do braço e não aplicar na prática. Nesse meio tempo resolvi mandar um currículo para outra empresa que descobri que abriria uma vaga. Uns dois meses depois surgiu uma ligação perguntando se eu gostaria de participar do processo seletivo? Topei. Fui aprovado.

O novo emprego veio e novamente acompanhado com as conversas de que eu tinha sorte por parte de quem mal me conhecia, inclusive alguns familiares começaram a ficar com “inveja” (???) e fazer comentários depreciativos sobre mim. No novo emprego consegui bons ganhos salariais e meses depois rolou uma promoção para o cargo que ocupo até hoje.

Acabei me formando na faculdade.

Depois da faculdade resolvi que precisava priorizar minha vida, com uma parte da grana que eu tinha guardado acabei comprando meu carro (um passivo vital no interiorzão) e agora tinha liberdade para ir e vir (e o fim dos banhos de chuva). Também percebi que tinha problemas com ansiedade e na época resolvi dar uma mudada de vida e comecei a perder peso, foram 20kg em pouco mais de um ano.

Comecei a controlar minha vida financeira em planilhas, e a melhorar meus aportes, passei a acompanhar de perto a rentabilidade dos meus investimentos e a melhorar meus aportes. Busquei melhorar meu desenvolvimento profissional com cursos e finalmente chegamos aos dias atuais...

-

O que digo é que minha vida não foi fácil, sempre fui pobre, nasci em família humilde e meus pais nunca tiveram empregos de classe média ou as mesmas oportunidade de estudo que eu tive, nunca fui bom em esportes, nunca fui o popular da sala, nunca fui o que as meninas se ofereciam pra ficar,  sempre tive consciência de que a vida não é justa, que eu estava na corrida da vida como os outros, mas que a corrida não era igual para todo mundo, alguns largavam na frente e que cabia a mim me esforçar para alcançar os outros.

Nunca quis ser "o melhor", meu único objetivo é ter uma vida normal, ser um cara mediano, com tranquilidade financeira e boa saúde, não quero ser famoso, não quero ser um desses bilionário, só quero viver a vida com dignidade. 

Não tenho uma vida perfeita, tenho muitos problemas, mas confesso que sinto orgulho de quem sou e até onde já cheguei.

26 comentários:

  1. Muito bacana, Poupador.

    Percebo que, de uma maneira geral, a blogosfera retrata razoavelmente bem a sociedade brasileira: temos aqueles que já largaram na frente e cresceram com uma base muito boa, e temos os que partiram exatamente do zero e tem que se esforçar muito pra conseguir algo. Eu também estou na segunda metade, sei bem como é difícil alçar voos mais altos quando nossas asas só crescem com muito esforço. Por mais clichê que possa parecer, vemos nesses momentos como a sede por ir mais longe, de fato, pode transformar a nossa vida.

    Abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Engenheiro,

      Acho perfeito sua colocação e essa sensação de ter asas menores é realmente verídica, mas a vida é assim, infelizmente nem todos nasceram com condições iguais, mas resta a nós que somos do segundo grupo correr atrás do prejuízo. O esforço traz a recompensa!

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  2. A vida é o que ela é, só nos cabe enfrentar a realidade a qual estamos submetidos da melhor forma possível e você mostrou que fez isso apesar de todas as barreiras. Tem que se sentir orgulhoso mesmo, parabéns PI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.

      Temos que ter orgulho de nossas vidas, do que conquistamos e de quem somos!

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  3. Olá, Poupador, teu blog está de parabéns! Muito sucesso na caminhada, tu merece... E lembre-se sempre, aquele velho clichê, quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho ;) vai pra cima, meu amigo! O céu é o limite.

    ResponderExcluir
  4. Bacana o seu relato!!!! Aqui na blogosfera a grande maioria tem lutado na raça sempre!!! Não podemos parar de evoluir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gari.

      A blogosfera está cheio de guerreiros mesmo, praticamente todos nós (isto para não dizer TODOS) lutamos dia a dia para construir nosso presente e nosso futuro, a escolha foi sermos diferentes.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  5. os fracos dirão que é sorte
    os fortes reconhecem o esforço
    parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Show de bola PI. Gosto de ver esse tipo de relato.

    Engraçado que muitos adoram reclamar que a vida é dificil, que não tem oportunidade, que a coisa ta feia, crise...

    Mas poucos são os que estão dispostos a sacrificar o HOJE por um AMANHÃ melhor.

    Já li de um grande psicológo/filósofo que na opinião dele, observando histórias de sucesso, ele chegou somente a uma conclusão.

    Deus gosta de quem se sacrifica para conseguir alguma coisa.. Esse sim será abençoado.

    Pois, acredito que foi o seu caso. E acho que esse é o caminho para todos que querem melhorar de vida.. SE SACRIFICAR!

    No mais, queria dizer uma coisa para você fazer uma reflexão.

    Você disse que não quer ser um bilionário, só quer ser um cara normal.

    Eu entendo completamente isso, e acredito ser a vontade de 99% das pessoas, a diferença que você faz por onde para melhorar a situação.

    Só cuidado para a sua via não ser VAZIA e SEM PROPÓSITO quando chegar em certa instabilidade.

    Oque move muitos "Ifers" é um dia chegar na aposentadoria, mas a maioria entra em total desgosto da vida depois que alcança esse desafio.

