quinta-feira, 13 de agosto de 2020

EX-GORDO: Minha jornada e considerações

O meu post de meio de mês nem seria sobre isso, na verdade eu entrei no blog para escrever sobre outro assunto, mas antes fui dar uma lida nos blogs do meu blogroll (sim, eu leio todos os posts de todo mundo que está listado ali, só comentar que infelizmente não consigo sempre). O texto do Cowboy me deixou impactado demais, na verdade eu comecei a escrever uma resposta lá no post dele mas acabou ficando tão longa que virava outro post e então resolvi escrever aqui.

Aqui está o link do Cowboy Investidor. Não leu? Corre lá então e depois volta aqui. Ah, o texto é bem polêmico.

 um restaurante localizado no no Reino Unido criou um hambúrguer ...

Ler aquele post me deixou muito pensativo na minha jornada em busca do emagrecimento e vi naquele post muito do que eu considerava como parte do meu antigo ‘eu’, e dois anos atrás eu provavelmente relutaria em aceitar o texto. Vamos dividir esse post em algumas etapas: primeiro alguns fatos sobre como eram as coisas quando eu era gordo.

  1.       Eu não tomava café-da-manhã, ia para o trabalho e depois almoçava perto das 12h, no almoço eu repetia pelo menos 2x. Depois voltava pro trabalho, a tarde não dava tempo pra comer e já ia direto pra faculdade, na faculdade quando minha condição financeiro melhorou eu acabei conseguindo sair um pouco com os colegas pra comer ou beber alguma coisa no intervalo, infelizmente isso foi muito mais frequente, normalmente 2x ou 3x por semana e convenhamos que comida de intervalo é uma das piores coisas que existe, aquelas fast foods e refrigerantes fazem um bem danado para o peso. Chegava em casa à noite e ainda jantava.
  2. .     Meus amigos sempre disseram que eu devia ir pra academia e perder o peso, só que como eu era gordo desde a pré-adolescência e nem lembrava como era ter um ‘peso normal’ e os benefícios que isso me traria eu me sentia bem.
  3. .     Confesso que ainda como pizza, macarrão, arroz, feijão, refrigerante, tortas salgadas e etc. Mas a diferença é que passei a privilegiar alguns alimentos: por exemplo, passei a comer mais carne, legumes e vegetais. Por sorte eu nunca tive problema em comer saladas, pelo contrário, sempre gostei. O X da questão é que eu comia quantidades enormes de arroz, feijão (sempre gostei), pizza, salgados e refrigerante, e tudo virava uma bomba calórica.
  4. .     Minha rotina na época não devia somar 500m de caminhada durante o dia, o resto era tudo motorizado. Sem atividade física e comendo a quantidade que eu comia era impossível perder peso.
  5. .      Não gosto muito de doces, sempre preferi salgados. Mas quem disse que comer 8 fatias de pizza e beber um refrigerante não é tão ruim quanto comer aquela fatia de bolo ou aquele milkshake de Ovomaltine? A comida “salgada” é cheia de açúcar.
  6. .      Aqui é um X importante, eu descobri só depois que estava na jornada que eu comia por ansiedade e por não ter o que fazer acabava me afogando na comida de forma inconsciente, aquela imagem que temos de uma pessoa chorando enquanto devora um prato de comida é totalmente fake, mas no subconsciente eu comia para esquecer os problemas.
  7. .    Eu não tinha força de vontade para emagrecer pois eu achava que emagrecer alguns quilos não significaria nada na prática e que uma pessoa de ‘peso normal’ tinha uma vida igual a minha.
  8.    Não, eu não achava que era tão gordo como eu acho hoje. É impactante e até constrangedor ver fotos minhas de 2,3 anos atrás.
  9.       Achava que eu tinha ossos grandes (kkkkkk) e que minha genética era assim mesmo e que eu nunca conseguiria mudar isso.
  10.      Eu achava que não havia nada de errado em ser gordo e que todos os problemas que eu tinha e que eram causados por ser gordo não estavam diretamente relacionados a essa condição.

Como foi a jornada?

