quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Fechamento Novembro/2022: R$ 296.524,66 (-0,09%)

 

O primeiro mês pós-eleitoral foi dos mais agitados, o futuro governo Lula continua sendo uma grande incógnita e não sabemos dizer quem será ou não ministro, em especial quem será o ministro responsável pela condução da política econômica do governo. Os mercados andam apostando em Haddad e Lula ao longo do mês deu algumas declarações que desagradaram o mercado.

Entretanto o foco que quero trazer não é sobre o que Lula fez ou deixou de fazer em novembro e sim no que os investidores fizeram diante dessas notícias. O dólar caiu -2% em comparação ao último fechamento antes do 2º turno já a bolsa brasileira caiu -1,8% no período.

O interessante é que ao longo do mês o dólar e a bolsa viveram momentos de otimismo generalizado e de pessimismo, mas tudo baseado em boatos e pouco em fatos concretos; não quero aqui que vejam esse post como alguma tentativa de “passar pano” para o Lula, mas é fato de que pouca coisa aconteceu na prática e tudo se baseia em idas e vidas. O que restou foi a operação dentro de rumores e esse não é o tipo de investimento que eu não gosto para a minha carteira, é claro, você pode conseguir bons ganhos com um mercado volátil, mas tentar adivinhar a direção do mercado no curto prazo é uma prepotência que não tenho.

Acho que podemos considerar que novembro ficou no zero a zero, a desvalorização da carteira foi de -0,09% o que deixa o resultado anual em 2,75% de crescimento. Faltando apenas um mês para o fechamento do ano é pouco provável que eu alcance uma rentabilidade pelo menos acima da inflação.

Aportes: Foi aportado apenas R$ 1.750,13 em novembro. Infelizmente com a correria do dia-a-dia acabei optando pelo Tesouro Direto IPCA+2026 consegui comprar agora no finalzinho do mês em uma taxa de IPCA+6,22%.

Em novembro foram creditados em conta R$ 209,48 em dividendos, isso representou uma queda de -40,51% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Já no acumulado anual foram recebidos R$ 4.188,60 (+75,17%). É válido lembrar que tracei um objetivo de R$ 4.500,00 em creditados no acumulado anual, sendo assim falta apenas R$ 311,40.

Ações: O fato mais marcante foi o péssimo desempenho de Bradesco no 3T22, é impressionante como o banco ficou atrás do Itaú e do Banco do Brasil. Entretanto o segmento bancário brasileiro costuma andar relativamente junto e acredito que devemos ter uma normalização dos resultados do Bradesco para algo mais em linha com o mercado, isto é, se não assistirmos uma deterioração dos outros bancos. Acabei não comprando Bradesco, mas confesso que continuará no meu radar para os próximos meses.

Fundos Imobiliários: Todo esse stress dos juros futuros acabou prejudicando a cotação de alguns fundos de tijolos que vinham performando bem, apesar disso os fundos de papéis parecem ter um futuro interessante no governo Lula. No momento acredito que ficar de fora foi a escolha mais sábia que eu fiz, em janeiro deve vir uma inflação mais alta e espero colher no final do 1T23 alguns bons rendimentos nos FIIs de Papel.

Ativos do exterior: Os ativos norte-americanos se recuperaram em novembro e destaco a boa recuperação de SCHD (ETF de Dividendos) com alta de +6,5% no mês e do VNQ (ETF de Real Estate) com +6,1% de alta.

Renda Fixa: Com a expectativa de queda da SELIC sendo postergada para o segundo semestre do próximo ano e alguns falando até uma nova alta da taxa de juros acho melhor manter o máximo possível em IPCA+ e CDI. Aqui não tem grandes surpresas e na verdade estou bem satisfeito com o desempenho desse segmento da carteira.

Vida Profissional: Na segunda quinzena de novembro a minha transferência foi finalmente aprovada e já estou na nova filial da empresa. Confesso que minha “promoção” veio com desafios acima do que eu esperava, tenho uma demanda de trabalho muito intensa e envolve dar suporte técnico para operações relativamente complexas e onde tenho pouca experiência.

O que vale destacar é que minha atividade envolve um apoio direto ao time comercial e também contato direto com o cliente, o que eu diria que me posiciona como 75% técnico e 25% comercial. Isso não é muito confortável para mim, pois me considero uma pessoa pouco sociável, entretanto é preciso reconhecer que desenvolver habilidades comerciais pode ser muito importante para minha carreira nessa empresa ou até mesmo no mercado.

O foco no momento é avançar tecnicamente para dominar todas as operações necessárias e atender a intensa demanda do time comercial.

Sou uma espécie de viciado em trabalho e confesso que minha estabilidade psicológica é dependente diretamente do meu desempenho no trabalho, é claro, sei que isso não é saudável, mas eu sou assim e não posso mudar isso.

