sábado, 1 de maio de 2021

Fechamento Abril/2021: R$ 204.306,32 (+0,33%)

 

Esse governo é um escárnio completo, o mês inteiro foi dominado pela disputa envolvendo o Orçamento de 2021, inclusive me pergunto como é possível aprovar um orçamento depois do ano ter começado? Fruto da dupla competência de nosso Executivo e Legislativo.

O governo cortar o Censo 2021 é de uma piada completa, francamente todas às pessoas com o mínimo de neurônios funcionais sabem que o Censo é imprescindível para qualquer país, ainda mais quando esse país diz que pleiteia a entrada na OCDE de forma séria. O governo é tão absurdamente ridículo que mesmo antes de todo rebuliço da pandemia já cortava o tamanho do Censo, achando importante reduzir o questionário de perguntas quando na verdade deveríamos era ampliar ainda mais a qualidade da pesquisa. O desrespeito completo pela ciência e pela pesquisa é um ultraje para mim.

Eu sei que os colegas da blogosfera têm sua grande maioria preferência pelo governo atual, mas me desculpem, não consigo compactuar com essas atitudes. É muito retrocesso em coisas que não deveríamos estar retrocedendo.

Aproveitando para não passar pano aos governos Petistas e ao governo Temer, entre 2010 e 2020 era tempo o suficiente para colocar em prática a opção do preenchimento online do Censo Demográfico (e claro, sem abandonar a visita presencial dos agentes nos domicílios que não respondessem a versão online), mas parece que por preguiça mental ninguém quis colocar em prática uma iniciativa dessas, o que é muito comum em vários outros países. É surpreendente como independente do governo ser de direita ou de esquerda ninguém parece ter um plano de longo prazo para o país.

O mês parecia caminhar para uma rentabilidade alta, em dado momento cheguei a atualizar a planilha e indicava +0,70% de crescimento, porém logo veio a correção do mercado pressionada pela depreciação do dólar e pelo desempenho fraco de algumas ações com peso alto na carteira.

Ainda assim acredito que o acumulado de +0,40% no ano é positivo e espero manter ele com tendência ascendente até o final do ano para alcançar os meus objetivos de rentabilidade da carteira.


Em relação aos dividendos, o desempenho do mês foi satisfatório com R$ 136,38. O foco em ampliar a carteira de fundos imobiliários ao longo do primeiro trimestre do ano foi importante para alcançar o resultado, como podem observar no gráfico eles formam uma base crescente do resultado mensal.

Aportes: O mês foi de aportes acima do objetivo mensal e levemente abaixo do realizado em março, considero muito positivo o valor que consegui aportar.

Na hora de distribuir isso em ativos financeiros escolhi o clássico IVVB11, acabei aportando nele no finalzinho do mês e acho que foi uma boa oportunidade de entrada em um ativo que raramente passa por correções no preço da cota.

Aportei também em dois ativos novos, o “badalado” HASH11, que é o primeiro ETF de criptomoedas do Ibovespa. Confesso que não pretendo dar ao segmento de criptos uma participação relevante na carteira e aportei nele com duas premissas: primeiro, finalmente me expor a criptomoedas e segundo, garantir uma exposição segura e nenhum pouco complicado, pois a ideia de exposição direta me deixou receoso pela questão de segurança e não sou nenhum nerd de computador para entender todos aqueles mecanismos que podem ajudar a proteger a carteira.

Também voltei a adicionar um ativo de renda fixa, o Tesouro IPCA+2026, com um pequeno aporte na carteira. A verdade é que minha carteira de renda fixa estava abandonada e analisando percebi que devo ter um vencimento relevante em 2022 do Tesouro Pré-Fixado e então é hora de começar a montar uma nova posição. Na minha estratégia atual não me sinto confortável em comprar títulos para 20 ou 30 anos, pois se tratando de Brasil tudo é possível.

A sobrinha que ficou na corretora eu dediquei para a carteira de ações, eu quis focar em olhar os ativos onde eu estava com prejuízo e tentar aproveitar isso para reduzir o preço médio, optei por Engie Brasil e comprei essa ação, eu particularmente acredito no futuro da empresa e gosto do setor.

Ações: O destaque do mês fica por conta de AES Brasil, que desde a mudança de nome só tem derretido kkkkk’ vou ficar de olho no próximo balanço para atender melhor o que está acontecendo nesse ativo, é uma das minhas “ações fundadoras”.