            Passei alguns dias no começo de 2019 em uma outra unidade da empresa pois eles precisavam de uma força, foram poucos dias, mas era uma loucura a correria no dia-a-dia. Nesses dias acabei não almoçando e jantava muito pouco, e no último dia passando em frente uma farmácia resolvi me passar e estava quase 2kg mais magro e isso em poucos dias! Acabei ignorando isso de início, apesar de ter ficado surpreso.

            Passado algumas semanas me pesei em uma balança e vi que tinha engordado, e então pensei: “bom, se naqueles dias emagreci tudo aquilo sem dificuldades e não morri, acho que consigo novamente”. De inicio não controlei o peso, mas então resolvi levar a sério com pesagem semanal.

            O ponto de partida: 92,6kg e 1.77m de altura em março de 2019.

            A meta inicial era alcançar os 90kg, resolvi cortar o almoço e diminuir o jantar. O nosso corpo ajuda demais nas primeiras semanas, seguindo essa rotina tinha semanas de eu perder quase 1kg por semana e isso sem mudar a atividade física. Depois de passar pelos 90kg resolvi que queria buscar os 85kg e assim foram mais alguns meses, depois baixava para 83kg e depois para 81kg. Naturalmente é impossível manter o ritmo inicial de perca de peso, mas a “curva” apontava pra baixo.            

            No final de 2019 terminei com 79kg. E olha que minha meta era ficar abaixo de 90kg no final do ano.

            No começo de 2020 estabeleci que queria chegar ao IMC normal e dei um gás por mais algumas semanas, alcancei isso em meados de fevereiro e depois o peso continuou caindo aos poucos. No final de março alcancei o platô dos 76kg e desde lá não tenho conseguido descer o meu peso, parte disso é que surgiu uma questão de saúde não relacionada ao peso e/ou emagrecimento que me impede de fazer atividade física moderada/intensa e convenhamos que cortar na alimentação depois de chegar ao peso normal já não vai surtir mais efeitos.

            Me pesei hoje mesmo e estou com exatamente 75,9kg e um IMC de 24.2, ou seja, peso normal. Ainda tenho uma “barriguinha de leve”, sei que pra queimar ela preciso partir pra atividade física, mas estou restrito a fazer isso por pelo menos mais alguns meses.

Que mudanças eu percebi após me tornar um ex-gordo?

·         Troquei minhas calças jeans de tamanho 48 para 38. Sério, quando eu usava 48 eu não achava que minhas calças eram grandes. Esses dias peguei uma calça velha no guarda-roupa e comparei com uma calça nova, é chocante e constrangedor!

·         Troquei minhas camisetas de GG para M ou até mesmo P, senhores, que diferença! Agora tenho muito mais opção de camisetas nas lojas, o estoque de GG muitas vezes acabava rápido (tiragem menor) ou se quer tinha para aquele modelo.

·         Passei a suar menos, ou melhor, tipo pelo menos 75% menos. Antes qualquer dia fresco me deixava com aquelas pizzas, e até suava nas curvas dos “pneuzinhos”, agora é vida nova e convenhamos aquelas pizzas eram constrangedoras, mas achava que não tinha nada haver com ser gordo, achava que minha genética fazia eu suar mais, felizmente me enganei.

·         Alguns meses atrás fiz um trajeto a pé idêntico à um trajeto que eu fazia quando era gordo, meu Deus, que diferença. Antes bastava eu chegar na metade do caminho que me sentia cansado, suava e sofria de dores fortes no tornozelo. Agora eu faço com bastante tranquilidade.

·         É muito gratificante escutar das pessoas “nossa, como você emagreceu!” ou então “você está tão diferente!”

-

O que encerro dizendo é em especial aos leitores gordos: senhores, emagreçam! Se você não tem um diagnóstico médico que categoricamente diga que a culpa não é sua e que você não vai conseguir, então a culpa é sua! Emagreça, se você tem 120kg hoje e deveria ter 80kg, não coloque como meta os 80kg, pense assim: vou chegar em 114kg até o final do ano, depois se chegar coloque pequenas metas extras, vá descendo devagar seu peso, talvez você não chegue nos 80kg, mas te garanto se chegar na metade do caminho já vai ser incrível!