    Hoje meu Mindset é totalmente diferente, e para mim, não existe propósito maior que SERVIR PESSOAS, GERAR EMPREGOS, CONVERSAR COM PESSOAS.

    E percebi que esse é o Mindset de grandes empresários, temos hoje uma visão distorcida desses caras que tem muito dinheiro, achamos que eles são Workaholics e fazem tudo por dinheiro.

    Mas não é, estudando um pouco sobre a vida deles, percebi que há um objetivo maior por trás, e é isso que traz sentido a vida deles.

    Termino com uma frase do Barão de Mauá

    " Não vejo sentido em ter dinheiro, se não for para ser aplicado em um empreendimento para gerar empregos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peão.

      Eu não tenho o sonho de virar vagabundo, mas quero viver uma vida onde a independência financeira me traga mais liberdade, mais saúde física e mental. O cotidiano do trabalho na iniciativa privada é exaustivo mentalmente. Sempre falo para quem me pergunta, se eu ganhasse na loteria hoje eu acho que continuaria trabalhando, no meu emprego? Talvez não, mas de alguma forma iria querer continuar servindo a sociedade.

      Excelente citação do Barão de Mauá, infelizmente não tivemos no século XIX brasileiros tão visionários como ele, se esse país tivesse se industrializado na época com certeza seríamos uma nação muito melhor e mais rica.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  7. Que belo relato de vida poupador!

    Me dá um pouco de raiva as pessoas que veem de longe o sucesso dos outros e julgam que é sorte, isso é muito típico da sociedade que estamos hoje e eu aprendi a ignorar isso cedo (minha história é um pouco parecido com a sua)

    Parabéns pela consciência e reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos uma nação com uma cultura que prega pouco o planejamento a paciência para alcançar resultados, você pode ver isso na política, econômica e na vida das pessoas. Tudo é sorte.

      Brasileiro não tem paciência.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  8. PI muito bom post cara, vc é humilde, pé no chão. Me identifico com caras como vc na blogosfera, nada contra os outros que tbm tem posts ótimos, mas sempre gosto mais dos blogs onde as pessoas começam a caminhada como eu, do zero.

    Uma sugestão: coloca a caixinha no seu blog pra gente cadastrar o e-mail e receber todo novo post por ele!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Bacana sua história de vida, PI. Vejo que sempre soube desde o começo o calor do dinheiro, soube guardar, conseguiu melhorar de vida e por aí vai. Você está no caminho certo para a Tranquilidade Financeira (TF)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que conseguir a TF é minha prioridade, eu gosto de trabalhar e a vida "ociosa" de um FIRE não me parece tão bacana, a IF pra mim significa levar a vida mais tranquila sem a preocupação se terá ou não emprego amanhã.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  10. Olá Poupador do Interior!

    Lendo seu relato lembrei do livro A Boa Sorte. Conhece? Se não, adianto que é um livro que fala que a sorte não é essa que muitos pregam. Ou seja, a sorte do acaso. Este livro aborda a sorte que é construída, que é feita por merecer.

    Assim como o seu caso. Você como muitos na blogosfera financeira (eu incluso) estamos lutando para construir essa sorte, melhor, independência financeira.

    É difícil, extremamente ainda mais para nós que largamos do zero. Mas se mantivermos o foco e nunca esquecemos o que precisamos para chegar lá, um dia somos contemplados.

    Esteja preparado para ouvir muitos "esse cara tem sorte, esse cara blah blah blah"

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inglês eu concordo com você.

      Ainda não li esse livro, vou salvar aqui para pesquisar ele depois.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
    2. muito bom Pi, vc é o tipo de cara que com certeza serve de inspiração para muitos caras que assim como eu querem parar se se preocupar com desemprego e uma vida com medo de ficar sem grana, eu gosto muito do blog do pobretão e gostei muito do seu parabéns, eu nao sou rico estou nesta empreitada do aporte também, abraços.

      Excluir
    3. Alerion, obrigado pelo comentário!

      É isso mesmo o que eu quero, não quero ser multimilionário (se eu for beleza kkk), só quero uma vida mais leve e despreocupada, colocar a cabeça no travesseiro e pensar de que se eu for demitido ou algum negócio meu falir, for roubado ou pegar fogo no dia seguinte não será o fim do mundo pra mim e que vou conseguir sobreviver.

      O que é IF pra mim? Paz de espírito.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  11. Fala Poupador! Parabéns pela sua trajetória! A vida para quem é fodido é muito mais difícil, mas você com trabalho se superou e se supera a cada dia. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Poupador, este é um grande relato.
    Estou há um ou dois dias tentando ler todo o relato, mas queria ter tempo pra ler de uma vez, entender toda história.
    Eu gosto muito de histórias como as suas, sua história lembra por muitas vezes a minha.
    É muito importante acordarmos cedo na vida para perceber que não nascemos em berço de ouro, e que se formos preguiçosos e deixarmos a vida nos levar, teremos uma vida medíocre. Saber disso desde o começo foi essencial pra minha vida.
    Parabéns pela trajetória, você é um vencedor e tenho certeza que este é só o começo.
    Largar do zero não é fácil, mas quem disse que seria?
    Então vamos pra cima!!
    Grande abraço e obrigado por compartilhar este inspirador relato conosco.
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stark, muito obrigado pelo comentário.

      Todos aqui somos vitoriosos na blogosfera.

      Abraços,

      Excluir