quinta-feira, 1 de abril de 2021

Fechamento Março/2021: R$ 200.457,83 (+0,77%)


Eu sei que no mês passado o tema político não agradou à alguns amigos aqui da blogosfera, mas não vejo como ignorar tudo o que aconteceu nesse mês. O país parece que normalizou às mortes! Morrem 2 mil, 3 mil, 3,5 mil pessoas e parece que ninguém mais se importa.

Soma-se a isso o total desgoverno, estamos entregues a própria sorte. Quem devia liderar não lidera, e sinceramente já não sei se é falta de vontade ou inaptidão mental.

Não vou entrar mais profundamente nesse assunto, mas não posso deixar passar em branco, é preciso lembrar os 320 mil mortos.

O mercado financeiro foi generoso comigo esse mês, e contribuiu para encerrar a sequência de duas quedas consecutivas na rentabilidade mensal da carteira, consegue um fechamento com +0,77% de rentabilidade, a melhor parte do mês foi o fantástico marco de R$ 200 mil reais ultrapassado! É um patamar simbólico, mas estou muito contente!

A estratégia de investimento se mantém, continuo acreditando que os ruídos são temporários, ainda assim considero que é preciso manter no radar possíveis turbulências e mudanças de cenário com a retomada da alta dos juros no Brasil e a possível retomada nos EUA.

O mês veio com ótimos resultados em dividendos, foi o melhor mês desse ano e o segundo melhor da história nesse quesito. O total de R$ 174,91 recebidos no mês. O crescimento nos dividendos é parte da estratégia de objetivos desse ano e resolvi aportar preferencialmente em Fundos Imobiliários, pois como são sempre mensais é mais fácil que formem a "base" do recebimento de dividendos e que às ações funcionem como "plus".

Aportes: Foi aportado R$ 3.363,03 nesse mês, eu particularmente considerei um excelente aporte, consegui economizar muito em Março, a pandemia contribuiu muito para isso e o sentimento de insegurança financeira e de emprego contribuem para manter os "cintos" apertados por aqui. O aporte espetacular de fevereiro deve manter o título de o maior do ano e foi apenas um ponto totalmente fora da curva e fruto de rendas não-recorrentes.

O mês foi de aportes para IVVB11 para manter uma exposição na economia americana e em moeda forte, CTPS11 que é o novo membro da carteira de fundo imobiliário, acabei descobrindo esse fundo nos quarenta e cinco do segundo tempo e pelo que andei lendo sobre ele a gestão parece ser boa, soma-se a isso a estabilidade no valor das cotas e o fato de ser um fundo com muita bagagem de mercado e por último ITSA4, que ficou com uma pequena sobra da carteira e comprei 33 ações.

Ações:  Parece que a dona CEMIG vai vender sua participação na TAESA, meu Deus, que raiva de ver essa Taesa subindo de preço, eu queria ela de volta nos R$ 28,00-R$30,00 e agora ela tá lá rondando a barreira dos R$ 40. A Itaúsa minha queridinha também subiu, infelizmente anunciou dividendos bem magrinhos para os próximos meses e já não é mais uma das grandes pagadoras de dividendos no curto prazo, mas eu ainda acho que ela é uma boa aposta, acredito que a estratégia de diversificação e pulverização que a direção da empresa está emplacada em colocar em prática é atrativa para minha estratégia de investimentos.
 
Estou começando a refletir sobre às ações que compõe minha carteira, e hoje estou monitorando duas ações: Via Varejo e Suzano, talvez acabem deixando a carteira no futuro.

Fundos Imobiliários: Os fundos registraram queda de preço nas cotas, mas é uma oportunidade para comprar mais, infelizmente esse mês não comprei mais pois foquei em adicionar o CTPS11 na carteira, mas vou seguir monitorando oportunidades. O que me deixa com o pé atrás é o risco de uma Selic muito alta nos próximos meses e a tributação de dividendos. O KNRI11 despencou durante quase todo o mês e agora no finalzinho resolveu engrenar uma nova alta, aparentemente não encontrei motivos para justificar a queda e nem a alta.

ETF's: Eu continuo apenas com o IVVB11, pensei em comprar algum ETF via BDR ou mesmo abrir uma conta em uma corretora americana, mas acabei não fazendo nada disso. O IVVB11 continua fazendo minha alegria, é um foguetinho o negócio e é importantíssimo para o desempenho da minha carteira.

Renda Fixa: Que maravilha essa alta da SELIC! Com mais da metade da carteira exposta em pós-fixados isso dá uma alegria danada. Eu vi os pré-fixados decolarem nesse mês, mas ainda não tenho uma noção exata de para onde vai nossa curva de juros, por enquanto resolvi esperar e ver se o cenário de 6% a.a em 2022 e 2023 se confirma ou se a curva vai subir um pouco mais, se eu encontra-se o IPCA+ com vencimento em 2026 na faixa dos +4% eu provavelmente compraria.