A BB Seguridade também derreteu ainda mais em Abril, é uma empresa muito bacana e de um setor que eu gosto, ela está até abaixo do pior momento da pandemia, estou de olho na ação e quero ver como o balanço dela vai se comportar principalmente em relação à BrasilPrev. É uma ação que vinha pagando bons dividendos e na faixa de R$ 22-24 por mês eu vou colocar no radar dos próximos meses.

No setor financeiro, Itaúsa segue andando de lado, pessoal lá do fórum InvestingBR tá ficando louco com essa empresa. Eu particularmente continuo acreditando no negócio, para mim faz sentido a ideia de diversificação da holding e acredito que a volta dos bons dividendos do Itaú vai ajudar muito a empresa, não fiz novo aporte esse mês pois tinha opções mais interessantes. O Bradesco fez a bonificação de ações dele e lançou um novo programa de recompra de ações que foi celebrado, mas segue andando de lado na bolsa.

Já a Via (antiga Via Varejo) segue no meu radar e pode deixar a carteira se não mostrar o quer para o futuro.

Fundos Imobiliários: Todos estáveis durante o mês e nenhuma notícia preocupante de nenhum deles. É o que eu quero da minha carteira de Fundos Imobiliários.

ETF’s: O IVVB11 recuou -0,96% no mês, um dos poucos meses que apresentou retorno negativo em sua história. Eu continuo acreditando na tese e apostando na economia americana de longo prazo, fora do fato de proteção da carteira.

O HASH11 como já falei chegou para fazer companhia ao IVVB11, no momento vou ficar acompanhando o seu comportamento e confesso que nesses poucos dias o que chamou a atenção foi o quanto ele é volátil, imagina essa galera que só investe em bitcoins? Haja coração!

Renda Fixa: Para quem quer comprar novos títulos o mês ofereceu boas oportunidades, eu tenho um preço médio que considero adequado para os títulos pré-fixados e estou tranquilo com essa alta da SELIC.

Vida Profissional: Segue aquela sensação de que você faz, faz, faz e continua patinando no lugar. Falta de perspectiva profissional? Não sei. Vamos ver.

Vida Pessoal: Nada de relevante.

AVISO: Esse blog é apenas um relato de experiências e opiniões pessoais, trata-se da visão do autor e aplicada apenas a singular realidade social, psicológica e econômica em que ele está inserido. Tendo isso em mente o leitor deve desconsiderar qualquer postagem ou comentário desse blog para a tomada de decisão sobre investimentos. Se você leitor deseja orientação de investimentos, procure profissionais qualificados.

23 comentários:

  1. Tem algo que é coerente. Como é um governo que não trabalha com realidade, fatos ou dados, mas sim com alucinação e propaganda (lavagem cerebral, sendo mais exato, pelo que acompanho dos tuítes dos defensores robóticos), realmente nem faz sentido gastar com Censo. Quanto menos dados e realidade melhor. Concordo que é preguiça e desgoverno, mas também tem esse fator.

    Quanto a carteira, creio que BBSE deve se recuperar. PSSA3 por exemplo deu uma subida boa no mês. O BC parece enfim disposto a não deixar a inflação escapar da SELIC. Esses juros reais negativos no curto prazo não vão ser pra sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A,

      Excelente comentário!

      Nossa dívida está em trajetória explosiva, não temos capacidade de reduzir os gastos, esses juros baixos não são viáveis.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  2. bradesco é uma ação top demais (https://heavymetalinvestimentos.blogspot.com/2020/04/bbdc3-quantas-acoes-o-acionista-ganhou.html?zx=af75fe6f23ef915f)

    o governo é bom pra defender os interesses próprios, hehe.

    to no aguardo de 2022

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant,

      Eu lembro de ter lido esse artigo do Heavy Metal na época que ele publicou, mas a releitura foi prazerosa.

      Sobre BBDC eu tenho ele em carteira, mas não consigo aumentar posição por conta da presença de ITSA, hoje o setor financeiro tem 1/3 da minha carteira e comprar BBDC é aumentar essa dependência, estou acompanhando essa mudança de estratégia de ITSA para entender se ela está disposta a mudar de perfil se distanciando do Itaú e se tornando uma empresa diversificada, e assim permitir que BBDC ganhe espaço na carteira.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    2. 200k superado com sucesso hein, PI! Parabéns brother!