Priorize você! Priorize sua saúde!

22 comentários:

  1. Olá, PI.

    Muito obrigado pela indicação.
    Parabéns! Gostei de ver. É isso mesmo. Esse negócio de perder peso tem que mirar aos poucos e ter persistência.
    Tem que ter controle na comida, pois quando a gente abrir os olhos a coisa já está feia.

    Você está com o peso muito bom. Acabar com a barriga chapada é muito difícil. Já vi uns educadores falando que é uma das coisas mais complicada. O importante é que você está muito bem.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabar com a barriga chapada é muito difícil
      Corrigindo. Ficar com a barriga chapada é muito difícil.

      Excluir
    2. Exatamente.

      Eu cheguei muito longe e estou satisfeito. Eu não almejo um corpo atlético, só quero perder um pouco de barriga, mas também não chega a ser uma prioridade.

      Para mim é mais importante ficar na faixa de 75kg-76kg, que é uma ótima faixa, abaixo disso acho que sem academia e musculação começa a ficar esquisita a aparência.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  2. Parabens!!!!!!! Voce caminhava todo dia e cortou bastante a alimentação diária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fiz atividade física, seja caminhadas, esportes ou academia, foi apenas apostando no deficit calórico.

      Só ando o que a minha rotina pede.

      Abraços
      Pi.

      Excluir
  3. Parabéns pelo esforço e sucesso. Sua história pode motivar muita gente e mostrar que é possível.

    ResponderExcluir
  4. Baita relato cara. Com certeza irá ajudar outras pessoas que tem esse problema. Mas a diferença que você conseguiu em tão pouco tempo, foi bem grande. E no texto, pareceu até fácil kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peão, sinceramente eu não achei tão difícil, o problema é o bloqueio mental.

      O emagrecimento é matemática, quando passei a cortar o almoço, café da tarde, café da manhã e os lanches da faculdade e passei a fazer só o jantar o deficit calórico fez o resto.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  5. Fala Poupador! Parabéns pela conquista! Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela trajetória!
    Continua no foco
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Nossa, excelente texto, mandou muito!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Poupador! A dos ossos grandes é épica hein hahahaha

    Parabéns cara, no final vale muito a pena não é? A rotina flui melhor, teu sono, teus estudos, tudo na engrenagem chamada vida vai ao seu favor, e digo isso, não pela questão estética(claro, isso é muito recompensador não é?), mas pela saúde mesmo! Fico feliz por você, meu caro!

    Eu sempre gostei de exercícios, academia, bike, corrida... É nisso que nos desestressamos e relaxamos de tudo...

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, a rotina flui bem melhor, o detalhe é que a obesidade faz a gente esquecer de como é a vida com o peso dentro do normal, então acabamos não acreditando nos impactos da mudança.

      Eu infelizmente nunca gostei de exercícios físicos e consegui fazer tudo isso sem precisar de academia, mas é um diferencial que acelera e melhora o processo.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  9. Parabéns pela sua persistência,PI. Saúde em primeiro lugar. De que adianta ter dinheiro, carreira de sucesso, etc se não temos saúde para desfrutar?

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! Homem tem que fazer atividade física. Tem que ter bom preparo pra cair na porrada quando precisar.

    ResponderExcluir
  11. Foda tento a mais de 10 anos e nunca consigo manter o peso baixo, tive um acidente que deixou sequelas e não me permite fazer caminhadas ..Mas parabéns Espero um dia tbm conseguir , pois tenho muito medo de fazer a bariátrica.

    ResponderExcluir
  12. Fala, P.I. Sensacional o relato, parabéns pelo esforço e dedicação.

    Me identifiquei com a sua história, pois sou ex-obeso, pesava cerca de 104 kg, hoje estou com 85 kg, dei uma relaxada nessa quarentena, mas minha meta é chegar aos 77 kg. Também tenho 1,77, somos endomorfos kkk.

    O segredo é o deficit calórico, a mente, comer de modo saudável e fazer exercícios físicos. Se tiver disciplina e controlar a ansiedade, o emagrecimento ocorre naturalmente.

    Abraço, estou te adicionando ao meu Blogroll.

    ResponderExcluir