quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Fechamento Outubro/2022: R$ 295.048,93 (+2,58%)


Confesso que achei a campanha até o 1º turno relativamente pacífica, mas depois parece que todo mundo perdeu a noção da realidade e a única coisa que valia era odiar o eleitor do outro lado. No final quem venceu foi o Lula da Silva (PT) com 50.9% dos votos, achei uma margem relativamente estreita e que mostrou a força do antipetismo ou pelo menos a força do pacote de bondades do governo.

O momento em que percebi que a eleição estava perdida para o Bolsonaro foi no debate da Globo na sexta-feira, quando ele anunciou um salário mínimo de R$ 1.400 em 2023 – é o tipo de coisa que eu esperava da esquerda. Depois da eleição esses dois dias de silêncio só mostram o quão antidemocrático o Bolsonaro sempre foi.

Sobre a galerinha que tá protestando nas estradas? Tenho dó. Essas pessoas estão muito desconectadas da realidade ao ponto de acharem que vão conseguir impedir a posse do Lula com esse tipo de movimento. É uma fase do luto político, logo eles se conformam com a realidade.

Agora para vocês leitores radicalizados politicamente fica como sugestão esse vídeo do Bastter.

Vamos ao fechamento mensal.

O mês terminou com 2,58% de rentabilidade e o acumulado do ano agora é de +2,75% de rentabilidade. O que é válido mencionar é o bom desempenho da carteira ao longo do mês, com as ações brasileiras indo bem e a carteira no exterior também dando um respiro.

Um mês com dividendos menores, onde o total recebido foi de R$ 221,93, o que representa um crescimento de +31,2% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Já no acumulado anual alcançamos R$ 3.979,13, uma alta de +95,2%.

Estamos próximos de alcançar a meta de dividendos desse ano. A expectativa fica por conta dos dividendos de final de ano que devem começar a ser anunciados nas próximas semanas.

Aportes: O aporte foi de R$ 3.214,09. Ele foi feito exclusivamente em ações brasileiras.

AESB3: Comprei 310 ações. Ela ocupava a última colocação na minha carteira de investimentos no critério de % total da carteira. A decisão de aportar em AESB3 foi tomada após observar os bons planos de investimento no médio prazo da companhia e a decisão de transformar a matriz de geração de energia de um componente pesadamente dependente de hidroelétricas para uma matriz diversificada com eólica e solar. A companhia deve passar por um longo ciclo de investimentos até 2025 e por isso não espero bons dividendos no curto prazo.

SAPR3: Comprei 60 ações. A expectativa é que o reeleito governador do Paraná permita a empresa um pouco mais de liberdade e conceda reajustes maiores na tarifa de água e esgoto. A companhia está tocando um megaprojeto que vai melhorar o abastecimento de Curitiba e minimizar os riscos causados pela seca na região da capital, com mais oferta de água e esgoto as receitas tendem a se manter mais estáveis. O maior risco que vejo na companhia são as municipalizações em algumas cidades do estado.

Ações: A temporada de balanço começou oficialmente. A WEGE3 apresentou um resultado espetacular e confirmou novamente o ciclo de alta performance da empresa. A SUZB3 entregou um resultado ótimo e está com uma baixa extremamente robusto e capaz de tocar o Projeto Cerrado, fazer aquisições de companhias, reformar e ampliar fábricas existentes e lançar um novo programa de recompra de ações. A HYPE3 também entregou um resultado sólido.

Fundos Imobiliários: Continuo deixando essa parte da carteira de lado. Os Fundos de Papel têm sofrido com a baixa inflação, mas acredito que devem se recuperar após o fim do pacote de bondades do governo em dezembro.

Ativos do exterior: A expectativa de um pouco menos de juros nos EUA melhorou o preço dos ativos. De qualquer forma continuo de olho em oportunidades de complementar os investimentos no exterior. O SCHD é um ETF que tenho gostado muito de ter em carteira. Já o SCHP (Títulos de inflação) tem uma performance complicada, mas quando a inflação se comportar acho que pode entregar ótimos resultados para a minha estratégia.

Renda Fixa: Tudo nos conformes. Não tenho ficado empolgado em fazer novos aportes.

Vida Profissional: A minha promoção ainda não saiu, de acordo com a empresa está tudo acertado para ser promovido e transferido para outra unidade, mas na prática nada aconteceu. A promessa é que aconteça nas próximas semanas.

O meu atual gestor afirmou que só liberará a minha transferência e promoção quando encontrar alguém para meu cargo atual. Mas como ele é “preocupado com o meu desenvolvimento profissional” ele ofereceu a mim a oportunidade de aprender aqui as novas atividades que vou desempenhar por lá de forma que eu já chegue no meu novo cargo “capacitado”, parece uma boa ideia certo? Pois é. Nas últimas semanas passei a maior parte do tempo fazendo o meu trabalho e no que ele chamou de “aprender as novas atividades” foi basicamente fazer aquilo que já sei fazer, enquanto o que realmente eu precisava aprender eu não tenho a oportunidade.

 Nessas últimas semanas aconteceram algumas mudanças na minha unidade, onde um funcionário anunciou que deixará a empresa e com isso começou uma dança de cadeiras. O meu gestor disse que “como eu escolhi ir para outro lugar eu perdi uma vaga aqui”, supostamente essa vaga seria um salto de 2 degraus em comparação ao meu cargo atual e significaria um salário 15% maior do que o salário que vou receber na outra filial.

Mas a vida é feita de escolhas e eu fiz a minha. Acredito que nas próximas semanas finalmente essa minha transferência com promoção será efetivada. Estou ansioso para aprender as muitas atividades da minha nova função.

Vida pessoal: Nada de relevante.

AVISO: Esse blog é apenas um relato de experiências e opiniões pessoais, trata-se da visão do autor e aplicada apenas a singular realidade social, psicológica e econômica em que ele está inserido. Tendo isso em mente o leitor deve desconsiderar qualquer postagem ou comentário desse blog para a tomada de decisão sobre investimentos. Se você leitor deseja orientação de investimentos, procure profissionais qualificados.

29 comentários:

  1. Também acho que os protestos não vão levar a lugar nenhum. O que pode acontecer é o governo eleito vai ter uma dificuldade de governar nos próximos anos, pois vão fazer de tudo para as coisas darem errado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caminhando e Poupando,

      Acredito que Lula não terá dificuldades em montar uma base de apoio no Congresso, o meu receio é que se renda ao populismo fiscal.

      Não sou contra a PEC da Transição de R$ 200 bilhões, mas precisamos ver o comprometimento do governo com a responsabilidade fiscal, se continuar de pacote em pacote vai ficar complicado.

      Tenho receios se o governo do PT terá a força necessária para trazer visões mais modernizadoras para a política social e econômica brasileira.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  2. Votei no Lula, pois mais 4 anos de Bolsonaro seriam um inferno. Vendo esses malucos pedindo golpe de estado e querendo parar o pais com apenas 4 anos de governo, tenho certeza do meu voto no Lula. Bolsonaro representava um grande ataque as instituições brasileiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não votei no Bolsonaro, justamente pelas afrontas e desprezo a democracia.

      Se um presidente for ruim é essencial sempre mantermos a chance de trocarmos na próxima eleição.

      Algumas pessoas não ligam para isso, mas hoje em dia as democracias são mortas por dentro. A Rússia é um exemplo.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  3. Que cachaceiro é esse? Tinha que conseguir 51% dos votos HUEHUEHUE.
    Eleição extremamente apertada, bom porque quem entra não vai poder fazer merda livremente, ruim porque o país continua dividido, com um lado odiando o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mendigo,

      KKKKKKKKKKKK'

      Não vejo grande diferença em se ganhar com 50,9% ou 54% dos votos. O país está bem polarizado.

      Espero que a oposição seja propositiva e o governo Lula tenha bom senso econômico e social.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  4. Fala, PI, tudo bem? Parabéns por mais um bom fechamento!
    Wege deu uma subida boa, deve ter puxado para cima o resultado de muitos blogueiros da finansfera!
    Que chata a sua situação na empresa... mas pelo menos tudo indica que você vai conseguir aquela vaga que você queria na outra filial!
    Eu perdi recentemente uma vaga que eu queria onde trabalho... complicado, queria muito mudar de setor.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite PI! Maravilha de resultado esse mês ne? Trabalho corporativo é complicado mesmo...eu também estou em processo de mudança de setor mas ao contrário de você já estou trabalhando meio período para cada área (na prática tentam fazer que eu trabalhe 100% pra cada uma...).Estou sobrecarregado mas espero que seja só até fim do ano quando possivelmente minha transferência deve realmente sair. Boa sorte pra nós! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá, PI.

    Pois é, eu votei no Bolsonaro, mas como já perdemos é se conformar. Não deveria era ter deixado o Lula se candidatar, mas deixaram. Agora é torcer para não roubar e não fazer muita merda.
    O Brasil é um país que não é confiável, independente do governo. O negócio é a gente trabalhar e investir.

    Também recebi poucos dividendos. Bom que a bolsa subiu.

    Essa sua empresa está igual órgão do governo. Cheia de enrola.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy,

      "O negócio é a gente trabalhar e investir."
      No ponto.

      Infelizmente está complicado, mas espero que logo minha transferência e promoção aconteça.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  7. PI, essa seleições serviram pra mostrar como vivemos em um país de gente completamente alienada.

    Quanto à sua promoção e mudança de unidade, parabéns, enrolaram mas saiu.
    Abraço.

    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro Tardio,

      Lula ou Bolsonaro não faz muita diferença. O negócio é tocar a vida.

      A minha promoção tá bizarra, ela tá garantida ao mesmo tempo em que na prática não acontece.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  8. Analise sensata sobre a política e os protestos em sí. Fiquei curiosos sobre sua estratégia em ações. Vocês investe só em ações de dividendos ou tem mentalidade de ser sócio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peão,

      Acredito que estou mais para sócio.

      Eu gosto de empresa boa, de entender o negócio da empresa e ver se o futuro é promissor ou não.

      A maioria das minhas empresas pagam dividendos, mas não é um fator obrigatório. O que acontece é que percebo que empresas que pagam dividendos costumam fazer isso por conseguirem gerar caixa com suas operações e já tem uma estrutura de capital saudável para o seu crescimento que permite distribuir capital excedente.

      Exemplo: Petrobras. Ela paga muitos dividendos. Mas não tenho vontade e nunca tive de ter ela em carteira, apesar de eu entender o negócio da empresa percebo que ela não tem apetite para crescer no longo prazo e expandir os negócios na verdade parece estar passando por um processo de desinvestimento. O mundo passa por uma troca de matriz energética para energias limpas, se vai acontecer em dez anos ou em quarenta não faz diferença para mim o que importa é que a tendência é essa e que não vejo a empresa focando em encarar essa mudança de mercado.
      Vejo que é uma empresa que não oferece grandes perspectivas. Quando uma empresa exagera nos dividendos dá a sensação de que ela não tem interesse em investir no próprio negócio e que não vê possibilidades de crescimento.

      Mas tenho a Suzano em carteira...

      A Suzano não paga dividendos com frequência e mesmo quando paga o DY é baixo. Por que eu invisto nela? Vejo que ela tem margens impressionantes, o menor custo de produção de celulose no mundo (custo baixo no mercado de commodities é essencial para enfrentar os ciclos de baixa), empresa investindo pesado em expansão das operações, bom e crescente fluxo de caixa e acima de tudo: atuação em um mercado que está crescendo rapidamente no mundo e que ainda tem bilhões de consumidores não desbravados.

      Imagino que a Suzano vai continuar investindo pesado por pelo menos mais 10 ou 15 anos no futuro, quando ela estiver madura poderá assumir uma postura como a Vale.

      Esse é o racional na minha carteira.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    2. TOP! VocÊ olha P/L? ou nem liga pra isso?

      Excluir
    3. Peão,

      Olho o P/L quando comparado a própria história da empresa, mas sempre a empresa precisa mostrar um plano de crescimento promissor.

      Se a empresa tiver um futuro de crise pela frente o Lucro vai cair e a cotação também e no final do dia o P/L não vai ser tão ruim.


      Abraços,
      Pi

      Excluir
  9. A reeleição é um câncer para o Brasil, ainda mais em governos populistas. Gastam o que não tem para se manterem no poder. Os Bolsonaristas criticam tanto o PT, mas fizeram um baita de um estelionato eleitoral que no final não deu certo. Conseguiram perder as eleições para um candidato corrupto e ex-presidiário.
    Quem sai perdendo é a próprio população brasileira, pois a conta tá aí para gente pagar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garota,

      Só tem populismo no Brasil e isso tanto de esquerda como de direita.

      Candidatos propositivos não ganham votos.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  10. Moro em SC em uma cidade em que o Bolsonaro recebeu 70% dos votos, e alguns eleitores foram fechar a BR e todos os acessos da cidade, prejudicando quem mais deu voto para o Bolsonaro, não fez o menor sentido, o pessoal que era autônomo e que votou no Bolsonaro e que precisava trabalhar foi prejudicado, o pessoal que trabalhava nas cidades vizinhas teve que voltar a pé andando mais de 10 km, não tem como apoiar uma coisa destas, ora que fossem para Brasilia reclamar então, mas ficou tipo o cachorro que morde a mão do dono que acabou de alimentar ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu o mesmo aqui. Compartilho da mesma visão.

      Excluir
    2. E pior que nem posso falar nada, porque meu pai e meus clientes participam dessa palhaçada, nunca imaginei que politica chegaria a esse nível de doença. Frustrante.

      Excluir
    3. Essa galera que tá protestando nas ruas já tá igual usuário de crack com o cérebro derretido.

      Não tem salvação. O negócio é só ignorar eles e se possível manter distância.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  11. Fala Poupador! Parabéns por mais um mês superado. Esse outubro e o começo de novembro foram altamente tumultuados. Vou fazer um relato bem elaborado sobre meu trampo de mesário e falar dessas patacoadas de "eleições". Somos bonecos nas mãos de quem realmente tem o poder. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Compartilho da leitura sobre o momento político. Acho que o mais saudável é aceitar nenhum governo vai melhorar as nossas vidas e ser alheio a essas mudanças. O nível de envolvimento das pessoas com a política é doentio demais. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resolvi focar no que importa e deixar política de lado.

      O meu voto não muda nada e ninguém liga para a minha opinião. O que vai acontecer ou não eu reconheço que não sou capaz de influenciar.

      Vou focar no que eu consigo fazer para melhorar minha vida.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  13. "“como eu escolhi ir para outro lugar eu perdi uma vaga aqui”," chefe com espírito de porco. se vc ficar onde está nunca será promovido hahahahahaha

    "Num sistema hierárquico, todo funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência" - "The Peter Principle" - por isso nunca fui promovido hahahahaha

    Sobre política, os comunistas do foro de são paulo vem aí


    - Scant

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant,

      Concordo com sua visão e digo mais para você que apesar de não estar sendo nada fácil a minha nova função, acredito que existem momentos da vida que precisamos arriscar um pouco e que é bom poder arriscar enquanto sou relativamente jovem e sem filhos ou pessoas que dependem de mim.

      O mundo corporativo é cobra engolindo cobra, e agora no meu novo local de trabalho que possui uma equipe 5x maior do que a anterior já para perceber um verdadeiro jogo de intrigas entre as pessoas com o objetivo de queimar os outros para a gestão.

      Essa frase é muito boa.

      Os comunistas estão vindo aí, poderia ser os fascistas, os ambientalista ou até os monarquistas. No final a única certeza é que seremos fodidos pelo governo da vez, agora é só mais um revezamento de pir#$¨*&.

      Abraços,
      Pi

      Excluir