Vida profissional: Foi um mês muito desgastante, no final fica aquela sensação de nadar, nadar e não sair do lugar. Estou na expectativa do pós-pandemia para entender o cenário que vai se desenhar, quero saber se tenho perspectivas de crescimento profissional, mas com a pandemia nada disso é possível, por mais que surjam oportunidades, eu não tenho interesse de me candidatar aos processos, primeiro por não confiar na minha capacidade para muitas das vagas e segundo pela insegurança que a pandemia tem causado. 

Vida pessoal: Com a pandemia a todo vapor eu não tenho novidades.

AVISO: Esse blog é apenas um relato de experiências e opiniões pessoais, trata-se da visão do autor e aplicada apenas a singular realidade social, psicológica e econômica em que ele está inserido. Tendo isso em mente o leitor deve desconsiderar qualquer postagem ou comentário desse blog para a tomada de decisão sobre investimentos. Se você leitor deseja orientação de investimentos, procure profissionais qualificados.

32 comentários:

  1. Fala Poupador! Cada dia mais aquela música do Tião Carreiro e Pardinho faz sentido: A Coisa Tá Feia!!! Um abraço e força, meu nobre!

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo patamar dos 200k

    também publico carteira

    meu blog: ib.bsb.br

    ResponderExcluir
  3. Falaí, PI!

    Show de bola esse marco dos 200K, parabéns!

    Eu tenho um anjinho de um lado da minha cabeca me falando "meu, vai lá, aproveita as ações e FIIs no Brasil que tem muita oportunidade boa!", e um outro diabinho, que é maior, do outro lado falando "cara, esquece essa ideia de aportar no Brasil, isso aqui é a próxima Argentina da América Latina". Tá foda cara, não tô conseguindo aportar aqui.

    Preciso parar pra estudar melhor as coisas e conseguir seguir uma estratégia com mais seguranca.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu passo por uma situação parecida.

      De um lado dizendo para aportar no Brasil pois esse é o país de que por mais que às coisas sempre parecem que vão ir pro brejo de vez, no final das contas acaba se segurando na ponta do precipício.

      Do outro lado fico com medo de um controle de preços e de câmbio que faça todo o dinheiro virar pó.

      É uma dúvida cruel. Até agora só concluí que esse negócio de Teto de Gastos já foi para o brejo e que a dívida será explosiva, o problema é saber às consequências políticas disso.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  4. Você tem toda razão. Tempos políticos absurdos e inimagináveis.

    No mais, parabéns pelos aportes graúdos. Nos primeiros anos isso é de longe o mais importante! Boa sorte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha, sinto a mesma raiva quando vou lá todo feliz comprar uns ativos e vi que eles subiram muito. PQP, não pode ficar parada aí por uns 10 anos e só depois subir tudo?! rsrs

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.

      Por mim a TAEE11 é R$ 30 reais e tá ótimo.

      A esperança é alguém em Brasília ter uma ideia idiota ou falar merda perto do dia do aporte para jogar o preço para baixo e dar oportunidade de entrada.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  6. Olha, por mais que seja grave o cenário de doença, tá muito estranho ver o Brasil com quase 30% do número de mortes no mundo, tendo apenas 2,7% da população mundial. Alguma coisa não bate nessa conta. Aqui morre mais que na China e na Índia? Ou estão contabilizando tudo que é morte daqui como covid ou nos outros países não estão contabilizando, quiçá as duas coisas. Mentir usando estatística é muito fácil. A crítica velada à "liderança" do chefe do executivo federal é mais do mesmo: cegueira ideológica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre às mortes para COVID, não dá para saber o que está acontecendo na China, aparentemente às coisas estão controladas por lá, mas não podemos nos esquecer que o governo chinês tem poderes legais para praticar prender às pessoas dentro de casas, o que não é o nosso caso.

      Não acredito na teoria de conspiração de que tudo está sendo contabilizado como COVID, os registros de mortes nos cartórios dispararam o ano passado e estão em alta nesse ano, em linha com o COVID.

      O que eu vejo é uma explosão de casos de COVID aqui na minha cidade, moro no interior do interior do Brasil, já não tem mais leitos na cidade de referência e na minha mão não cabe o número de pessoas que conheço e que estão internadas. Estamos vivendo a pior fase da pandemia.

      Reconheço e concordo com você que exista um problema político intenso. Tem um certo governador que não acredito nenhum pouco no discurso de preocupação com o COVID dele, é visivelmente interesse eleitoral tal como o de Bolsonaro em negar o vírus.