      O blog do investidor miserável tbm segue firme no nosso brasdescao da massa! Gosto demais dele, excelente banco com ótimo histórico de dividendos.

      Excluir
  3. Votei no MINTO. Infelizmente.
    Pensei que pior que a Dilma era impossível.
    Errei feio.
    O MINTO é muito pior que a Dilma.
    Pretendo não votar mais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil sempre dá para piorar, o meu medo é justamente que encontremos alguém ainda pior que Bolsonaro, por mais que eu considere isso quase impossível.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    2. droga, lembrei da lei de murphy...

      Excluir
  4. Eu tenho a mesma opinião que você em relação aos títulos do tesouro de 30 anos. O governo brasileiro, desde a proclamação da República, não tem uma verdadeira politica de Estado - trocando em miúdos, o Brasil não sabe o que quer ser quando crescer. Não tenho coragem de aplicar em títulos brasileiros con prazos tão longos. A parte da renda fixa na minha carteira eu sinto que vai ser só poupança mesmo (RE), e talvez títulos de prazos mais curtos, mas ainda vou estudar melhor o assunto. Na verdade, nunca estudei nada de renda fixa.
    Itaú está nos meus planos, não sei se a holding ou só o banco, ainda vou ver. Engie também está na minha mira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho confiança em títulos de longo prazo nem no BR e nem nos EUA, a sensação que tenho é que caminhamos para uma sociedade onde o politicamente correto será o vencedor e em algum momento toda essa ânsia por mais e mais gastos, combinada com um capitalismo extremamente selvagem e o avanço tecnológico vão aprofundar as desigualdades entre uma pequena elite dona dos meios de produção e o restante da população, quando isso acontecer os governos serão cobrados e vão querer "repactuar" títulos de dívida de longo prazo e foder com nós poupadores.

      Claro, mesmo sem essa minha teoria maluca o Brasil já tem um histórico complicado.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  5. Pi, é muito difícil elogiar o governo depois de tanta besteira nessa pandemia, ingerência sobre estatais, politicagem e enrolação para não implantar as reformas que são necessárias.
    É isso que me faz evitar estatais, mesmo com desconto.

    Como diria Roberto Campos, o Brasil se esforça muito para não dar certo.
    Ainda bem que as boas empresas, que estão na bolsa há anos, já aprenderam a "jogar no nível hard" que é esse país.
    E parabéns pela evolução do patrimônio.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da reforma da previdência (que na minha opinião foi muito mal feita ao proteger certos grupos de interesse da base do presidente) não houve nenhuma agenda de governo.

      O Paulo Guedes é totalmente inapto na minha opinião de ocupar o cargo de Ministro da Economia, ele tem uma visão de executivo privado e isso não funciona no serviço público é só ver as gestões flopadas dos políticos que se identificam nas campanhas como "Não sou político, sou gestor" (vide Doria). Ele fica fazendo promessas totalmente absurdas (das quais não é capaz de entregar nenhuma no prazo e nas condições prometidas) e fora várias ideias e comentários absurdos.

      A zona que é esse país fez empresas muito fortes, é só ver nosso setor bancário que é mais saudável e rentável que o norte-americano.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  6. Fala PI!

    Seu ritmo de aportes é muito bom, vai dar pra ir longe assim.
    Eu também tenh um percentual relevante da minha carteira de ações no Brasil no setor financeiro (BBDC, ITSA e infelizmente CIEL), mas é um setor que pretendo aportar mais. O que ocorre é que não tenho conseguido aportar muita coisa na Banânia. Pra mim tá muito difícil de enxergar um futuro minimamente decente nesse país. Eu votei no Bolsonaro realmente acreditando que era uma luz no fim do túnel, e vejo que estamos numa situação PIOR do que qulquer pesadelo poderia vislumbrar.

    Quando vejo de um lado os "lula livre" e do outro "meeeu presidente", tenho a impressão de que estamos completamente rodeados por retardados, e são esses retardados que votam. Fica muito difícil desse jeito.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Setor financeiro é muito tentador de aportar, em relação a Cielo eu nunca fui acionista e não pretendo ser, eu não acredito no modelo de negócio da empresa.

      Sobre sua opinião política? Concordo.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  7. Esse negócio de Censo é importante pra quem? Para o governo saber controlar melhor ou saber onde fazer mais desgraça? Pode falar negaciosta ou o que for, mas esse negócio de acreditar cegamente na "ciência" não cola mais. Sabemos que muito doutor de universidade federal ou do meio privado mama nas tetas dos recursos públicos e é óbvio que as opiniões emitidas por eles podem ser totalmente condicionadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante não apenas para o governo, mas também para às empresas e até mesmo para nós cidadãos comuns.

      Uma empresa varejista quer abrir uma loja em um shopping no interior do estado X, ela tem uma proposta de duas cidades diferentes e por valores diferentes, os dados obtidos com o Censo quando alinhados com cenários e projeções internas da companhia podem indicar qual empresa oferece maior mercado consumidor, qual mercado consumidor é mais rentável, qual o nível de concentração de renda do mercado, qual o grau de instrução da população e etc.

      No caso de pessoas físicas, uma pessoa comum gosta de investir em imóveis, ela pensa: vou comprar um terreno (ou uma casa) para investir, os dados do censo são ferramentas que auxiliam na projeção da população e indicam dados sobre o crescimento populacional.

      Eu mesmo já acompanhei estudos sobre a projeção de crescimento de cada cidade do meu estado em horizontes de 5 anos, 10 anos e 20 anos. Observei que cidades com tamanhos relativamente parecidos e que a primeiro momento parecem boas cidades, estão trilhando caminhos diferentes, enquanto algumas devem estagnar ou até decair na população, outras vão crescer muito acima da média nacional. Na hora de comprar um imóvel eu iria preferir escolher as cidades com maior potencial demográfico de longo prazo, assim até mesmo uma compra em um loteamento afastado de periferia dentro de 20 anos poderia se tornar uma área mais próxima de novas infraestruturas.

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  8. Fala PI odiador do bozo kkkkkk... Não importa quem venha, aqui todo mundo sabe que nada acontece feijoada. É ruim pro betinha desempregado, o concurso para o censo seria um bom quebra galho. Mas vamos falar de assunto bom. Parabéns pelo patrimônio, alfa patrimonial!!! Quanto à sensação de andar e não sair do lugar, tenho isso muitas vezes ao dia, é bem paia. Um abraço e fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKK

      Amigo, sou beta e me preocupo com essas coisas. A pior merda que um governo pode fazer é gerar desemprego, e é o que eu mais odeio nesse governo. O emprego tem que ser a prioridade, se o desemprego fosse de 6% os salários estariam sendo reajustados com ganhos reais e não precisaríamos aturar determinadas situações.

      O discursinho tosco Guedes de "mais direitos e menos emprego ou menos direitos e mais emprego" é balela pura, reduz o custo trabalhista a empresa vai lá e embolsa a diferença como lucro e foda-se.

      Obrigado pelo elogio sobre o patrimônio, quem me dera fosse alfa patrimonial, sou apenas acima da média da minha idade.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    2. Pior que eu também tenho essa teoria. Se reduzir custo trabalhista, com muita sorte ganharemos um pequeno aumento. Acredito que essa redução de custos serviria mesmo é para aumentar o salário dos diretores. Acho que só receberíamos um aumento significativo se tivesse muita, mas muita empresa, disputando funcionários a tapa, mas aqui no Brasil até parece que só temos meia dúzia de empresas grandes... aí fica difícil, elas têm todo o poder de barganha nesse jogo.

      Excluir
    3. e se tiver um aumento, será minúsculo.
      acabará diluído no aumento da cesta básica, hehe

      Excluir
    4. Mago e Scant,

      A realidade é dura, entretanto acho que nem Paulo Guedes acredita nesse discurso. Eu vejo naquele cara um discurso de CEO de grande empresa, o negócio dele é expandir os lucros, ele vive no meio da Elite e não conhece a realidade dos milhões de betas brasileiros.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  9. Olá Pi,

    Concordo com tudo que você disse, é um amadorismo tão grande desse governo que as vezes nem acredito, parece piada de mau gosto.

    Ótimos aportes! 😁

    A tua carteira não tem variações bruscas, qual a porcentagem em RF atualmente?

    Abraços!
    https://axelrodcapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Ela encerrou o mês de Abril com 68,6% em Renda Fixa, atualmente distribuídos em LCI, Tesouro Selic, Tesouro Pré-Fixado e Tesouro IPCA+.

      Abraços,
      Pi

      Excluir