Vida Pessoal: Com a mudança de cidade vou morar sozinho pela primeira vez. Pesquisei nas últimas semanas por apartamentos e confesso que fiquei frustrado com as opções que encontrei por aqui, é tudo muito velho ou muito caro. No final dei entrada nessa semana em um pedido de aluguel com uma imobiliária e estou nos trâmites burocráticos, espero já estar no meu apê dentro de 15 a 20 dias.

AVISO: Esse blog é apenas um relato de experiências e opiniões pessoais, trata-se da visão do autor e aplicada apenas a singular realidade social, psicológica e econômica em que ele está inserido. Tendo isso em mente o leitor deve desconsiderar qualquer postagem ou comentário desse blog para a tomada de decisão sobre investimentos. Se você leitor deseja orientação de investimentos, procure profissionais qualificados.

21 comentários:

  1. Finalmente a promoção e a transferência se concretizaram, hein! Boa sorte nessa nova etapa! E boa sorte morando sozinho. Aproveite a experiência.

    Como você analisa e escolhe FIIs de papel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mago,

      No momento tenho KNSC11 e CPTS11 que são incontestáveis em papel. Gosto de fundos de papel com um perfil mais High Grade do que High Yield, busco analisar a constância e estabilidade dos pagamentos e a boa relação P/VP tendo em vista que não vejo sentido pagar ágio em papel.

      Tenho RZTR11 e RURA11 que considero também como fundos de papel, o primeiro comprei pensando na estratégia de pré-fixados, mas fiquei decepcionado com a gestão da Riza que parece pouco respeitosa com o cotista, só ver o rolo que são as emissões. Já o RURA11 é um FIAgro e a gestão é do Itaú, é um fundo com um perfil de risco elevado e com participação que considero expressiva no financiamento de atividades como o setor de usinas de álcool e açúcar onde apesar de afirmar ter boas garantias e criteriosa análise é sem dúvidas um segmento difícil de fazer a gestão.

      De qualquer forma hoje os FIIs+RURA11 representam apenas 7,3% do total da minha carteira de investimentos.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  2. Estou aguardando pra ver quem será o novo Ministro da Economia e qual a política será adotada para essa área. Só a partir daí poderemos vislumbrar o que pode ocorrer em 2023.

    Poupador, não precisa citar números, mas na empresa/área que você atua você considera os salários como bons?
    Geralmente em cidade pequena e principalmente na área comercial é difícil ganhar bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Já não estou mais em cidade pequena.

      Infelizmente a empresa é bem engessada em questão de cargos e salários e interior e grandes cidades não fazem diferença quando olhamos uma mesma função.

      Sobre o mercado em si em que atuo pagar bons salários ou não, depende muito do que você faz no mercado.

      Se você me perguntar se o meu salário quando morava na cidadezinha era acima bom eu posso afirmar que certamente era muito bom e eu ganhava tranquilamente 2x ou 2,5x o salário médio da minha cidade.

      Agora olhando de forma mais específica sobre o meu setor é possível dizer que existe uma grande quantidade de atividades que você pode desempenhar, os melhores salários estão em áreas muito técnicas (infelizmente poucas vagas pagando muito bem) e no setor comercial (uma quantidade bem maior de vagas),

      Atualmente tenho uma vaga que pode ser considerada técnica, mas não está no TOP de linha do setor, de qualquer forma acho (vamos torcer para que eu esteja certo) um bom salário para uma cidade de +100k habitantes como é o caso atualmente.

      Da posição atual tenho basicamente três caminhos a seguir:

      - RUA: acredito que não precisa ser explicado.
      - CAMINHO TÉCNICO: Opções limitadas, mas que possuem um bom valor salarial. Para conseguir entrar nelas vou precisar construir um grande networking e entregar um bom resultado na minha área, de qualquer forma é o tipo de oportunidade que depende mais dos outros do que de você.
      - CAMINHO COMERCIAL: Opções vastas para fazer a transição, dependendo de uma performance satisfatória no cargo atual e o desenvolvimento de habilidades comerciais, se somar as duas coisas é só solicitar para o pessoal da Matriz que uma oportunidade não tardaria a acontecer (desde que já se tenha um período razoável no cargo atual). Hoje o comercial tem um escassez de profissionais e uma escassez ainda maior de profissionais técnicos + comerciais, felizmente não preencho esse requisito e sinceramente não tenho interesse.
      Alguns colegas do mesmo cargo atual que conversei me relataram que tem havido algum tipo de pressão da empresa para aceitar "oportunidades de crescimento" para preencher a demanda comercial. Ainda é cedo para dizer se isso procede ou não.

      Sobre ganhar pouco em área comercial em cidades do interior, não vejo isso como sendo verídico. No interior (e isso em quase todos os ramos de atividade), a concorrência entre as empresas é menor e se você tiver bom relacionamento com seus clientes consegue manter uma boa fidelidade na carteira, eles valorizam muito ser "seu amigo", claro, ninguém vai pagar 50% mais no produto só por ser seu amigo, mas você pode ter dificuldades em captação de clientes se estiver chegando.

      Espero ter esclarecido sua dúvida, caso não tenha ficado claro só falar que respondo novamente.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    2. Você detalhou muito bem sua resposta, ficou claro.
      Tinha comentado sobre salários baixos na área comercial em cidade pequena, imaginando funcionários de empresas de comércio varejista.
      É uma regra? Não. Mas ao menos na cidade e região onde moro a média salarial é baixa e só nos casos onde há boas comissões é possível ter um ganho razoável e mesmo assim poucos conseguem se manter nesse patamar razoável, já que há sazonalidades e a maioria da população não tem muito dinheiro.
      Acho que a mudança para uma cidade maior pode ser bem positiva pra você "desmamar" um pouco da sua antiga cidade.
      Cidade pequena principalmente para quem é nascido e criado nela e não sai cedo de casa, vira uma "gaiola".
      Com relação a carreira é ter paciência, conhecimento da empresa/setor de atuação e isso você já tem e lógico a politicagem (pior parte) e o tempo vai mostrando os caminhos.

      Excluir
    3. Anônimo

      Em relação ao comércio varejista o salário é ruim mesmo em cidades pequenas. Na minha cidadezinha natal um vendedor de loja local vai ganhar R$1,2k-1,4k por mês.

      De resto é concordar com suas sábias palavras.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  3. Boa tarde PI! Que confusão foi esse mercado em novembro. Minhas ações e FIIs tiveram quedas bem relevantes apesar de terem sido parcialmente compensadas pela subida dos ativos internacionais e renda fixa. Boa sorte na sua nova função. Tudo que é novo nos apresenta como muito desafiador, mas com o tempo você pega o jeito e consegue equilibrar melhor o trabalho. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI,

      No final do dia o que importa é manter uma boa carteira de investimentos diversificada e ficar de olho na correlação dos ativos, o que posso dizer é que hoje estou satisfeito com o perfil da minha carteira e que todo esse stress no mercado não me afetam.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  4. PI
    Acredito que o Bradesco sofreu por atender uma parcela maior de PF. Por exemplo, o BB tem muito agro, olha o resultado dele como destoou dos demais. Tem essas nuances, apesar de ser um setor só.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caminhando e Poupando,

      O agronegócio costuma envolver operações com garantias reais no financiamento, o que ajuda a evitar a inadimplência, por outro lado são operações de margens menores.

      Sou acionista de BBDC3 e gosto do papel pelo componente da Bradesco Seguros como um hedge em um banco tão exposto ao Varejo. Acredito que seja um problema pontual do banco e que até o final do próximo ano deverá se realinhar os pares.

      A direção tem que focar em gerar valor ao acionista. O que acho ruim em BBDC3 é que parece que está sempre atrasado em relação ao ITUB3 quando se trata em estratégia e execução de negócios inovadores.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  5. Fala PI! Mês difícil pra todo mundo, só te desejo boa sorte no seu novo lugar de trampo e não fique muito bitolado com o trabalho, acaba com sua saúde. É difícil mas temos que aprender um pouquinho isso aí dia a dia. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paul,

      Trabalho é um tópico difícil para mim, gosto de trabalhar e minha felicidade pessoal está diretamente ligada a minha felicidade no trabalho.

      Vamos que vamos!

      Dezembrão tá ai!

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  6. PI, parabéns pela concretização da sua promoção e mudança de filial. Sair da zona de conforto sempre é complicado mas geralmente traz muitos benefícios (como, por exemplo, você desenvolver suas habilidades comerciais).

    Você passou praticamente ileso pela sangria do mercado esse mês, hein.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro Tardio,

      Os desafios são grandes, que Deus me ajude e que tudo dê certo.

      A carteira se saiu bem durante o mês, vamos ver como acontece em dezembro.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  7. Fala poupador
    Boa sorte na nova fase da empresa. Morar sozinho sempre tem um lado bom.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Universitário,

      Vamos ver como fica os gastos hahaha'

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  8. Olá, PI.

    Até que enfim.

    Eu gostava de morar sozinho.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Pi pela promoção e casa nova! Sua carteira teve pouca desvalorização em um mês terrível. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Acho que atuamos em áreas bem diferentes, mas tenho a mesma relação com o trabalho. Estou bem psicologicamente quando estou bem profissionalmente, e tenho uma tendência a ser workaholic. Como tenho consciência disso, é algo que tenho tentado trabalhar aos poucos (sem muito sucesso ainda).

    Parabéns pela resiliência da carteira, ficar no zero a zero num mês como novembro, onde todo mundo ficou no vermelho, é um excelente resultado!

    Abraços e boas festas!

    ResponderExcluir