sábado, 1 de agosto de 2020

Fechamento Julho/2020: R$ 164.556,34 (+0,78%)


A Folha de S. Paulo publicou uma matéria interessantíssima sobre os entregadores de serviços de aplicativo, o serviço que já vinha ganhando espaço nos últimos quatro anos se popularizou ainda mais durante a pandemia, ao mesmo tempo em que as pessoas esquecem do principal protagonista desse sistema que é o entregador.

A pandemia tem evidenciado o abismo de oportunidades no nosso país, enquanto milhares de brasileiros enriquecem na crise, entram em quarentenas luxuosas em fazendas, condomínios ou praias paradisíacas uma outra parcela da população perde seus empregos e é empurrada para a informalidade e que agora é glamourizada, é preciso deixar claro que não sou contra o trabalho autônomo, mas se você ler essa reportagem da Folha de S. Paulo e não perceber que tem alguma coisa acontecendo na sociedade eu sinto lhe dizer mas você está vivendo em algum tipo de bolha. A questão aqui é de dignidade humana. 

Vamos ao fechamento do mês.



É mais um mês positivo e novamente com uma rentabilidade que considero das mais satisfatórias, por falta de entusiasmo para aportar e por enxergar que exista uma janela de oportunidade em meio ao pânico do mercado em meio a resultados negativos do segundo trimestre da maioria das empresas decidi que vou deixar o dinheiro na corretora e fazer algum aporte ao longo do mês.
A minha carteira está 85% em renda fixa (LCI e Tesouro Direto).

ETF's: O IVVB11 continua sendo minha única posição. No geral ele oscilou levemente para cima durante o mês, chegou a performar bem, porém o dólar em queda nos últimos dias e o humor negativo no mercado internacional deixaram ele com uma variação percentual levemente maior. É um queridinho e pretendo aportar nele como parte da minha estratégia de exposição no mercado internacional.

Ações: Sem aportes no mês o jeito foi acompanhar o desempenho da carteira de ações. No momento nenhuma das empresas que tenho em carteira estão no radar de venda, porém tenho acompanhado com mais atenção:
  • WEGE3: Com 47,3% de rentabilidade histórica é a minha melhor ação na carteira. Acho uma empresa fantástica, ramo de atividade sólido, sem concorrentes disruptivos e resultados positivos. O meu medo é que o papel esteja esticado demais, os múltiplos estão exagerados.
  • SUZB3: A Suzano está com 2,3% de rentabilidade histórica, é parte de um setor que gosto e é consolidada no setor. A Suzano tem me chamado atenção pelo endividamento astronômico da empresa, vou acompanhar como ela lida com essa situação.
  • Setor financeiro: Tenho na carteira ITSA4 e BBDC4, são minhas queridinhas (ainda que Bradesco tenha a pior performance histórica da carteira com -15% de rentabilidade), o meu receio é sobre a pressão da concorrência e regulamentação prejudicarem os resultados e os dividendos do setor.
FII's: Não aportei. Confesso que não sou especialista em FII's e tenho dificuldade em encontrar bons FIIs. Meu foco é encontrar um fundo bom, com uma gestão boa e com um DY sólido. Alguém sabe algum que vale a pena dar uma olhada?

Renda Fixa: Não aportei. Sem nada a declarar, continuo em Tesouro Direto e LCI.
-
VIDA PROFISSIONAL: O processo de mudanças na empresa continua a todo valor, a dança de cadeiras de funcionários está acontecendo, a rádio peão fala em demissões, mas nada de concreto tem acontecido nesse sentido. No geral foi um mês positivo no trabalho.

VIDA PESSOAL: Nada de relevante. Apenas o peso que está em um platô de 76kg e não vejo como reduzir, porém é um IMC dentro do considerado "normal" então eu não vou continuar buscando a queda de peso, o foco é manter nessa faixa.

IMPORTANTE: Esse é um blog de cunho pessoal, nada do que escrevo aqui deve ser levado como recomendação de investimento, estou apenas compartilhando minhas experiências e não recomendo a ninguém que tome decisões baseadas em algo que eu escrevo. Caso você deseja orientação sobre investimentos procure especialistas no assunto.

15 comentários:

  1. Olá Poupador,

    Rentabilidade satisfatória se levar em consideração que você tem 85% em RF. 😄

    Também simpatizo com você em relação a situação que muitos "entregadores de app" enfrentam, situação bem complicada mesmo.

    Sobre os Fundos imobiliários, se você não tiver muita experiência, pode começar a investir via Fundo de Fundos, "terceirizar a gestão", por exemplo: HFOF11, RBFF11.

    Pode optar também por investir em fundos mais "diversificados" e com boa gestão, por exemplo: KNCR11 (recebíveis), KNRI11 (tijolo), HGLG11 (logística).

    Esses são alguns fundos perenes, que dificilmente irá trazer problemas. Você pode obter mais informações de tais fundos nos sites "Fundsexplorer" e "Clubefii".

    Espero ter ajudado de alguma forma!

    Abraços!
    https://axelrodcapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas sugestões de FIIs.

      Sobre os que você sugeriu eu já tenho na carteira o RBFF11 e o KNRI11.

      Os outros fundos eu já tinha pesquisado alguma coisa sobre eles, mas agora vou revisitar com mais "carinho" cada um.