      Falta vacinas, pois não temos indústrias de alta tecnologia e dependemos de importação de produtos tecnológicos, infelizmente esse é um debate que não vi ninguém na mídia ou no governo colocar sobre a mesa.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    2. Cara, só digo o seguinte: começaram a exigir CPF no registro dos mortos só agora. É possível ver na internet inúmeros casos de pessoas reclamando de parentes idosos que morreram de coisas como AVC, ataque cardíaco, etc. e que o médico desonestamente registrou como C0VlD, provavelmente para o hospital receber mais verba pública, ou por qualquer outro motivo escuso. Eu não confio nas estatísticas oficiais não. Acreditando ou não nos relatos sobre os falsos registros de C0VlD, só a questão da não exigência de CPF já era para deixar o pessoal desconfiado...

      Excluir
    3. Mas colocar o CPF não significa que a causa da morte não continuará sendo COVID-19.

      Se tanta gente morreu em 2020 no Brasil e não foi de COVID e sim de outras doenças, então temos um problema sério, tem muito mais gente morrendo de infarto, AVC e outras doenças. Qual o motivo?

      Eu não acredito em teorias de conspiração sobre o número de mortos da COVID. Entretanto compreendo que você questione os dados, infelizmente o Brasil tem um problema sério de integralização e uniformidade de dados.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    4. Sim, poupador, colocar o CPF não significa que a causa da morte não continuará sendo C0VlD, mas ao menos impede que o mesmo morto seja contabilizado mais de uma vez, que foi o que provavelmente aconteceu, principalmente se existia o critério (não sei) de que mais mortes = mais verba. Malandragem sempre existiu e sempre existirá. Por exemplo, tem aquela história da epidemia de cobras na Índia em que o governo oferecia uma recompensa para cada cidadão que matasse uma cobra. O resultado disso foi que a galera começou a criar cobras em cativeiro para receber o dinheiro da recompensa. No Brasil aconteceu a mesma coisa, só que com ratos, acho que no início do século XX. Foi isso que eu quis dizer com a questão do CPF. Não é teoria. Já aconteceu.

      Quanto ao nosso sistema de saúde, ele já estava em colapso muitos anos antes do C0VlD: as pessoas já morriam até de causas simples e facilmente curáveis nos corredores dos hospitais públicos há pelo menos uns 30 ou 40 anos e nada nunca foi feito para corrigir isso.
      Isso é realmente lamentável.

      Excluir
    5. Apenas para agregar um dado, o número de óbitos no Brasil (naturais, excluindo acidentes) subiu 22% em 2020, com 275 mil mortos acima do projetado.

      Sobre o nosso sistema de saúde, infelizmente ele é falho, entretanto eu particularmente eu considero que o SUS faz o possível, acho que um país em desenvolvimento igual o Brasil consegue entregar um programa de atenção a saúde totalmente gratuito e que apesar de falhas consegue atender dezenas de milhões. Sobre estar em colapso faz vários anos? Não concordo. Ainda que sempre operando sobrecarregado e com episódios de colapso acredito que em nenhum momento pelo menos nos últimos 25 anos tivemos um colapso como o que enfrentamos em 2021.

      Somos um país em desenvolvimento e temos muitos desafios para enfrentar em várias áreas (quase todas elas na verdade), resta a nós cobrarmos que nossa elite política tenha compromisso com o desenvolvimento e às melhores práticas. E aqui não cabe apenas uma crítica ao Presidente da República, o próprio Congresso Nacional tem muito pouca iniciativa em qualquer tema que não seja salvar o próprio umbigo.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    6. Infelizmente vivemos sob a ditadura do 5_t_f. Os onze d&mônios não deixam as coisas andarem. O c0ngre$s0 só pensa no próprio umbigo e o presidente não tem poder nenhum...

      Abraços

      Excluir
    7. Anônimo 23:02

      Também acho que o STF se excede em algumas questões e por vezes devia evitar legislar, mas disso para uma ditadura do STF é um universo de distância.

      Sobre o Congresso, infelizmente eles só pensam no próprio umbigo e o Presidente também.

      Estamos sozinhos!

      Abraços,
      Pi.

      Excluir
  7. Olá Pi,

    Está mui complicado mesmo essa situação toda. Uma das coisas que me deixa confuso é mesmo com todas essas mortes, colapso no sistema de saúde (aqui onde moro está quase no limite...), muitas pessoas agem como não se importassem, não usam máscaras, não mantém distanciamento (saio pedalar nos domingos e o que mais vejo por aqui são pessoas reunidas em grupos, seja para churrasco, festinhas, etc), mesmo com os leitos de hospitais no limite de capacidade. Estranho.

    Enfim, você está com uma boa média de aporte e parabéns pelos 200K! 🚀


    Abraços!
    https://axelrodcapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Ninguém liga para ninguém!

      Obviamente a economia está sofrendo muito com a pandemia, a solução entretanto não é simplesmente ignorar a doença e foda-se quantas pessoas vão morrer, deviam estar cobrando do governo programas de manutenção da renda e de auxílio para os setores mais afetados da economia.

      Acabei de chegar do supermercado, está abarrotado de gente e o açougue como o grande destaque, prevejo um feriado de muita aglomeração.

      Feliz Páscoa?!

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  8. Parabéns pelo duzentão, PI!
    Você tem alguma meta em reais? Tem alguma meta para parar de trabalhar ou para trabalhar com menos estresse?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mago,

      Não tenho um número em mente, eu sei que a jornada FIRE é muito longa e a inflação corroeria esse valor, acabaria chegando nominalmente nele, mas na prática ainda continuaria distante.

      O meu objetivo é chegar ao momento onde eu consiga obter uma carteira de investimentos que me permita cobrir meus gastos com uma sobra em caso de não estar trabalhando.

      Sobre trabalhar com menos estresse? É um objetivo, mas sou muito novo e acredito que vou ter que lidar com trabalhos estressante por muitos anos hahaha.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  9. Fala Poupador,

    Tbm aporto consistentemente no IVVB11, praticamente mensalmente, e digo que ele tem garantido em muito a performance da minha carteira, performando muito mais do que meus stop pickings e ETFs brasileiros.

    Porém, receio que ele esteja no momento muito caro. A cotação mais recente está batendo R$250. Pra vc ter 1 ideia tem cerca de 1 ano que invisto nesse ETF e quando comecei estava menos de R$180.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava achando caro quando bateu R$ 190, depois quando bateu R$ 200 e assim tem sido...

      O que eu gostaria era de um split de IVVB11 para baixar o valor nominal.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  10. Olá, PI.

    Parabéns pelos 200k. Agora os juros compostos começarão a fazer um efeito melhor.

    Para você não ficar muito nervoso é só parar de ver notícias. Só fala de tragédia. É o que vende mais.
    Para mim todos os políticos são culpados. Esse negócio de abre e fecha já virou palhaçada. O povo tem que fazer a sua parte também. Acreditar em políticos é insanidade. A saúde no Brasil sempre foi ruim e agora não vai ser diferente.
    O governo federal enviou muita grana para os prefeitos e governos e muitos desviaram para outras coisas e roubaram também. A culpa mais está nos prefeitos que não souberam gerir direito.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil tem um problema sério com gastos públicos, eu pessoalmente não entendo como pode existir munícipios com menos de 5 mil habitantes. Gente, isso é viável economicamente em algum lugar?

      A maioria das prefeituras infelizmente passam por problemas financeiro faz anos, a grana que foi liberada o ano passado foi usada para pagar folha de pagamento e muitas outras despesas. Eu não acho tão errado assim, mas infelizmente é o tipo de coisa que não resolve o problema.

      Todos os políticos são culpados e só estão pensando na próxima eleição e em como cada decisão pode beneficiar eles ou não. Talvez no caso de um dos políticos seja uma mistura disso e de ignorância.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  11. Fala, PI.

    Parabéns pela marca patrimonial e o recorde de dividendos recebidos no mês.

    Quanto à ITSA4: não acredito que a diretoria vai avançar nessas aquisições até se resolver essa questão da pandemia, provavelmente devem segurar caixa e só voltarão a distribuir dividendos gordos quando o ITAÚ estiver liberado da limitação imposta pelo Bacen. Uma coisa que ando observando na cotação de ITSA4 é a alta taxa de aluguel, parece um movimento orquestrado para que a cotação oscile entre 8~12 reais, ou seja, há uma pressão absurda e destravar esse valor seria possível apenas quando a empresa anunciar aquisições pontuais, caso contrário vai ficar nesse "marasmo".

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto desse marasmo de Itaúsa (em especial quando tá abaixo de R$ 10), acredito que a empresa pode deslanchar, mas não vejo ela se movendo para fazer aquisições no curto prazo e nem para distribuir dividendos, acho que falta a empresa dar um norte mais claro de para onde eles querem ir.

      Aproveitando para falar sobre os dividendos dos bancos, qual o motivo de não estar liberado a vontade? Os bancos estão com caixas gordos e bem provisionados para a pandemia, não vejo risco de solvência. Acho que no 'Deus nos acuda' de Março de 2020 tudo bem tomar uma medida restritiva de dividendos, mas agora? Desnecessário.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  12. Parabéns por alcançar os 200k, poupador!!

    Conheça: odelfosoraculo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Poupador, parabéns pelo patrimônio. Realmente a pandemia parece fora de controle no Brasil, e a maior parte dos governantes ainda não aprendeu o que funciona ou não, mesmo um ano depois.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir