terça-feira, 13 de abril de 2021

#Curtinhas do Pi

Casamento

A morte do Duque de Edimburgo me colocou a pensar sobre o casamento. O Duque era um homem de sorte, a rainha se apaixonou por ele quando ela tinha 13 anos, sendo o primeiro e único amor da monarca. Um casamento de 73 anos, com muito companheirismo de ambos os lados. Eu sinceramente não sei se é possível encontrarmos casais como Philip e Elizabeth no século XXI.

Sobre o Duque é válido mencionar que ele foi um homem fantástico! Foi um grande militar, incentivador da indústria, cinema (presidente do BAFTA), pesquisa cientifica, proteção ambiental (fundador do WWF), preocupado com o papel da juventude na sociedade (Prêmio Duque de Edimburgo) e dono de um humor tipicamente britânico. Que homem senhoras e senhores,... que homem!

Vacinas


O Daily Mail levantou uma questão sobre a capacidade da vacina chinesa em pedir a pandemia, pelo que eles mostraram na tabela a vacina chinesa tem pouco mais da metade de eficácia em prevenir a doença, muito abaixo de outras vacinas (em especial às norte-americanas), mas consegue 84% de eficácia em evitar os casos graves. Hoje às apostas no Brasil é nela e na britânica, que justamente são às duas não tem uma performance tão empolgante em comparação às americanas.

CPI da COVID?

O que se quer com essa CPI? Sinceramente todo mundo sabe o quanto o Bolsonaro foi ineficaz nessa pandemia de COVID-19, os erros dele já são todos públicos. É uma verdadeira perda de tempo, os senadores deveriam se preocupar em votar projetos para o país.

Orçamento do governo

Falando em votação, que bizarrice estarmos em Abril de 2021 e não ter um orçamento para o governo trabalhar o ano. Esse é o tipo de matéria que na minha opinião deveria ter obrigatoriamente aprovada até 30 de novembro e se não o fosse deveria trancar a pauta do Congresso, onde já se viu começar o ano sem ter um orçamento? O mais engraçado é que a proposta atual do orçamento demorou tanto tempo para ser aprovada e mesmo assim está toda cagada.

Tesouro Pré-Fixado 2026

Acabei de consultar o Tesouro Direto, o título de 2026 tá ofertando 8,88% a.a, o dedo chega a coçar para comprar. A questão é: estamos a caminho de um surto global de inflação?

Reforma trabalhista e desemprego

"O povo precisará escolher entre mais direitos e nenhum emprego, ou menos direitos e mais emprego". Aparentemente o povo preferiu menos direitos para ter emprego, pois bem, até agora vemos mais desempenho e uma esculhambação completa dos trabalhadores de CLT. Que escolha maravilhosa!

Terceira via?

Falta um ano e meio para às eleições presidenciais, se você olhar o cenário das últimas duas eleições presidenciais faltando o mesmo tempo para a abertura das urnas o cenário sempre deu um giro imenso. A questão que fica é: a tal terceira via que todo mundo espera nos salvar do precipício, parece que tem mais gente torcendo por ela do que realmente disposto a votar nela.

Investir no exterior

Estou em dúvida ainda se invisto diretamente pelo exterior em alguma corretora americana, ou se continuo aqui no Brasil e passo a comprar BDR. O investimento no exterior é vantajoso para se proteger de perigosas regulações legais no Brasil ou de uma argentinização do câmbio, mas ao mesmo tempo é só complicar o já complicado IRPF.

Até quando dá para segurar o prejuízo?

A desculpa de ter prejuízo para crescer é válida até o momento em que seca o fluxo de investidores dispostos a aportar na empresa para cobrir os rombos. A pergunta que fica é: quando empresas deficitárias vão começar a dar lucro e tornar seus negócios sustentáveis financeiramente? O papo de CEO falando "damos prejuízo porque queremos" é bizarro, mas parece que só eu acho isso. Engraçado é ver analistas inventando métrica de análise para justificar essas bombas.

AVISO: Esse blog é apenas um relato de experiências e opiniões pessoais, trata-se da visão do autor e aplicada apenas a singular realidade social, psicológica e econômica em que ele está inserido. Tendo isso em mente o leitor deve desconsiderar qualquer postagem ou comentário desse blog para a tomada de decisão sobre investimentos. Se você leitor deseja orientação de investimentos, procure profissionais qualificados.

14 comentários:

  1. PI,
    Quanto ao IR de investimento no exterior, você só precisa fazer uma cola com o passo a passo e usá-la para os outros anos de IR, pois não muda. Depois que fizer uma vez, vai ver que não é difícil. Dá um pouco de trabalho caso seus ativos paguem dividendos, mas vc sabendo usar uma planilha, tirará de letra.

    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Concordo com você, inclusive a Avenue parece que disponibiliza uma ferramenta que auxilia muito no processo de declaração, o problema é que já acho minha carteira de RV muito diversificada, hoje ela é limitada ao Brasil e tem 24 ativos, caso eu investisse lá fora eu acho provável que chegasse a 30 ativos.

      A minha preocupação é ter tantos investimentos e tão diversificados que meu IRPF vire uma sopa e não sei se estou pronto para dar margem para a RF questionar minha declaração.

      Eu faço meu próprio imposto de renda (assim como 90% dos declarantes deveriam fazer) e sou honesto em toda a minha declaração e gosto de declarar cada centavo.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    2. Se for de ETF buy and hold é tranquilo. Se cair no stock picking, vai ser um inferno o IRPF.

      Excluir
  2. PI
    Em relação a investimento no exterior é super simples, a corretora avenue da tudo mastigado no IR e também a PASSFOLIO. Não sei qual é o seu perfil, caso for conservador invista em etf, que não da trabalho para declarar no informe. Pesquise sobre o assunto, não é um bicho de 7 cabeças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Eu sou conservador e o que me motiva a investir lá fora é justamente ETF's e investimento em grandes empresas de tecnologia.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  3. Precisamos de uma terceira via que unifique o país rumo ao desenvolvimento, chega de lula e Bolsonaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente o negócio é ficar batendo cabeça no 'Centro' e Lula e Bolsonaro nadando de braçadas.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  4. triste, mas nada na economia brasileira dá esperança
    investir em moeda forte e imigrar (para quem pode/quer/aguenta) parece ser a melhor opção

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a personalidade do brasileiro é o grande mal desse país, pois o nosso país é maravilhoso, clima agradável, terra boa, sem desastres naturais. O problema somos nós!

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  5. Vai dar Bolsonaro em 2022. Lula não tem chance, o cara é um criminoso. Terceira via é piada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chance ele tem. sendo criminoso ou não. isso é fato:

      https://www.google.com/search?q=pesquisa+bolsonaro&oq=pesquisa+bolsonaro&aqs=chrome..69i57j0i433l2j0l7.3670j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

      Excluir
    2. Não sei se vai dar Bolsonaro em 2022, espero que não.

      Sobre Lula, acho que se a eleição fosse HOJE ele teria chances muito boas de se eleger. A questão é que a eleição não é HOJE e é difícil prever o que teremos em 2022.

      O Bolsonaro depende do fim da pandemia e da melhora da economia para se reeleger, o interessante é que ele fez o possível para ajudar a pandemia a ferrar com tudo.
      E na economia ele tem um discurso de "ain a economia é prioridade blábláblá" mas é só discurso, a agenda econômica não saiu do lugar desde a Reforma da Previdência e não tem interesse.

      O Lula tá todo ferrado de problema e tá empatado com o Bolsonaro, mérito do Lula ou incompetência do Bolsonaro?

      Abraços,
      Pi

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    3. Sobre a terceira via, por enquanto eu não vi nenhum candidato interessante.

      Eu não estou pensando no meu voto para 2022, mas o cenário de hoje é bem desanimador.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  6. A morte do Duque realmente foi o fim de uma era. Fico imaginando como vai ser quando chegar a vez da Rainha...

    ResponderExcluir