      De todas as classes de FIIs a minha favorita são os Logísticos, me parecem os mais promissores a longo prazo pois não consigo imaginar um mundo sem balcões logísticos, por outro lado fico reticente com fundos expostos a agências bancárias e shopping centers.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  2. Matérias com esse tipo de título da nossa "mídia tradicional" têm que ser vistas com muito cuidado, Poupador..pense que em muitos casos esses entregadores poderiam estar passando fome no meio fio ao invés de estarem comendo uma marmita, pois estariam sem renda alguma.

    De qualquer forma, como disse o colega acima a sua rentabilidade realmente está ótima para uma carteira quase toda de RF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá engenheiro!

      Compreendo sua preocupação, mas eu acho que uma condição mínima de dignidade deve ser garantida a todas as pessoas, estamos nesse processo de precarização de relações de trabalho e onde a uberização da economia é glamourizada pelos liberais, pois na cabeça do liberal quem perde o emprego é só o funcionário e nunca o cliente.

      A dignidade mínima deve ser assegurada a todos os trabalhadores, se não corremos o risco de assistir uma escravidão moderna.

      -
      Em relação a rentabilidade da carteira eu posso dizer que estou muito satisfeito com o resultado do mês, foi um ótimo mês.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  3. De fato essa reportagem diz muito. Lembrei de um entregador que me trouxe um hamburgue e o cara foi muito atencioso, cuidado e gente boa na entrega, ele me marcou tanto que eu falei que ia deixar uma gorjeta pra ele e ele ficou super feliz, agradeceu muito e saiu com um sorriso alto. Na hora da gorjeta isso me contagiou e eu dei mais gorjeta do que o próprio valor do lanche.

    Mas tb vejo que esse tipo de trabalhadores são poucos, aqueles animados e que contagiam, também sei que existem milhares de entregadores que trabalham duro mas não ganham gorjeta, é foda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande X da questão é que muitos dos clientes esquecem que o entregador também é um ser humano, é preciso de empatia.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  4. Olá, PI.

    Muito bom seu patrimônio. WEG subiu igual foguete. Comprei há muito tempo e estou com uma rentabilidade bem alta.
    Sobre os entregadores. Eles tem que trabalhar a quantidade de hora que aguentarem. Eles não estão sendo forçado a trabalhar. Muitos estão falando que a remuneração aumentou muito nessa quarentena.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. WEG é incrível.

      Sobre os entregadores eu preciso discordar, essa lógica de trabalhar até onde aguentarem é complicada, precisamos levar em conta que ninguém trabalha como entregador pois gosta, trabalha pois o mercado de trabalho virou um verdadeiro lixo com poucas oportunidades e o que tem costuma ser em troca da alma do funcionário.

      Além disso a reportagem menciona jornadas muito longas, sem intervalo para descanso digo e alimentação e falando de trabalhadores desse perfil não podemos esquecer que muitos usam bikes o que é um esforço físico imenso. A longo prazo existem danos sérios na saúde que nenhuma dessas empresas de App vão se importar.

      Excluir
  5. Fala Poupador! 85% de RF e tá bom! É isso aí! preciso de mais um pouco de segurança no momento. Quanto aos entregadores, o ruim de ser "empreendedor de si mesmo" é o nível escravidão que você trabalha por uma merreca. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Concordo que o trabalho de entregador é precário, mas é aquilo: ruim com ele, pior sem ele. Se não fosse por ubereats, ifood, etc. ia ter muito mais gente passando fome e morando na rua do que já tem. O grande problema do BR é que aqui realmente é difícil ascender socialmente: não é tão complicado arrumar um emprego de 1.500, 2.000 reais, mas dar o salto pra 4.000, 5.000, é muito complicado, e pra receber 8.000, 10.000 já é um funil quase impossível para a vasta maioria das pessoas, até porque não são muitas as empresas que têm cacife para pagar esses salários... então o problema com os entregadores no Brasil é que isso deveria ser um bico, uma renda extra, ou um trabalho temporário, mas a nossa economia é tão fodida que muitos são obrigados pelas circunstâncias a tratar isso como um "emprego" permanente. É muito triste a nossa realidade brasileira. Enquanto isso nos EUA qualquer zé mané no início de carreira ganha o equivalente a um gerente médio daqui, pelo menos é o que me parece.

    ResponderExcluir
  7. Em relação aos FIIs, o meu critério é: imóveis bem localizados, multi imóvel, multi inquilino e administrador confiável.

    ResponderExcluir
  8. Olá, poupador! Excelente relato... tenho comigo em ajudar o máximo de pessoas ao meu redor, penso que só isso fará um efeito cascata para atingir e multiplicar o bem que podemos espalhar...

    Sobre FIIs tu viu o "etf" de fii do banco inter, bem legal... aportei nele! De resto o feijão com arroz mesmo, pessoal deu boas dicas, tenho vários dos que foram comentados, esses dias postei as porcentagens que tenho de fiis no blog, fique a vontade caso queira umas dicas!

    Enfim, vamos seguir esse 2020 e fazer o bem se multiplicar, façamos um futuro melhor para nossas crianças... Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhada na sua carteira de FIIs para entender melhor no que você tem investido e ver o que faz sentido também para mim.

      Obrigado por se disponibilizar.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir